Receita: Cupcake de Paçoca (by Renata Prazeres)

Paçoca: Uma combinação perfeita de amendoim, com farinha de milho, açúcar e uma pitada sal, que revela ainda mais os diferentes sabores! Este docinho brasileiríssimo foi incorporado ao mundo dos cupcakes pela Renata Prazeres em uma receita maravilhosa, que ainda leva ...imaginem só...doce-de-leite! Não podia ficar melhor, né?


Para fazer os cupcakes de paçoca, você irá precisar de:
Massa (rende de 12 a 15 cupcakes):
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos grandes
- 3/4 de xícara de leite integral
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
- 3 paçocas (54g no total), tipo rolha, esmigalhadas
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Recheio e Cobertura:
- Doce-de-leite
- Paçocas

Pré-aqueça o forno em 180°C e já disponhas as forminhas de papel sobre a assadeira 12 canecos para cupcake. Bata na batedeira os ovos e o açúcar até obter um creme fofo e branco. Em seguida, junte o leite, o óleo e a essência de baunilha. Coloque em outra tigela a farinha, o fermento, o bicarbonato e as paçocas esmigalhadas e misture bem. Acrescente esta mistura seca ao creme já batido e bata por mais 3 minutos, até que a massa fique bem homogênea. Despeje a massa nas forminhas até completar 2/3 e leve ao forno por cerca de 20 minutos, assando por completo. Tire do forno e deixe esfriar.

O recheio a Renata colocou o doce-de-leite com pedaços pequenos de paçoca. Neste caso, você pode cortar um o miolo do cupcake, tirando uma tampinha, aplicando o doce-de-leite e a paçoca, fechando com a tampinha de bolo. Se preferir, misture o doce-de-leite a paçoca e insira dentro cupcake com um saco de confeiteiro.

Para a decoração, use um bico de confeiteiro tipo pitanga, para ficar com um desenho bem bonito e conclua a montagem do cupcake com "a cereja do bolo", um pedaço caprichado de paçoca!

Você ainda pode elaborar outras formas de montar o seu cupcake de paçoca, como colocando apenas um pedaço de paçoca dentro do cupcake, fazendo as vezes do recheio, ou aplicando o doce-de-leite com uma espátula por cima do cupcake e passando depois em uma farofa de paçoca. Independente do jeito que quiser montar, o seu cupcake irá ficar com certeza uma maravilha!

Quem quiser, também pode conferir o Flickr da Renata, que tem muita coisa linda!

*

Atenção a lista de compra:

Assadeira de metal 12 canecos
- Açúcar
- Farinha de trigo
- Leite integral
- Óleo
- Ovos
- Paçocas

Crédito da receita e da imagem: Renata Prazeres

40 comentários:

  1. Hummm, deu água na boca, adoro doce de leite, paçoca e os dois juntos então...vou fazer aqui em casa, xô dieta!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Fiquei com água na boca! =D

    ResponderExcluir
  3. Amei esta receita! Super econômica e muito prática! E a foto está convidativa! Vou testar a receita hoje mesmo! Beijos pra Renata Prazeres e para o Barra Doce!

    ResponderExcluir
  4. Vizinha,eu estava indo pegar uma xícara de açúcar na amiga ao lado, quando passei e vi as luzes de sua casa (blog) ...nossa que lindo aqui ...
    Quando tiver um tempinho passe lá em Casa para um café...
    Se resolver se hospedar por lá , preparo minha melhor roupa e também venho para ficar !
    Se precisar de algo é só gritar ,moro nas montanhas e por lá tem eco.
    Meu nome é Valeria

    ResponderExcluir
  5. Adorei a receita!! Vou testar em breve :)

    ResponderExcluir
  6. Ai... eu tenho que compartilhar isso...
    eu quis fazer essa receita desde o dia que vocês postaram, mas eu não tinha paçoca! Então ontem passei no mercado e comprei uma daquelas embalagens que vem umas 10 paçocas, comprei da marca Amendocren (importante falar isso!) que além de ser a unica do tipo seca que tinha naquele mercado, eu já havia comido antes e sabia que era bom! Porém... Estava eu na cozinha fazendo a receita, esfarelei uma, duas, as tres... Senti um cheiro estranho mas nao liguei muito (estava de máscara), terminei a receita e quando eu fui guardar as coisas vi que o cheiro ruim era da paçoca! um cheiro forte horrivel! quando ficou pronto, fui esperimentar... CREDOOOO!!!! A paçoca realmente estrago a receita! =/
    Mas já comprei paçocas novas, dessa vez de marca MUITO boa, pra nao correr riscos! rsrrsrsrsr
    Vou ficar na vontade de comer esse cupcake mais um dia =/
    Ah! Apesar da paçoca, o cupcake ficou muito bom, bem fofinho! ^^

    ResponderExcluir
  7. Olá Isabela,

    Nossa, que pena! Obrigada por nos passar a sua experiência, que apesar de ter sido ruim, acrescenta os conhecimentos de todo mundo que lê o blog. Depois que fizer de novo os seus cupcakes com a nova paçoca, nos conte como ficou. Esperamos que fique divina!
    Aqui no blog, nós temos uma receita de paçoca que é uma delícia e sem erro! Dê uma olhada aqui:
    http://blog.barradoce.com.br/2010/03/receita-ovo-de-pacoca.html

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,

    Vim deixar meu comentário também, já que fiz esse cupcake ontem.
    A massa ficou ótima, nem precisaria rechear!

    Mas como toda boa mulher, tive que aumentar um pouquinho a doçura! Recheei com pasta de amendoim com leite condensado. Fiz a mistura bem cremosa. Vale a pena, pois não ficou muito doce.


    Ótima receita!

    ResponderExcluir
  9. Receita testada e aprovada! Ficaram mega fofos os meus cupcakes de paçoca e muito gostosos! Obrigada pela receita Barra Doce e Renata!

    ResponderExcluir
  10. Olá Gabriela e Chocohelga,

    Que delícia! Ficamos com água na boca para provar!

    ResponderExcluir
  11. Olá BarraDoce. Boa Tarde!
    Fiz essa receita domingo agora (dia 13/03), para o chá-de-bebê da minha irmã. Os cupcakes ficaram tão bons que o pessoal ficou querendo mais. Acredito que quantos eu tivesse feito, eles teriam comigo, não ia sobrar nada hehehe.
    A única mudança que fiz foi que usei o doce de leite misturado com paçoca esfarelada no recheio e na cobertura também. E o doce de leite que usei foi leite condensado cozinho hehehe.
    Não tinha como ficar ruim né. Aquela massa super fofa com esse doce de leite super gostoso.
    Foi de lamber os beiços heheheheh.
    Obrigado pela receita, e irei testar várias outras e vou dizendo como ficaram =D
    PARABÉNS pelo blog que é bom DEMAIS. Eu entro todo dia pra ver se tem novidades hehehe.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, fiquei super feliz que vocês testaram a receita! E mais feliz que ela está dando certo!
    Um beijão pra vocês todas! =)
    Re

    ResponderExcluir
  13. Olá Doçuras e Gostosuras,

    Que sucesso! Devem ter ficado uma delícia mesmo!
    Ficamos esperando você nos passar o veredito das receitas que testar.

    ResponderExcluir
  14. Então eu nunca tinha feito nem bolo, e fui fazer essa receita... mas o meu cup cake... afundoiu no meio, pq????...
    um gde bju

    ResponderExcluir
  15. Olá Rosilene,

    Os cupcakes podem afundar no meio por 2 razões, ou você abriu o forno antes do tempo, que faz com que o calor de dentro do forno no auge do crescimento do bolinho foge e o cupcake murcha (isso vale para qualquer cupcake ou bolo) ou o fermento usado não estava bom.

    ResponderExcluir
  16. Olá Rosilene,

    Os cupcakes podem afundar no meio por 2 razões, ou você abriu o forno antes do tempo, que faz com que o calor de dentro do forno no auge do crescimento do bolinho foge e o cupcake murcha (isso vale para qualquer cupcake ou bolo) ou o fermento usado não estava bom.

    ResponderExcluir
  17. Ola....experimentei essa receita ontem e ficou maravilhosa!!!!! A massa é uma delícia até mesmo crua, rapei toda a tigela kkkkkkkk. Perfeito.......super fofinho!!!!! Será que posso trocar as paçocas por uma xicara de chocolate em po pra fazer cupcake de chocolate????? Experimente pessoal, é perfeita.......bjao a todos MARILENE

    ResponderExcluir
  18. Olá Marilene,

    Esta receita é simplesmente uma delícia, né?
    Olha não sabemos dizer se funciona essa troca na receita, mas aqui no blog temos uma receita de cupcake de chocolate bem gostosa!
    http://blog.barradoce.com.br/2010/08/receita-cupcake-de-chocolate-i.html

    ResponderExcluir
  19. Olá!!!! Olha eu de novo por aqui......preciso relatar minha experiência. Como adorei essa receita fiz tb minha substituições. Primeira: tirei as paçocas e acrescentei 5 colheres de sopa de achocolatado (isso mesmo, digamos o nescau!): virou uma massinha de chocolate. Segunda: no lugar das paçocas acrescentei um pouco de chocolate granulado (virou um formigueiro). Terceira: tirei somente as paçocas virando um bolinho de baunilha. Conclusão: quais foram aprovados????? TODOS!!!! Isso mesmo, todos ficaram uma delícia!!!!! Como marinheira de primeira viagem ando encontrando dificuldades, a minha está na hora de enfeitar. Não consigo achar o bico 1M da wilton, e qdo acho o saco os bicos não encaixam.....comprei o adaptador da wilton aqui no site, mas não consigo achar os bicos que encaixam nele.......enfim, os cupcake estão deliciosos, mas ainda não tão belos kkkkk. Um bjao a todos.......Marilene

    ResponderExcluir
  20. Olá Marilene!

    Que sucesso, hein? Parabéns!
    É isso ai! Sempre testando, mudando e experimentando!
    Que estranho este seu problema com os adaptadores, bicos e sacos de confeiteiro. Se quiser dar uma olhada, colocamos um post aqui no blog falando como se deve usar os sacos de confeiteiro com todos os seus acessórios: http://blog.barradoce.com.br/2011/05/principios-basicos-saco-de-confeiteiro.html
    De repente pode ser que você tenha deixado algum passo escapar para não conseguir encaixar direitinho e conseguir deixar os seus cupcakes mais maravilhosos!
    Qualquer dúvida, pode nos escrever aqui nos comentários que vamos te ajudando!

    ResponderExcluir
  21. Eu fiz esta receita e ficou simpelsmente:Maravilhosa!!!!
    Rendeu 15 unidades e ficou muito macia e saborosa. Vale a pena!!!!

    ResponderExcluir
  22. olá, aodro as dicas de vcs e sempre compro coisas para meus cupcakes. Me tirem uma dúvida, o doce de leite que vcs usam para a cobertura é de qual marca ?

    ResponderExcluir
  23. Olá Vanessa,

    Este cupcake da foto, quem fez foi a Renata Prazeres, que nos concedeu a foto e a receita para postarmos aqui no blog, por isso nós não sabemos a marca do doce-de-leite que ela usou, mas se quiser, pode mandar um e-mail para ela (reprazeres@gmail.com) ou nós podemos perguntar a ela.

    ResponderExcluir
  24. Olá Vanessa!
    Fico feliz que você gostou da receita! =)
    O doce de leite que uso para confeitar é da Itambé, mas leite condensado cozido, por pelo menos 40' na pressão, também dá um bom resultado e fica bem gostoso!
    Se tiver outras dúvida, por favor, entre em contato!
    um abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  25. Renata,

    Obrigada pela dica!
    Doce de leite é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  26. adorei a massa..mas provei sem recheio e cobertura..e para o meu paladar achei fraco o sabopr da pacoca..da proxima vez colocarei mais pacoca na massa..fora isso é uma delicia..beijos

    ResponderExcluir
  27. Eu testei a receita foi um sucesso!!

    ResponderExcluir
  28. Olá

    Acabei de fazer essa receita e a massa ficou muito boa, porém a aparência não ficou tão bonita.. o bolo não cresceu "uniformemente".. ele cresceu mais no meio e ficou parecendo uma "bolinha" em cima.. oq deve ter dado errado?
    Apesar disso, o sabor da massa é realmente mto bom! Obrigada por compartilharem a receita..

    Att, Helena

    ResponderExcluir
  29. Oi Helena,

    Nós não temos como te falar exatamente o que pode ter acontecido para crescer esta "bolinha" que você falou que surgiu no seu cupcake. Pode ser pelo seu forno, ou por ter aberto o forno em algum momento que a massa estava começando a assar no meio, ou então pode ser alguma outra coisa que pode ter gerado esta bola no meio do cupcake. Mas o que se pode fazer casa esta bolinha surja no cupcake é cortar este excesso com uma faca e confeitar com alguma cobertura por cima!

    ResponderExcluir
  30. Olá BarraDoce,
    Minha dúvida é a seguinte, para atingir o ponto de cobertura (bem firme e durinho) como faço com o doce de leite?

    Abraços

    Bárbara

    ResponderExcluir
  31. Olá Bárbara,

    No mercado você consegue comprar doces-de-leite de todos os tipos, inclusive os que são mais densos, ideais para confeitar com bico.
    Mas se você quiser, pode deixar ele mais durinho em casa mesmo. Usando o mesmo princípio do brigadeiro de panela quando se faz o para enrolar, coloque o doce-de-leite em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre e quando ele estiver descolando do fundo da panela, você desliga o fogo e deixa ele esfriar para usar.
    Para aumentar a consistência, você pode também adicionar um pouco de açúcar e usar o mesmo método da panela, assim o açúcar se incorpora no doce-de-leite e ajuda a ficar mais firme.

    ResponderExcluir
  32. Fiz esta receita e deu supercerto! Todo mundo adorou e já estou oassando o endereço do blog pq tem mais gente querendo fazer! Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. Ola gostaria de saber onde encontro o bico de confeitar 1 M daa Wilton obrigada
    Adriana

    ResponderExcluir
  34. Olá Adriana!

    O bico 1M da Wilton vem apenas dentro de alguns kit que vendemos no site. Temos unitariamente o bico 1M da Mago, mas no momento estamos sem em estoque.

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde,amei o blog.Gostaria de uma receita de glacê de açucar para confeitar bolos que não endurece, já fiz um com claras açuacar e limão mais ele fica duro demais não serve para decorar bolo so para fazer detalhes. Aguardo resposta anciosa.

    ResponderExcluir
  36. Olá!

    Pelo o que entendemos você quer uma receita de cobertura que seja possível trabalhar com bico de confeiteiro, pois o glacê é usado geralmente como cobertura de bolo, dessas que ficam durinhas, também como cobertura de biscoitos decorados, podendo ser trabalhada com bico de confeiteiro e para fazer detalhes na decoração de bolos.

    Você pode procurar aqui no nosso blog (menu lateral tem um campo de busca) receitas de buttercream, ganache e cream cheese. Essas coberturas podem ser trabalhadas com bico de confeiteiro e perfeitas para cupcakes.

    ResponderExcluir
  37. Oi, amei a receita...fiz e deu super certo...mas o doce de leite derreteu, tem alguma dica para ele ficar firme?? Obrigada...bjs

    ResponderExcluir
  38. Olá Cake Licia!

    A consistência do doce de leite varia conforme o doce de leite que você usar. Conforme a marca tem doces de leite mais ou menos consistentes.

    Em geral para deixar ele ainda mais durinho, se pode colocar o doce de leite em uma panela, levando em fogo baixo. Mexa sem parar para que um pouco da água presente no doce de leite evapore. Assim ao esfriar, ele fique mais firme e não derreta com tanta facilidade.

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de agradecer a vocês por disponibilizar essa receita simplesmente maravilhosa! Fiz e deu muito certo fiquei hiper feliz !, pois estou pretendendo aceitar encomendas de cupcake e estou testando algumas receitas, mas essa de paçoca deixou todos no chinelo kkkk é perfeita! Massa fofinha com sabor de paçoca e com o doce de leite então...nunca vi combinação melhor! Deus abençoe vcs!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.