Receita: Dedinho de chocolate

Quem já não escutou o seguinte sermão quando era pequeno "Não vá passar o dedo na cobertura do bolo, hein!"? Pois agora é a oportunidade para lambuzar os dedinhos e até dar umas mordidinhas neles, de tão gostosos que eles vão ficar. Calma, calma... Os dedinhos que estamos falando são de biscoito cobertos de chocolate, uma das deliciosas receitas da Nestlé.

detalhe receita

Para fazer os dedinhos de chocolate, você irá precisar de:
- 1 pacote de biscoito tipo maizena
- 395g de doce de leite
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1/2 colher de chá de canela em pó
- 1 pitada de cravo da índia em pó
- 500 g de chocolate meio amargo picado

Comece fazendo o biscoito. Bata no liquidificador o biscoito até ficar uma farofa e coloque em tigela. Junte do doce de leite, o chocolate em pó, a canela e o cravo em pó, misturando bem com a mão. Forre uma assadeira com papel manteiga e modele a massa em formato de palitinho. Se preferir dá para abrir a massa com um rolo e cortar com uma espátula ou carretilha os palitinhos. Disponha os palitinhos de massa na assadeira forrada deixando eles ligeralmente separados uns dos outros. Leve ao freezer para endurecer por mais ou menos 30 minutos.

Nos 5 últimos minutos dos biscoitos no freezer, prepare o chocolate, conforme ensinamos aqui no blog e já deixe outra assadeira forrada com papel manteiga. Agora banhe os biscoitos no chocolate e vá pondo na assedeira. Leve a geladeira por mais 1 hora e sirva.

Veja algumas dicas para os seus dedinhos de chocolate:
- Se quiser dar um ar mais colorido, derreta chocolate branco, adicione algumas gotas de corante e confeite os dedinhos com a ajuda de um saco de confeiteiro, pincel ou até mesmo o garfo para banhar;
- Antes de levar os dedinhos de chocolate banhados no chocolate para a geladeira, jogue granulados ou confeitos;
- Use os dedinhos de chocolate para decorar bolos e cupcakes.

*

Atenção a lista de compras:

Crédito da foto e da receita: Nestlé

Receita: Muffin de Queijo Parmesão

Aqui no blog, sempre falamos de doces e também bastante de cupcakes. Para mudar um pouquinho de assunto, agora é a vez do salgado, e por que não postarmos uma receita de muffin? Este bolinho que é primo-irmão, quando não é irmão gêmeo dos cupcakes, são uma ótima pedida para beliscar de lanche ou se deliciar no café-da-manhã.


A receita que vamos passar é de Muffin de Queijo Parmesão e você irá precisar de:

- 2 xícaras de farinha de trigo com fermento (ou 2 xícaras de farinha trigo e 1 colher de chá de fermento em pó)
- 3/4 de xícara de queijo parmesão ralado (o ideal é o queijo parmesão fresco ralado na hora)
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 xícara de leite
- 1/4 de xícara de óleo
- 2 ovos grandes

É tão fácil a receita que você vai querer fazer quase todos os dias. Pré-aqueça o forno em 180 graus e em uma tigela coloque os ingredientes secos (farinha, açúcar e queijo), misturando bem. Em outra tigela, bata o leite, o óleo e os ovos até ficar homogêmeo. Agora junte a parte líquida na mistura de farinha e bata. Para bater, pode ser tanto na batedeira quanto na mão com um fouet. Assim que a massa estiver pronta despeje a massa na forma de 12 canecos untada ou com forminhas de papel, com 2/3 de massa. Leve ao forno por cerca de 15 a 18 minutos até que fiquem dourados.

Falamos em colocar queijo parmesão ralado fresco pois ele derrete melhor e possui um gosto um pouco mais acentuado do que os queijos ralados de saquinho, porém isso não impede de usá-los. Se quiser dar ainda mais um toque especial, adicione uma pitada de noz-moscada.

Atenção a lista de compras:
- farinha de trigo com fermento
- queijo parmesão
- açúcar
- leite
- óleo
- ovos

Crédito da imagem e da receita: MyRecipes

Promoção: Ganhador Forma Callebaut de Apito

O juiz deu o apito final e já sorteamos o ganhador da forma Callebaut de apito para chocolate!

Parabéns Carlos Santos (@karlus01)!


Entraremos em contato com você no twitter através de Direct Message para pegar as informações para o envio da forma.

The Miss Cupcake : Wrappers e Lolipops

Aqui na BarraDoce, você encontra diversas coleções de wrappers da The Miss Cupcake, inclusive wrappers para mini cupcakes e lolipops.

Veja abaixo as coleções e algumas sugestões de combinações das diversas estampas de wrappers e lolipops, deixando os seus cupcakes ainda mais lindos.


Coleção Quarteto (clique aqui para ver todos os produtos no site)










Coleção Exclusiva BarraDoce (clique aqui para ver todos os produtos no site)








Coleção Lolipops (clique aqui para ver todos os produtos no site)
&
Shine Mini Wrappers (clique aqui para ver todos os produtos no site)




Crédito das imagens: The Miss Cupcake

Promoção: Forma Callebaut de Apito

Apita o árbitro! Começa agora a promoção que irá sortear na próxima terça-feira, dia 29 de Junho, às 10hs da manhã, uma forma da Callebaut para chocolate em policarbonato, com formato de apito. Para participar é só retwittar a mensagem " Eu quero a forma de apito Callebaut da @barradoce! http://migre.me/S48F #sorteioBD"até a 23:59 do dia 28 de Junho.


Você tem até os 45 do segundo do tempo para retwittar e cruzar os dedos, pois o sorteado pode ser você!

E não deixe de seguir @barradoce no Twitter para retwittar. Lá você encontra sempre novidades, promoções e dicas.

Cupcake Camp Paris

Os cupcakes invadiram a França e terão um dia especial só para eles em Paris, dia 4 de Julho.


Neste dia será realizado o Cupcake Camp Day que reunirá confeiteiros profissionais, amadores e amantes de cupcake no Bistrot Vivienne, que fica na Rue Petit Champs, número 4, onde eles experimentarão, compatilharão e julgarão os cupcakes em diversas categorias, como o mais patriótico e o com o ingrediente mais inusitado. Hummm! Não dá nem para imaginar quantos cupcakes deliciosos os sortudos dos franceses irão comer.

Além de lamber os beiços, quem for ao Cupcake Camp Day irá ajudar a organização Rebuilding Haiti Now, com os 10 Euros de entrada e que dará direito também a uma bebida.

E ai? Já comprou a sua passagem?

Crédito da imagem: Cupcake Camp Day

Dica: Cupcake Rainbow (Arco-Íris)

Quer mudar um toque colorido nos seus cupcakes de baunilha? Então abuse dos corantes, pois assim com o bolo Red Velvet, agora você irá cair em uma nova dimensão de cupcakes, multicoloridos, como os Cupcakes Rainbow ou, Arco-Íris.

rainbow-cupcake

Para criar as camadas de várias cores, é super simples. Faça uma receita de cupcake de baunilha e divida a massa igualmente em partes, no número de cores que quer colocar no seu cupcake. Adicione quantas gotas de corante forem necessárias até chegar na cor que quiser e misture bem, para que fique bem uniforme. Coloque um pouco de cada massa colorida dentro das forminhas, uma de cada vez, formando camadas e leve ao forno. Veja só esse vídeo que mostra direitinho como fazer o cupcake Rainbow.



Crédito da imagem e do vídeo: I Can Has Cook? (foto) e fondasaurusrex (vídeo)

Receita: Cupcake de Baunilha

Uma receita básica de cupcake que pode dar origem há muitas outras variações, com alguns toques especiais que você pode se atrever a fazer, é o de baunilha.

Vanilla Cupcakes picture

Você irá precisar de:

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 3/4 de colher de chá de sal
- 2 tabletes de manteiga sem sal (100 gramas cada tablete), cortado em cubinhos e em temperatura ambiente
- 4 ovos
- 1 xícara de leite
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Vamos lá! Pré aqueça o forno em 180 graus e coloque as forminhas de papel já na forma de 12 canecos. Misture os ingredientes secos, farinha, açúcar, fermento e sal, e depois que estiver tudo bem misturado, adicione a manteiga e bata na batedeira até que vire uma massa. Em uma outra tigela de batedeira maior bata os ovos, o leite e a essência de baunilha. Depois vá colocando a primeira mistura em 3 partes, sempre parando a batedeira e passando uma espátula para desgrudar a massa das laterais de tigela antes de adicionar a parte seguinte. Coloque a massa nas forminhas com 2/3 de massa, para que ela cresça um pouco mais de 1/3. Tire os cupcakes do forno assim eles estiverem corados e o teste do palito sair limpo, deixando esfriar em uma grade. Rende cerca de 30 cupcakes.

Atenção a lista de compras:
- farinha de trigo
- açúcar
- fermento em pó
- sal
- manteiga sem sal
- ovos
- leite

Crédito da receita e da imagem: Martha Stewart (receita) e ifood (foto)

Dica: Cestinha de Chocolate

Fazer uma cestinha de chocolate é tão fácil quanto encher uma bexiga, literalmente! Essas cestinhas são ótimas para servir sobremesas e frutas. Veja esse vídeo da The Chocolate Addict para entender como se faz:



No mercado você encontra bexigas de diversos tamanhos e formatos, então escolha a que você que será melhor para a apresentação do seu doce ou sobremesa. Encha as bexigas, lave-as com água e sabão para tirar aquele pó que vem nelas, e forre uma assadeira forrada com papel manteiga. Agora prepare o chocolate (clique aqui para ver como) e ,assim que ele estiver no ponto certo, mergulhe as bexigas no chocolate, deixando pingar um pouco do excesso e coloque na assadeira, levando a geladeira para que o chocolate endureça. Tire a assadeira da geladeira e estoure as bexigas, soltando elas do chocolate.

Se quiser você pode mergulhar mesclar o chocolate para dar um charme a mais ou então mergulhar a bexiga novamente em um chocolate diferente.

Essa dica é um estouro, né?

Crédito do vídeo: The Chocolate Addict

Dica: Cupcake com Pipoca Doce

Em época de copa um petisco muito consumido nos dias de jogos do Brasil é a pipoca. Com a onda dos cupcakes, será que dá para juntar pipoca com cupcake? Dá sim... Olha só esse cupcake decorado com mini marshmallows:

Popcorn Cupcakes

Mas como não é em todo lugar que se acha facilmente mini marshmallows, você pode substituí-los pela tradicional pipoca doce (aquela do saco rosa) ou faça em casa pipoca doce.

Para fazer a pipoca doce em casa, você irá precisar de:
- 1/2 xícara de chá de milho para pipoca
- 2 colheres de sopa de óleo
- 6 colheres de sopa de açúcar

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre e devagar para o açúcar derreter no óleo e o milho esquentar por igual. Quando começar a estourar, feche a panela e desligue o fogo quando o intervalo de estouro entre um pipoca e outra for maior de 3 segundos. Despeje em uma assadeira para esfriar. Cuidado com a pipoca, pois ela ficará muito quente por causa do caramelo que irá se formar em volta dela.

Para decorar o cupcake, passe uma cobertura, tipo buttercream, por cima do bolinho e depois vá aplicando a pipoca doce. Se quiser ainda deixar a pipoca doce colorida, adicione a receita uma colher de chá de corante ou troque 2 colheres de açúcar por 3 colheres de chocolate em pó.

Outra dica bacana para você deixar o seu cupcake incrementado é usar o wrapper xadrez vermelho caracterizando um balde.


Atenção a lista de compras:
- milho para pipoca
- óleo
- mini marshmallow (disponível na nossa loja física)
- corante
- chocolate em pó (disponível na nossa loja física)

Crédito da imagem: Family Fun Magazine (cupcake de "pipoca")

Princípios Básicos para Fazer Cupcakes: Recheando Cupcakes

Normalmente os cupcakes são sem recheio, mas isso não impede que você deixe eles ainda mais cheios de sabor. As técnicas mais comuns de rechear os cupcakes são as seguintes:

Técnica 01: Cortando o cupcake

Corte o centro do cupcake, fazendo um círculo, com a ajuda de uma faca pequena.

cupcake, pre-filling

O macete é inclinar a faca, para que a parte cortada saia no formato de um cone.

cupcake center cone

Com esse cone tirado do cupcake, corte a parte de baixo, para que após seja colocado o recheio, você consiga fechar o espaço com a tampinha do cone.

cupcake with center removed

Coloque o recheio com a ajuda de um saco de confeiteiro e feche com a tampinha retirada.

cupcake, filled

Técnica 02: Recheando com bico de confeiteiro

Essa técnica é um pouco mais fácil e você consegue trabalhar com mais agilidade. Use um saco de confeiteiro com um bico tipo perlé com a abertura de tamanho médio. Coloque o recheio no saco, insira o bico no centro do cupcake e faça pressão para encher de recheio.


Conforme for enchendo de recheio, vá tirando o bico, mantendo a pressão para que o espaço ocupado pelo bico vá se completando de recheio.


Uma alternativa ao saco e bico de confeiteiro é usar a pistola Dessert Decorator da Wilton.



Técnica 03: Cortando o cupcake

Um outro jeito de rechear o seu cupcake é fazendo um pequeno corte na parte central do topo do seu cupcake com uma faca, abrindo uma fenda. Em seguida, insira o recheio colocando-o com a ajuda de um saco de confeiteiro, não sendo necessário colocar nenhum bico.

Crédito das imagens: Baking Bites (técnica 01) , Evil Shenanigans (técnica 02) e Wilton (Dessert Decorator)

Receita: Biscoito de Paçoca com Pé-de-Moleque

Junho é o mês de Festas Juninas e nelas ficamos completamente envolvidos pela música, dança e comes e bebes. A paçoca e o pé-de-moleque são dois doces muito presentes nas festas e são praticamente dois opostos feitos de amendoim, sendo a paçoca macia feita com uma farinha de amendoim e o pé-de-moleque bem duro com o amendoim inteiro no meio do caramelo. A receita que vamos passar é de uma combinação dos dois, pois como diria o ditado "os opostos se atraem".


Esta receita é do site CHOW e eles chamam essa receita de "Sticky Peanut Cookie Bar", mas vamos abrasileirar e chamar de Biscoito de Paçoca com Pé-de-Moleque. Basicamente, a receita é uma base de paçoca coberta com pé-de-moleque.

Para essa receita você vai precisar de:

Para a base:
- 1/2 xícara de amendoim torrado e sem sal
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 8 colheres de sopa de manteiga sem sal e gelada, cortada em pedaços pequenos

Para a cobertura:
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de água
- 1/4 de xícara de creme de leite
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 1/3 xícara de raspas de chocolate meio-amargo
- 1 1/2 xícara de amendoim torrado sem sal

Vamos começar com a base. Pré-aqueça o forno em 180 graus. Usando uma assadeira quadrada 20 x 20cm com fundo falso, forre o fundo e as laterais com papel manteiga e reserve. Assadeira forrada com o papel manteiga torna muito mais fácil a retirada da massa. Bata no procesador o amendoim, a farinha, o açúcar e o sal, até que o amendoim esteja bem triturado e fino. Junte a manteiga e bata pulsando até que vire uma massa. Coloque a massa na assadeira, pressionando para que ela fique mais compacta e leve ao forno até dourar, o que leva uma meia hora. Quando estiver pronto, retire no forno e deixe esfriar em uma grade.

Agora é a vez da cobertura. Em uma panela média, junte o açúcar, 1/2 colher de chá de sal e a água e leve ao fogo, deixando que essa misture ferva em fogo médio, mexendo de vez em quando até o açúcar derreter completamente. Deixe ferver e sacuda a panela para mexer o caramelo, pois agora você não pode mexer com uma colher, até que ele fique dourado escuro. Tire a panela do fogo, adicione e mexa o creme de leite e a essência de baunilha. Mas cuidado porque quando você colocar o creme de leite, ele vai ferver no caramelo saindo muito vapor além de poder respingar.

Espalhe as raspas de chocolate sobre o biscoito de paçoca, junte o amendoim na calda de caramelo, jogando imediatamente a calda sobre o biscoito e, por fim, salpique o sal por cima do caramelo. Deixe esfriar e corte em quadrados para servir.

*

Atenção a lista de compras:
- amendoim torrado e sem sal
- farinha de trigo
- manteiga sem sal
- sal
- água
- chocolate meio-amargo (disponível apenas em nossa loja física)

Crédito da imagem e receita: Chow

Receita: Fondue de Chocolate com Bolinhos

Nos dias de inverno o que a gente mais quer é ficar de baixo das cobertas, bem quentinho e ainda comer muito chocolate, bolinhos, doces.... Resumindo, ficamos loucos para comer açúcar! Que tal então fazer um fondue com mini bolos, sorvetes e frutas?


Começando pelos bolinhos, a nossa dica é usar as formas da silicone da Silikomart para fazer bolinhos cheios de estilo. Essas formas são ótimas, pois vão ao forno e desenformam com facilidade, mas opte por aquelas que tem as cavidades menores, dando um tamanho bom para os bolinhos.

Silikomart - Small HeartSilikomart - Small Rectangular SavarinSilikomart - Small Cone

Faça a massa de bolo que quiser, asse, desenforme e deixe esfriar enquanto você prepara o resto. Alguns bolos que vão ficar uma delícia para o fondue são o de Fubá, Banana, Café ou Cappucino, Red Velvet e Menta.

Para o fondue, você irá precisar de:
- 300g de chocolate ao leite picado
- 100g de chocolate amargo picado
- 1 lata de creme de leite
- 5 colheres de conhaque (opcional)

Em uma panela esquente o creme de leite até começar a querer ferver e deslique. Coloque o chocolate amargo picado e mexa, derretendo por inteiro. Depois coloque o chocolate ao leite e mexa, derretendo e deixando bem homogêneo. Se for preciso esquentar mais um pouco, coloque a panela em que você está fazendo o fondue em banho maria. Adicione as colheres de conhaque e está pronto!

Dica: Para fazer essa flor decorando o fondue, faça uma espiral do centro para fora com um fio de creme de leite, pegue um palito e risque, também do centro para fora, o fondue.

Agora é só se deliciar!

Atenção a lista de compras:
- chocolate ao leite (disponível na nossa loja física)
- conhaque

Crédito das imagens: Girly Bubble (fondue da Baskin Robbins)

Receita: Cake Pop de Red Velvet

Muita gente amou a receita de bolo de Red Velvet e por isso vamos passar uma outra receita bem fácil, que é fazer cake pops com o Red Velvet.


Para fazer os cake pop você vai precisar de:
- 1 pote de cream cheese
- 1 kg de chocolate meio a amargo picado

Depois que o bolo estiver pronto e esfriado, esfarele ele todo em uma tigela. Despeje o cream cheese junto ao farelo do bolo e misture bem com as mãos, faça as bolinhas e vá colocando em uma assadeira forrada com papel manteiga. Você pode ou não colocar os palitinhos, mas se for colocar, esta é a hora, deixando tudo pronto para você só banhar com chocolate. Derreta o chocolate, em banho-maria ou no microondas, deixando ele bem derretido e homogêneo.



Aqui vai as dicas para banhar...

Com palitinhos: Os palitinhos serão super úteis para te ajudar a banhar. Mergulhe as bolinhas no chocolate e deixe secar com os palitos espetados em um isopor, ou em uma tigela alta com grãos (feijão, arroz...).



Sem palitinho: Use um garfo de banhar para te ajudar a mergulhar e retirar as bolinhas do chocolate e deixe secar em uma assadeira forrada com papel manteiga.


Atenção a lista de compras:
- ingredientes para o bolo Red Velvet (ver receita)
- cream cheese
- chocolate meio a amargo (disponível na nossa loja física)

Crédito das imagens: Gigglette (cake pops na tigela), Bake your heart out (cake pops com palito na assadeira e decorados com fitas preta e verde) e A Sweet Fantasy ( bolo esfarelado, bolinhas e e bolinhas cobertas de chocolate)



Split ou Granulado Quadradinho da Callebaut

A Callebaut tem um produto ótimo para quem vai decorar bolos, doces e cupcakes que são os splits ou, popularmente conhecidos como, granulados quadradinhos. Há 4 versões dele:

Split pequeno, com 1,5 a 2,7 mm, nas versões amargo e ao leite.



Split grande, com 2,7 a 6,5 mm, nas versões amargo e ao leite.


Esses são os melhores granulados disponíveis no mercado, pois são de chocolate puro com a medida certa de manteiga de cacau, derretendo na boca, sendo então considerados nobres. Estes granulados diferentemente dos encontrados nos mercados de todo o país, são feitos de chocolate enquanto os outros granulados são feitos de açúcar aromatizados com chocolate.

O uso deste granulado quadradinho garante aos seus doces sofisticação e muito sabor, derretendo na boca!

Eles ficam divinos em brigadeiros, em bolos, tortas e também em cupcakes. Muitas doceiras, confeiteiras e boleiras usam esse granulados.

Os granulados quadradinhos (ou splits) da Callebaut você encontra apenas na nossa loja física.

Crédito das imagens: Callebaut (splits).