Princípios Básicos: Saco de Confeiteiro

Um dos princípios básicos para decorar bolos, biscoitos e cupcakes é saber usar um saco de confeiteiro, além de ser muito útil para rechear, encher forminhas com massa e muito mais. Os sacos de confeiteiro podem ser reutilizáveis ou não, dependendo do material de que ele é feito, sendo que os reutilizáveis, em geral, são de um tipo de plástico mais resistente e são ótimos para se trabalhar, e os descartáveis podem ser ou de um plástico mais fino ou, então, feitos com papel manteiga, ótimos para fazer detalhes ou usar com chocolate, porém não são usados com bico de confeiteiro.



Na maior parte das vezes quando se trabalha com o saco de confeiteiro para decorar se faz uso dos bicos de confeiteiro. Há uma infinidade de modelos e tamanhos, como já mostramos aqui no blog, e inserir o seu bico no saco, pode-se fazer das seguintes formas:

- Com adaptador de bico: Os adaptadores de bico são ótimos principalmente quando se quer utilizar a mesma cobertura, por exemplo, usando 2 bicos diferente para criar uma decoração diferente, não sendo necessário ter mais sacos com a mesma cobertura. Eles são compostos por 2 partes, sendo que uma vai dentro do saco (adaptador) e outra fora (anel), com a função de prender o bico. Para encaixar o adaptador, coloque a parte de dentro do adaptador dentro do saco, encaixe na ponta do saco e marque no saco onde começa estes degraus que ele tem. Feito isso, você tira o adaptador, corta o saco com uma tesoura e volta a encaixar o adaptador. Por fora, agora você encaixa o bico de confeiteiro no adaptador e prende com o anel, rosqueará no adaptador.


- Sem adaptador de bico: Neste caso, o ideal é usar o saco de confeiteiro de plástico descartável, assim você só coloca o bico por dentro do saco, coloca a cobertura, por exemplo, e está pronto para usar!

Confira também este vídeo da Wilton explicando como usar os sacos de confeiteiro e ainda ensina a fazer o saco de papel manteiga. 


Os vídeos ótimos que ensinam como usar o saco de confeiteiro, desde a colocação dos adaptadores e bicos até encher os sacos, são estes daqui da Bridget, do blog Bake at 350:

Obs.: Os vídeos tanto o da Wilton, quanto dos links dos vídeos da Bridget, estão em inglês, mas é para observar o que o vídeo ensina visualmente, pois todos os pontos importantes nós estamos falando aqui no post, ok?

Para encher o seu saco de confeiteiro com a sua cobertura, recheio, massa, etc, você precisa virar a borda de cima para fora. Segure o saco com uma mão, ela ficará por baixo desta dobra que você dobrou e com a outra vá abrindo o saco.


Em seguida, coloque com a ajuda de uma espátula o que você irá trabalhar com o saco de confeiteiro, inserindo bem na ponta, para evitar que justamente a ponta fique com ar. Não é preciso encher o saco inteiro, pois quanto mais cheio, mais difícil é de se trabalhar com ele.



Com o saco de confeiteiro cheio, segure a parte de trás com uma mão, fechando o saco, e com a outra aperte o conteúdo para baixo, levando para ponta. Agora, torça a parte de trás do saco bem apertado junto ao conteúdo e pressione na tigela ou em um pratinho para tirar o ar, com isso sairá um pouco do conteúdo.



No nosso site, você encontra sacos de confeiteiro, kits de bico e muitos outros acessórios que vão te ajudar no trabalho, na limpeza e na organização.

Crédito das imagens e vídeo: Wilton

19 comentários:

  1. Adorei esse post, excelente, para mim foi de extrema importância, pois não sei usar o saco de confeiteito, usava erradamente, e agora vendo as ilustrações, entendi onde eu errava. Amei...bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Mas gostaria de saber melhor de uma coisa que em nenhum lugar vejo a explicação: como encher novamente o mesmo saco quando o conteúdo acaba? Mesmo usando os de tamanho maior, qdo são muitos cupcakes para confeitar, sempre acaba a cobertura antes! :/

    ResponderExcluir
  3. Olá Julia,

    Para encher o saco novamente, você faz o mesmo procedimento para encher da primeira vez, mas para não lambuzar a mão para abrir o saco, você usa uma espátula ou um pão duro, o resto é tudo igualzinho.

    ResponderExcluir
  4. Oi. Gostaria de saber se esse adaptador industrial é para os bicos grandes. Att.

    ResponderExcluir
  5. Olá Débora!

    Extamente! Os adaptadores industriais são para os bicos grandes.

    ResponderExcluir
  6. Onde encontro bico de confeitar 1M da Wilton ?
    Obrigada Adriana

    ResponderExcluir
  7. Olá Adriana!

    O bico 1M da Wilton vem apenas dentro de alguns kit que vendemos no site. Temos unitariamente o bico 1M da Mago, mas no momento estamos sem em estoque.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Adorei o post.. me ajudou muito, já que estava aqui quebrando a cabeça para saber como montava o saco de confeiteiro.
    Muito obrigada
    Bjs
    DAnielan

    ResponderExcluir
  9. Olá Daniela!

    Se tiver alguma dúvida depois pode nos escrever.

    ResponderExcluir
  10. fiz sem querer um pequeno furo no saco reutilizavel, tem conserto?

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Se o furo for bem pequeno dá para usar ainda o saco, mas irá fazer um pouco de sujeira. O ideal mesmo é comprar um saco reutilizável novo.

    ResponderExcluir
  12. quero comprar um bico 1 M da Wilton, qual o tamanho do adaptador que compro ..pequeno ou grande?

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Para o bico 1M da Wilton é usado o adaptador grande.

    ResponderExcluir
  14. Amei! Tudo muito bem explicadinho. O meu maior problema sempre e tirar o ar do saco de confeitar. Chego a ficar irritada com isso. Mas vou tentar fazer como ensinou. Muito obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá Carmen!

    Para evitar que fique muito ar preso no saco, experimente enchê-lo pouco a pouco ao invés de colocar uma grande quantidade de uma única vez ou tente usar a técnica de encher usando um copo como suporte e ao ir enchendo o saco vá pressionando o creme para que o ar que fica na ponta saia.

    ResponderExcluir
  16. Olá,muito boa a explicação...pelo o que eu entendi pode se usar o saco de confeitar sem o adaptador,colocando o bico por dentro do saco de plástico e só? é isso mesmo?

    ResponderExcluir
  17. Olá Renato!

    Isso mesmo. Os sacos de confeiteiro você pode usar com ou sem bico. O que limita usar o saco sem bico é as variações de acabamentos e os tipos de uso.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, qualquer bico serve nos dois adaptadores ou tem um específico para o adaptador caseiro e vice versa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Os tamanhos dos adaptadores é indicada para dois tamanhos de bicos, um pequeno e outro grande.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.