Receita: Devil's Food Cake

Se você sonha com um bolo de chocolate bem úmido, de cor forte e rico em sabor, então vamos torná-lo em realidade hoje!

O Devil's Food Cake é tudo isso e muito mais. Mas por que diabos ele se chama assim? Simples: ele é literalmente uma tentação, um bolo do diabo. É um bolo de CHOCOLATE em camadas, recheado de CHOCOLATE e coberto de CHOCOLATE!

E nós como bons seguidores do diabinho gourmet (é um pecado comer bem?), então lá vai a receita para vocês mesmos tirarem suas próprias conclusões!

Foto: Divulgação (Martha Stewart)

Para preparar o seu Devil's Food Cake, você irá precisar de:

3/4 de xícara de cacau em pó (reserve mais um pouco para untar a forma)
1/2 xícara de água fervente
1 1/2 de xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente (reserve mais um pouco para untar a forma)
2 1/4 de xícara de açúcar
1 colher de sopa de extrato de baunilha
4 ovos grandes, em temperatura ambiente, levemente batidos
3 xícaras de farinha de trigo (sem fermento)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de leite

Pré-aqueça o forno em 180ºC e unte 3 assadeiras redondas de 20 cm de diâmetro por no mínimo 5 cm de altura com manteiga e o cacau em pó e reserve.

Pegue uma tigela média, que caixa cerca de 3 xícaras, e misture a água fervente com o cacau em pó e deixe também de lado para esfriar.

O próximo passo é bater a manteiga na batedeira (se você tiver uma batedeira tipo planetária use a pá raquete) em velocidade baixa até que a manteiga fique clara e fofa. Com a batedeira ainda funcionando, adicione o açúcar aos poucos, tomando o cuidado de raspar as laterais da tigela para que todo o açúcar e a manteiga fiquem misturadas, formando um creme claro, cremoso e fofo.

Acrescente a baunilha e depois os ovos, também aos poucos, sempre deixando bater um pouco antes de cada nova adição. Conforme necessário, raspe novamente as laterais da tigela para que todos os ingredientes fiquem uniformemente incorporados.

Em uma outra tigela nós vamos misturar a farinha, o bicarbonato e o sal, peneirando os 3. Junte apenas o leite na tigela em que está a água com o cacau. Agora iremos combinar todos os elementos na batedeira, mas para isso deixe a batedeira em velocidade baixa e alternadamente vá adicionando no creme que já está na batedeira a mistura de farinha e a mistura de água, cacau e leite. Assim que todos os ingredientes estiverem bem incorporados a massa, lembrando de novo em raspar as laterais da tigela, é chegado o momento de colocar a massa nas assadeiras.

Para facilitar e para que você tenha a mesma quantidade de massa em cada assadeira, disponha as três na sua área de trabalho e com uma concha de sopa vá colocando a massa nas assadeiras, de uma em uma concha de cada assadeira. No começo até dá para ir de duas em duas e assim que a massa for terminando reduza para uma concha por vez.

Leve as assadeiras para assar no forno por cerca de 35 a 45 minutos, experimentando fazer o teste do palito perto dos 35 minutos. Assim que a massa estiver pronta, tire-a do forno, espere esfriar um pouco (5 minutos) ainda na forma e depois desenforme em grades de confeiteiro e deixe os bolos esfriarem totalmente, para então rechear e cobrir o bolo que será de 3 camadas.

O recheio e cobertura que nós recomendamos é o de ganache, cuja receita você pode ver aqui.

*

Atenção para a lista de compras:
- Assadeira redonda de 20cm de diâmetro
- Açúcar
- Bicarbonato de sódio (disponível apenas em nossa loja física)
- Farinha de trigo
- Leite
- Manteiga sem sal
- Ovos
- Sal