Receita: Recheio e Cobertura de Frutas Secas

Damasco, ameixa seca, tâmara e figo seco são algumas frutas secas que marcam presença na mesa de Natal de muita gente. E para aproveitá-las de um jeito bem saboroso vamos dar uma dica de como aproveitá-las para fazer um recheio e uma cobertura bem prática e rica em sabor.

O interessante é que você pode ainda aproveitar essas receitas para incrementar um bolo simples, como um pão de ló ou até mesmo um de chocolate.

Primeiro escolha a fruta que deseja usar, como a ameixa seca,...

 
...cerejas secas, ...

 

...damascos secos, ...

... figos e...

 

... tâmaras.

Cada fruta tem a sua peculiaridade e vale a pensar nisso antes de escolher. A ameixa seca, por exemplo, o ideal é comprar a que já vem sem caroço para facilitar a sua vida. A cereja seca pode ser um pouco difícil de achar nos mercados em geral, mas não é impossível. O figo tem as sementinhas que dão uma textura, mas se você não gostar, pode passar o recheio por uma peneira grossa para removê-las. 

Coloque 1 xícara de uma dessas frutas secas picada em pedaços pequenos e 1/4 de xícara de água em uma panela e leve ao fogo médio-baixo. A água irá reidratar as frutas, que também irão soltar um pouco do seu sabor na água. Se achar necessário pode acrescentar mais água colocando apenas 1 colher de sopa por vez, vendo se deseja mais grosso ou mais ralo. Após cerca de 10 minutos cozinhando na água, a carne das frutas já devem estar desmanchando. Experimente para ver se está doce o bastante para você, caso contrário adicione de 1 a 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro mexendo sem parar até que o açúcar se dissolva completamente.

Espere esfriar em temperatura ambiente e use para rechear um bolo de Natal. Caso ache que ficou com muitos pedaços, pode amassar com a própria colher que estiver usando para mexer ou então bater no liquidificador ou mixer, só deixe esfriar por uns 30 minutos antes de bater.

E aqui está pronto o seu recheio. A partir dele se pode fazer uma cobertura de cream cheese com o seu recheio.

Bata na batedeira 1 pacote de cream cheese até ele ficar bem fofinho. Desligue a batedeira e adicione o recheio, incorporando a no cream cheese com delicadeza para que ele não perca o ar. Não tem muito medida certa é colocar a gosto. Na cobertura, se você não adicionou açúcar no recheio, adicione então 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro quando for bater o cream cheese. Outra opção é usar um chantilly ao invés do cream cheese.

2 comentários:

  1. Obrigada por todas essas receitas e dicas maravilhosas.
    Minha dúvida é: Ao descongelar o cupcake dentro de todas as medidas corretas, ele fica com a forminha de papel cujo foi assado molhado? Essa forminha de papel molha ao descongelar? Qual é a situação do cupcake depois de descongelado?
    Aguardo ansiosa.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata!

    Quando você descongela o cupcake que já foi assado a sua forminha vai ficar seca, mas para isso é preciso que ao congelar os cupcakes seja usada um recipiente plástico com uma tampa que vede bem ou um saco plástico bem vedado para que não entre água ou qualquer umidade dentro.

    Quando for descongelar pode-se usar uma grade de confeiteiro que ajudará a descongelar o cupcake de forma mais homogênea, evitando inclusive que a parte de baixo das forminhas fique molhada, que pode acontecer se você deixar o cupcake descongelando em contato com a sua bancada da cozinha, por exemplo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.