Receita: Chocolate para Modelar

Em geral trabalhamos com o chocolate ou duro ou derretido, né? Mas é bom ter uma opção na manga de se trabalhar com o chocolate mole como se fosse uma massa, podendo ser modelado, cortado e manuseado com mais facilidade.

Por isso hoje vamos ensinar como fazer o chocolate para modelar. Vocês verão que é uma receita simples e ótima para fazer diversos tipos de decorações.

Foto: Divulgação (Blog Sina)

Para fazer o seu chocolate para modelar vocês vão precisar de:

250g de chocolate meio amargo
3 colheres de sopa de glucose de milho

Primeiro derreta o chocolate seja no microondas ou no banho-maria, mas fique atento para não esquentar o chocolate, ele precisa apenas estar derretido e em temperatura para se fazer bombons.

Com o chocolate derretido, adicione a glucose de milho misturando muito bem. Divida essa porção em 3 partes iguais embalando em filme plástico, como um rolinho, deixando descansar na geladeira por cerca de 1 hora ou até estar boa para modelar.

Desfaça um rolinho por vez, mantendo os outros na geladeira. Sove a massa e abra-a entre duas folhas de plástico ou filme plástico. Agora vem a sua criatividade. Brinque com cortadores e ejetores para cortar formas e fazer flores, folhas e muito mais.

Esta massa também é interessante de ser trabalha em gummies, placas de silicone, placas rendadas (para criar textura apenas, pois ela não funciona como o glacê flexível), placas de textura e rolos marcadores.

Para quem for usar chocolate branco o indicado é usar um pouco menos de glucose, já que o chocolate branco derrete mais facilmente do que o meio amargo. O tempo de geladeira também é diferente, precisando ficar umas 3 horas no mínimo para endurecer e ficar em uma consistência boa para se começar a trabalhar.

Você pode encontrar diversas receitas que indicam o chocolate fracionado ou hidrogenado, que funciona um pouco melhor do que o chocolate puro, feito somente com manteiga de cacau, por não derreter tão facilmente.

*

Atenção para a lista de compras:
- Chocolate meio amargo (disponível apenas em nossa loja física)
- Glucose de milho (disponível apenas em nossa loja física)

Crédito da foto: Blog Sina

53 comentários:

  1. A decoração feita com ela suporta o calor?

    ResponderExcluir
  2. Oi, essa receita é com chocolate nobre ou cobertura fracionada/hidrogenada?
    Grata,

    ResponderExcluir
  3. Só me responde uma coisa: preciso temperar o chocolate???? A glucose eu ponho com o chocolate ainda no fogo ou depois q ele estiver frio e vou misturando até encorpar????
    Obrigada pessoal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Derreta o chocolate depois coloque a glucose. Mexa até que fique numa consistência de massa.

      Excluir
  4. Olá Rafaela!

    Não é preciso temperar o chocolate, é necessário apenas derreter e deixá-lo em temperatura para se fazer bombons. Com ele nessa temperatura é que se adiciona a glucose. Se você deixar o chocolate no fogo ele vai queimar.

    ResponderExcluir
  5. Olá Lidiane!

    Você pode usar qualquer um, mas o ideal é o fracionado.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ligia!

    Essa decoração aguenta melhor o calor do que se fosse chocolate puro.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Pode fazer com chocolate branco tambem? E quanto tempo pode guardar se sobrar?

    ResponderExcluir
  8. Ola!
    Posso fazer com chocolate branco tambem? E se sobrar posso congelar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Olá Miriham!

    Pode se fazer de chocolate branco também, sendo necessário diminuir um pouco a quantidade de glucose, já que o chocolate branco é mais macio e derrete mais facilmente do que o meio amargo.

    Não é possível congelar, mas é possível guardar por cerca de 1 mês sendo embalado em um recipiente hermeticamente fechado.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    fiz uma receita de massa de chocolate normal, quando eu sovava a massa ressecava e esfarelava, sabe me informar se é por conta do tipo de chocolate, quantidade de glucose, por favor me ajude!!! Gostaria de modelar pezinhos

    obrigada Lucia

    ResponderExcluir
  11. Olá Lucia!

    Você pode tentar amolecer um pouco o chocolate em banho-maria e acrescentando mais uma colher de glucose de milho para dar mais liga ao chocolate.

    ResponderExcluir
  12. oi fiz a pasta mais na hora de trabalhar a pasta começo a soltar óleo e ficou crebradissa

    ResponderExcluir
  13. Eu fiz exatamente essa recieta. Fiz a noite e tentei trabalhar com a massa no outro dia. Estava muuuuito dura. Cortei um pedaço e amassei até o ponto de modelar mas qdo fui modelar ela esfarelou e quebou. Não deu certo. A proporção é essa mesmo? Pq vi um comentário sobre acrescentar mais glucose. Então seriam 4 colheres de sopa?

    Obrigada,

    ResponderExcluir
  14. Tive o mesmo problema na hora de manipular o chocolate branco, ele começou a soltar óleo e não dava liga.

    ResponderExcluir
  15. Olá eu posso tingir o chocolate usando corante alimentício e qual o momento certo de colocar o corante ?

    ResponderExcluir
  16. Olá Sabor Dolcezza!

    Se você fez a massa num dia e foi trabalhar no outro, pode acontecer da massa ficar dura de mais para se trabalhar e ela começar a esfarelar. Experimente fazer como mencionamos em outro comentário de colocar em banho-maria para amolecer um pouco e se achar necessário acrescentar mais um pouco de glucose.

    ResponderExcluir
  17. Olá Luana!

    Pode tingir sim e você pode fazer no momento em que tiver derretido o chocolate antes de adicionar a glucose. Só que atenção! Use corante em gel para não alterar a consistência do chocolate.

    ResponderExcluir
  18. Marli
    Posso usar corante em gel no chcolate?
    O correto nao seria, corante proprio para chocolate, ou por causa da glucose na há diferença?

    ResponderExcluir
  19. Olá Marli!

    Você pode usar ou corante para chocolate, que é em gel, ou corante em gel, como o da Wilton, que também serve para tingir chocolate.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite!! Posso usar chocolate de moldar para decorar cakepops e depois banha-lo junto no chocolate?

    ResponderExcluir
  21. Olá Marcia!

    Pode, dependendo do detalhe e acabamento que você quer.

    ResponderExcluir
  22. Ola


    Posso usar essa receita para cobrir bolos ??

    ResponderExcluir
  23. Amei o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Olá Caure!

    É possível sim, mas ela pode ser um pouco trabalhosa para cobrir bolos. O mais indicado é usar para fazer decorações.

    ResponderExcluir
  25. Fiz a massa com chocolate branco só que está soltando óleo, oq faço?

    ResponderExcluir
  26. Boa noite
    Fiz a pasta com chocolate ao leite, como avia lido em um comentaria para colocar mais uma colher de glucose assim fiz, porem a pasta esta muito gordurosa e derretendo com facilidade mau dar para manusear . Primeira pergunta é assim mesmo, ou fiz algo errado?
    Segunda, com o chocolate meio amargo acontece o mesmo, ou a massa fica com menos gordura não derrete com tanta facilidade, enfim ela dura mais é mais consistente vou conseguir manusear, minha?
    muito Obrigada e parabéns são poucas pessoas despostas a nos tirar essas duvidas.
    novamente muito obrigada.
    Um grande abraco!!!

    ResponderExcluir
  27. Olá Fernanda!

    O ideal quando se for trabalhar com chocolate branco é usar menos glucose, pois como o chocolate branco derrete com mais facilidade ele não precisa de toda a quantidade quando feita com chocolate ao leite ou meio amargo.

    ResponderExcluir
  28. Olá Ragde!

    Fazendo com chocolate ao leite ao invés do meio amargo da receita é preciso colocar talvez um pouquinho a menos de glucose, mas é preciso sentir a massa e ver se necessita mesmo desta redução ou não.

    O que se pode fazer é deixar mais tempo na geladeira para poder trabalhar o chocolate, assim ele endurece e também "seca" esta gordura.

    Com relação a derreter com facilidade e facilidade de manusear é basicamente uma questão de entender que cada tipo de chocolate possui uma quantidade de manteiga de cacau (ou gordura hidrogenada) e cacau diferente (manteiga de cacau: chocolate branco tem mais do ao leite que tem mais do que meio amargo / cacau: chocolate branco não tem cacau, chocolate ao leite tem menos que meio amargo, que tem menos do que o amargo), ou seja, o cacau deixa o chocolate mais duro e a gordura mais mole, em termos gerais. Sabendo disso, se compreende do por que o chocolate branco derrete mais facilmente do que o amargo, e então dá para perceber que se é preciso trabalhar com proporções diferentes com cada chocolate, que no caso desta receita é a quantidade de glucose.

    Se você tiver mais alguma dúvida é só nos escrever.

    ResponderExcluir
  29. Olá,

    Gostaria de saber se essa glucose utilizada é a em pó, ou o xarope de glucose.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Olá, fiquei com uma dúvida. O que é utilizado para "colar/grudar" as peças modeladas umas nas outras ou até mesmo sobre um bolo coberto com essa mesma massa de chocolate?
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Meu chocolate esfriou e ficou totalmente duro, não consigo manusear, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  32. Existe problema se mexer muito a massa quando se mistura a glucose? e quando solta óleo? foi glucose em excesso?

    ResponderExcluir
  33. Depois de modelada ela fica dura novamente? Ou fica molinha?
    Obrigado
    (*^_^*)

    ResponderExcluir
  34. Olá, estou procurando uma alternativa mais saudável e saborosa para decorar cupcakes e cheguei até o chocolate plástico. A grande maioria das receitas que vi eram com o chocolate branco, mas sou vegana e leite estamos fora da minha alimentação. Você sabe me dizer se é possível modelar bonequinhos e carinhas com esta receita que você ensinou e se é possível usar chocolate branco vegano para fazer a versão"colorida" deste chocolate de modelar? Muito obrigada pela receita e todos os esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  35. Olá Lu!

    Pode ser utilizado chocolate derretido para colar/grudar as peças modeladas.

    ResponderExcluir
  36. Olá Flávia!

    Você pode tentar esquentar um pouco em banho-maria para ele voltar a amolecer.

    ResponderExcluir
  37. Olá Elisangela!

    Pode acontecer de soltar óleo ao manusear demais por causa do calor da mão. Você pode levar a geladeira para ver a massa fica melhor para ser trabalhada.

    ResponderExcluir
  38. Olá. Fiz com o chocolate ao leite mas a massa está boa pra trabalhar mas está muitoooooo oleosa e quando faço as rosas ficam querendo grudar as pétalas e acabam se unindo... perdem o formato... o q posso fazer?

    ResponderExcluir
  39. Olá!

    Depois do chocolate modelado ele fica duro, podendo ficar ligeiramente maleável.

    ResponderExcluir
  40. Olá Patricia!

    Nós não sabemos te dizer se o uso do chocolate vegano funcional para esta receita, pois não testamos esta variedade ainda.

    Se você desejar, faça um teste.

    O que também podemos te sugerir é procurar na internet por receitas em inglês de coberturas veganas para bolos e cupcakes. Busque por Vegan Frosting. Tem receitas que levam leite de coco e chocolate sem leite, outras com água de grão de bico, outras com legumes.

    Recomendamos a busca em inglês pois em português a gama de receitas é bem pequena e as informações sobre as receitas são pouco detalhadas deixando de lado o famoso "pulo do gato".

    Se precisar de mais alguma ajuda é só nos escrever aqui ou mandar uma mensagem em nossa página no Facebook, que teremos o prazer em te ajudar.

    Vamos tentar selecionar algumas receitas veganas para colocar aqui no blog, até mesmo para as pessoas que possuem intolerância ou alergia a leite de vaca.

    ResponderExcluir
  41. Olá Thaiane!

    Se você fez com chocolate ao leite é preciso se atentar que ele possui mais gordura do que o chocolate amargo, indicado na receita, por isso, assim como quando se trabalha com chocolate branco, é preciso mudar a proporção de chocolate e glucose, pois quanto mais gordura no chocolate, menos glucose se deve usar.

    Caso prefira pode usar o chocolate fracionado ou hidrogenado, já que eles possuem na composição a gordura vegetal que ajuda o chocolate a não derreter tão facilmente.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite esta pasta pode ter çontato çon o çhantilly ela nao derrete!

    ResponderExcluir
  43. Olá Clariana!

    Pode sim. O chocolate não irá derreter.

    ResponderExcluir
  44. amei.Posso fazer as rosas e deixá-las prontas por quanto tempo???na geladeira ou fora???em potes de plastico???Obrigada

    ResponderExcluir
  45. Olá!

    O ideal é usá-las assim que confeccionadas, mas elas duram alguns dias fora da geladeira em um pote plástico.

    É importante ressaltar que dependendo do clima, se for muito seco, elas podem ficar mais ressecadas e quebradiças.

    ResponderExcluir
  46. Meu chocolate ficou saindo gordura e não prestou. Não sei o que deu errado

    ResponderExcluir
  47. Olá Maria Alice!

    Pode acontecer de soltar óleo ao manusear demais por causa do calor da mão e/ou da temperatura ambiente (especialmente agora que está fazendo muito calor). Você pode levar a geladeira para ver a massa fica melhor para ser trabalhada.

    ResponderExcluir
  48. Olá querida,

    Me chamo Érica.

    Gostaria de saber se esta receita é a mesma do chocolate pra modelar docinhos.

    Caso, não gostaria que fornecesse a receita pra modelagens de doces com chocolate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érica!

      É a mesma receita. Pode apostar nela para modelar docinhos.

      Excluir
  49. A pasta pode ter contato com o chantily ?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.