O saco de confeitar é um utensílio indispensável na cozinha de qualquer confeiteiro. Existem diversas opções disponíveis feitas em materiais como plástico e tecido emborrachado, que você pode comprar pronto, mas o modelo mais tradicional é feito com papel-manteiga e no post de hoje nós vamos te ensinar como fazer o seu próprio saco de confeitar!

Material

Abra a folha de papel-manteiga e dobre na diagonal, formando um triângulo.

Corte esse pedaço para formar um quadrado.

Corte novamente na linha da dobra para fazer dois triângulos.

uma imagem sobre saco de confeitar

Enrole uma das folhas triangulares, virando a ponta de uma das laterais para cima, paralelamente à ponta do triângulo.

Segure o papel-manteiga fazendo um formato de cone e enrole a outra lateral por cima, dobrando a ponta para prender.

Corte a pontinha do saco de confeitar e encaixe o bico no vão aberto. Tome cuidado na hora de cortar, pois se você fizer um buraco muito grande, o bico pode cair ou escapar quando você começar a confeitar o bolo.

Com uma espátula, coloque a cobertura escolhida (glacê real, creme de manteiga, etc.) dentro do saco de confeitar com a ajuda de uma espátula (clique aqui). Preencha apenas uma parte do saco de confeitar com a cobertura, deixando mais ou menos 1/3 vazio, de modo que sobre espaço para fechar o saco.

uma imagem sobre confeitar com glace

Feche o saco dobrando essa abertura, e empurre o creme para a ponta do saco para evitar que ele escape por cima quando você começar a decorar o bolo. Caso você tenha escolhido utilizar glacê real, saiba que essa cobertura pode secar rapidamente, entupindo o bico de confeitar, especialmente se ele for mais fino.

Por isso, deixe o saco de confeitar envolto em um pano de prato úmido enquanto você não estiver usando para evitar que a cobertura seque no bico e, caso isso aconteça, utilize o alfinete esterilizado para desentupir o bico de confeitar e continuar trabalhando.