Tutorial: Como Decorar As Laterais do Bolo Com Confeitos ou Castanhas Picadas

Decorar as laterais de um bolo parece uma tarefa meio complicada, mas fizemos uma seleção de truques e vídeos para mostrar para vocês como é fácil. Até mesmo aquele famoso de brigadeiro pode ganhar alguns toques de perfeição com essas dicas.

Não importa muito com o que você vai decorar o bolo, se é com granulados, power balls, confeitos, miçangas, castanhas picadas ou coco ralado, e nem mesmo se você for cobrir a parte de cima do bolo, pois o que irá importar é deixar as laterais lindas.

 Foto: Divulgação

Para aplicar o confeito, coco ralado, castanha picada, etc, o processo é o mesmo! Coloque o que você irá usar para decorar em uma tigela, pegue uma quantidade que caiba na sua mão e vá aplicando já no bolo coberto com cobertura, fazendo uma leve pressão para a sua decoração de fixar na cobertura.

Como sempre há algumas dicas que deixam tudo mais fácil, então vamos à elas!

01. Passe a sua cobertura homogeneamente com a ajuda de espátula por todo o bolo, para que ele fique com a aparência lisa. O ideal é passar uma camada bem fina de cobertura para segurar os farelos de bolo, levando um pouco o bolo a geladeira para que endureça um pouco mais rápido. Depois passe uma segunda camada mais generosa.

02. Um utensílio que é ótimo para te ajudar na limpeza e reutilização dos confeitos que caem no prato é um pincel, de preferência de cerdas naturais daqueles que são vendidos para pintura, pois eles conseguem "varrer" melhor até os confeitos pequenininhos, deixando o seu bolo ainda mais lindo. Por isso mesmo não importa se o seu bolo estiver em um prato com borda ou totalmente liso. A borda do prato ajuda a conter os confeitos excedentes e o prato liso também tem a sua vantagem de não ter uma barreira para limpar também os confeitos que não "colaram".

03. Se o seu prato for liso, uma dica bem bacana é colocar tiras de papel manteiga por baixo do prato para mantê-lo limpo e também ajuda na hora de acabar de limpar os confeitos que sobraram no prato.



04. Depois de ter colocado confeito em todo em torno do bolo e se o tipo de confeito permitir, pressione com a ajuda de um pedaço de papel manteiga mais um pouco os confeitos, assim ajuda a fixar melhor sem que haja o contato da sua mão com a cobertura.

05. Com o bolo pronto e confeitado, leve-o para a geladeira para firmar um pouco mais os confeitos, evitando que eles caiam no transporte até a festa ou simplesmente da cozinha para mesa da festa.

Caso tenha sobrado alguma dúvida, vejam os vídeos que selecionamos abaixo.






Crédito da imagem e dos vídeos: Howcast, BetterHomes, Real Simple.