Receita: Cupcake de Paçoca (by Renata Prazeres)

Paçoca: Uma combinação perfeita de amendoim, com farinha de milho, açúcar e uma pitada sal, que revela ainda mais os diferentes sabores! Este docinho brasileiríssimo foi incorporado ao mundo dos cupcakes pela Renata Prazeres em uma receita maravilhosa, que ainda leva ...imaginem só...doce-de-leite! Não podia ficar melhor, né?


Para fazer os cupcakes de paçoca, você irá precisar de:
Massa (rende de 12 a 15 cupcakes):
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos grandes
- 3/4 de xícara de leite integral
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
- 3 paçocas (54g no total), tipo rolha, esmigalhadas
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Recheio e Cobertura:
- Doce-de-leite
- Paçocas

Pré-aqueça o forno em 180°C e já disponhas as forminhas de papel sobre a assadeira 12 canecos para cupcake. Bata na batedeira os ovos e o açúcar até obter um creme fofo e branco. Em seguida, junte o leite, o óleo e a essência de baunilha. Coloque em outra tigela a farinha, o fermento, o bicarbonato e as paçocas esmigalhadas e misture bem. Acrescente esta mistura seca ao creme já batido e bata por mais 3 minutos, até que a massa fique bem homogênea. Despeje a massa nas forminhas até completar 2/3 e leve ao forno por cerca de 20 minutos, assando por completo. Tire do forno e deixe esfriar.

O recheio a Renata colocou o doce-de-leite com pedaços pequenos de paçoca. Neste caso, você pode cortar um o miolo do cupcake, tirando uma tampinha, aplicando o doce-de-leite e a paçoca, fechando com a tampinha de bolo. Se preferir, misture o doce-de-leite a paçoca e insira dentro cupcake com um saco de confeiteiro.

Para a decoração, use um bico de confeiteiro tipo pitanga, para ficar com um desenho bem bonito e conclua a montagem do cupcake com "a cereja do bolo", um pedaço caprichado de paçoca!

Você ainda pode elaborar outras formas de montar o seu cupcake de paçoca, como colocando apenas um pedaço de paçoca dentro do cupcake, fazendo as vezes do recheio, ou aplicando o doce-de-leite com uma espátula por cima do cupcake e passando depois em uma farofa de paçoca. Independente do jeito que quiser montar, o seu cupcake irá ficar com certeza uma maravilha!

Quem quiser, também pode conferir o Flickr da Renata, que tem muita coisa linda!

*

Atenção a lista de compra:

Assadeira de metal 12 canecos
- Açúcar
- Farinha de trigo
- Leite integral
- Óleo
- Ovos
- Paçocas

Crédito da receita e da imagem: Renata Prazeres