A fixação é uma etapa extremamente importante para que um bolo de vários andares fique firme o tempo inteiro e, para isso, é necessário criar um sistema de suporte interno para evitar que o bolo desmorone.

Nesse processo, você vai precisar utilizar alguns materiais para fazer essa estrutura interna de maneira que ela aguente todos os bolos que você sobrepuser e, para te ajudar a fazer isso corretamente, no post de hoje nós preparamos um passo a passo para você começar a por essa técnica em prática. De início, nós vamos trabalhar apenas com dois bolos de tamanhos diferentes, mas essa lógica também se aplica a bolos maiores.

Material

Passo a passo

  1. Cubra o bolo maior com pasta americana antes de começar e, no topo dele, posicione uma base laminada do mesmo tamanho do bolo menor, que será aplicado em cima. Marque o contorno da base laminada com o riscador.
  2. Insira uma estaca no meio do bolo e use a caneta para marcar o ponto em que ela atinge a cobertura do bolo.
  3. Retire a estaca e corte-a na marcação que você fez.
  4. Corte cinco estacas do mesmo tamanho para que você consiga nivelar o bolo. Se as estacas possuírem comprimentos diferentes, o bolo poderá ficar inclinado, então preste bastante atenção nessa parte.
  5. Insira cada estaca no bolo, espaçadas uniformemente.
  6. Corte uma folha de papel-manteiga do mesmo tamanho do bolo que será sobreposto.
  7. Passe um pouco do glacê real no topo do bolo maior e grude o papel-manteiga. Isso vai servir de proteção entre o bolo maior e a base laminada do bolo menor.
  8. Espalhe mais um pouco do glacê real sobre o papel-manteiga e posicione o bolo menor, encaixando-o com a ajuda de uma espátula para que não tocar na cobertura. Deixe secar por 24 horas e decore o restante do bolo.

É importante que o bolo menor seja previamente coberto sobre uma base laminada para que as estacas tenham algo sólido para sustentar quando ele for colocado em cima do bolo maior. Para assar os bolos, utilize uma assadeira com fundo removível (clique aqui) para ficar mais fácil de desenformar quando eles estiverem frios.

Aprendendo a executar essa técnica, você vai ser capaz de criar lindos bolos decorados com vários andares, seja para casamentos ou festas de aniversários!