Muita gente acha que o chocolate não é um alimento saudável em nenhum aspecto e decide não consumir nada que contenha chocolate, desde os bombons até as sobremesas feitas com esse ingrediente por presumir que o chocolate só faz mal para a nossa saúde, mas será que isso é verdade?

Bom, é claro que o consumo de qualquer alimento industrializado em excesso pode acarretar em danos à nossa saúde, mas se houver moderação e sabedoria na hora de escolher seu chocolate, você poderá consumi-lo diariamente e até mesmo de dieta! Diversas pesquisas têm mostrado que o chocolate pode trazer benefícios para a nossa vida se ingerido de maneira consciente, então se você está preocupado com a sua saúde, saiba que ele pode ser um aliado para melhora-la!

Qual chocolate eu posso comer?

uma imagem sobre tipos de chocolate

Se você estiver pensando na sua saúde, procure consumir chocolates com alto teor de cacau e baixo teor de açúcar e de gordura. Normalmente, os chocolates amargos são excelentes opções. Quanto mais amargo e mais escuro é o chocolate, menos açúcar e mais concentração de cacau ele possui e é isso que faz com que ele traga benefícios para você.

E quais são esses benefícios?

O chocolate de boa qualidade é rico em um antioxidante chamado flavonoide que atua no combate aos danos causados pelos radicais livres. O consumo regular desse antioxidante ajuda particularmente na diminuição da pressão arterial e ajuda a prevenir doenças cardíacas.

Outros estudos mostraram que os componentes encontrados no chocolate podem reduzir o número de células anormais relacionadas ao câncer de cólon e também ajudam a combater outros tipos de câncer.

uma imagem sobre beneficios do chocolate

Além disso, o cacau possui uma substância chamada teobromina e ela é capaz de liberar endorfina, substância química presente no nosso cérebro que causa sensação de prazer, euforia e bem-estar. É por isso que quando a gente come chocolate, a gente se sente muito mais feliz!

Os benefícios da teobromina podem ser percebidos até na nossa saúde bucal! De acordo com uma pesquisa da Tulane University (Louisiana), essa substância é melhor para os nossos dentes do que o próprio flúor.

Ao contrário do que você provavelmente imaginava, o chocolate pode fazer muito bem para a nossa saúde. Entretanto, como eu falei no início do texto, é preciso escolher um chocolate bom, com pouca gordura e açúcar, e consumir com moderação para que você possa sentir apenas os benefícios que ele proporciona para a gente.