Sonhando com um bolo de chocolate úmido e forte sabor? Então confira esta receita!

O Devil’s Food Cake (Bolo Comida do Diabo, em português) é tudo isso e muito mais. Mas por que diabos um bolo de chocolate se chama assim? Simples: ele é literalmente uma tentação, um bolo do diabo. É um bolo de CHOCOLATE em camadas, recheado de CHOCOLATE e coberto de CHOCOLATE!

E nós como bons seguidores do diabinho gourmet (é um pecado comer bem?), separamos uma super receita para você tirar sua própria conclusão!

A receita d bolo de chocolate perfeito.

O bolo de chocolate perfeito: massa de chocolate, recheio de chocolate e cobertura de chocolate.

Foto: Divulgação (Martha Stewart)
Para preparar o seu delicioso bolo de chocolate Devil’s Food Cake, você irá precisar de:
  • 3/4 de xícara de cacau em pó (reserve mais um pouco para untar a forma)
  • 1/2 xícara de água fervente
  • 1 1/2 de xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente (reserve mais um pouco para untar a forma)
  • 2 1/4 de xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  • 4 ovos grandes, em temperatura ambiente, levemente batidos
  • 3 xícaras de farinha de trigo (sem fermento)
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 xícara de leite

Pré-aqueça o forno em 180ºC e unte 3 assadeiras redondas de 20 cm de diâmetro por no mínimo 5 cm de altura com manteiga e o cacau em pó e reserve.

Pegue uma tigela média, que caixa cerca de 3 xícaras, e misture a água fervente com o cacau em pó e deixe também de lado para esfriar.

O próximo passo é bater a manteiga na batedeira em velocidade baixa até que a manteiga fique clara e fofa. Com a batedeira ainda funcionando, adicione o açúcar aos poucos, tomando o cuidado de raspar as laterais da tigela para que todo o açúcar e a manteiga fiquem misturadas. Bata até que forme um creme claro, cremoso e fofo.

Acrescente a baunilha e depois os ovos, também aos poucos, sempre deixando bater um pouco antes de cada nova adição. Conforme necessário, raspe novamente as laterais da tigela para que todos os ingredientes fiquem uniformemente incorporados.

Em outra tigela misture a farinha, o bicarbonato e o sal (peneirados). Na tigela em que está a água e o cacau, junte o leite

Agora iremos combinar todos os elementos na batedeira.

Deixe a batedeira em velocidade baixa e alternadamente vá adicionando a mistura de farinha e a mistura de água, cacau e leite. Assim que todos os ingredientes estiverem bem incorporados à massa, (lembre de sempre raspar as laterais da tigela) é chegado o momento de colocar a massa nas assadeiras.

Para facilitar, e para que você tenha a mesma quantidade de massa em cada assadeira, disponha as três na sua área de trabalho e coloque uma concha por vez em cada forma.

Leve as assadeiras para assar no forno por cerca de 35 a 45 minutos, experimentando fazer o teste do palito perto dos 35 minutos. Assim que a massa estiver pronta, tire-a do forno, espere esfriar um pouco (5 minutos) ainda na forma e depois desenforme e deixe terminar de esfriar em uma grade de resfriamento.

Enquanto o bolo esfria, faça a ganache que será utilizada tanto para recheá-lo quanto para cobri-lo. Você pode conferir a receita da ganache aqui.

Para montar o bolo recomendamos o uso de uma bailarina, que é um suporte giratório para bolos. Embora não seja fundamente, facilita bastante o seu trabalho.

Coloque a primeira camada de massa sobre o suporte (idealmente já no prato que irá servir) e então espalhe uma generosa camada de ganache, espalhando por toda a superfície com a ajuda de uma espátula. Para transportar as camadas de massa na hora de montar o bolo, sugerimos o uso de um salva bolos.

Em seguida coloque a segunda camada de massa, repetindo o mesmo procedimento. Por fim, adicione a terceira e última camada. Depois disto falta somente a cobertura. Cubra todo o bolo, alisando com a própria espátula.

Pronto! Seu bolo de chocolate com a textura perfeita, as quantidades de recheio e cobertura ideais e o sabor incrível está pronto.

Agora quero ver quem vai resistir em não comer essa delícia imediatamente! Afinal, quem é que se segura para comer um bolo de chocolate deste?