Quenelle

Quenelle é uma técnica bastante usada atualmente pelos chefs para servir purês, sorvetes e sorbets. Originalmente era chamado quenelle um bolinho feito de carne, peixe, frango ou apenas de vegetais, ovo, gordura, arroz ou farinha no formato de uma bola de futebol americano.

Porém acabou se adotando o nome quenelle para a forma e esta técnica de fazer a quenelle se tornou bastante usada para servir alguns pratos.

Foto Divulgação (Fine Cooking)

Apesar de ser um pouco mais chique do que uma bola de sorvete, a técnica de servir é simples. Tem quem use 1 colher e tem quem use 2 colheres (como na foto acima). Para exemplificar como se faz a quenelle destes 2 jeitos, selecionamos dois vídeos que mostram bem como se faz.


Tanto para se fazer a quenelle com uma ou duas colheres o ideal é usar água quente para molhar as colheres, pois irá facilitar na hora que modelar. Como é mostrado no vídeo, é bom também tirar um pouco o excesso da água da colher dando umas batidinhas. Outra dica também essencial é que ao fazer a quenelle com sorvete, tire-o do freezer uns 5 minutos antes de servir para ele dar uma amolecida.

Créditos dos vídeos: SheSimmers