Dica: Biscoitos de Palavra-Cruzada

Mesmo que você não curte jogos, temos certeza que você irá se deliciar com esta Palavra-Cruzada de biscoitos. A idéia destes biscoitos é do blog Bake at 350, da Bridget Edwards, para o Dia dos Namorados.


Para fazer os biscoitos, você irá precisar de um kit mini cortadores quadrado e depois é só decorar com glacê real.

Crédito das imagens: Bake at 350

Receita: Glacê Real

O glacê real é muito usado principalmente para a decoração de biscoitos, cupcakes e bolos. Ele tem a característica de secar e endurecer.


Para fazer o glacê real, você irá precisar de:

- 3 claras de ovo, em temperatura ambiente
- 4 xícaras de açúcar de confeiteiro
- 1/2 colher de chá de cremor de tártaro ou suco de limão
- corante (opcional)

Na batedeira bata as claras, o açúcar de confeiteiro e o cremor de tártaro ou o suco de limão em velocidade baixa até que misturar bem. Se quiser pode usar um fouet em vez da batedeira. Desligue um pouco a batedeira e passe uma espátula na lateral da tigela, descolando a mistura. Volte a bater em velocidade média, por cerca de 7 a 10 minutos, até que fique bem branca, firme e brilhante. Caso precise endurecer mais um pouco adicione açúcar de confeiteiro até atingir o ponto. E se desejar, você pode adicionar algumas gotas de corantes para dar cor.

Agora é só usar! Com a ajuda de um saco de confeiteiro a aplicação do glacê fica mais fácil e é possível trabalhar fazendo diversos desenhos.

Mas para trabalhar bem com o glacê real, vale algumas dicas:
- O glacê, como já dissemos, quando seca endurece bastante, que já começa acontecer assim que a mistura está pronta, então é preciso ter agilidade.
- Para prevenir que ele endureça antes de que você comece a trabalhar, molhe um papel toalha e cubra bem a tigela onde está o glacê pronto, pois conservando a umidade se consegue retardar o endurecimento.
- Se você já tiver preenchido um saco de confeiteiro com o glacê, feche bem apertado a abertura do saco e envolva o bico com um papel toalha umedecido, evitando que a ponta seque.
- Conforme a umidade, temperatura e quantidade de glacê, levará de 15 a 60 minutos para que ele endureça após aplicado nos biscoitos, cupcakes ou bolos.
- Não coloque na geladeira nada que você tenha confeitado com o glacê, pois ela contém umidade fazendo com que ele amoleça e fique grudento.

Pela praticidade, há a mistura pronta para fazer glacê real, que é só adicionar água e você encontra o em nossa loja física.

Crédito da foto: Wilton

Dica: Bolo de Noiva e Madrinhas

As madrinhas sempre se unem para organizar um chá-de-cozinha super bacana e animado para a noiva. A dica que vamos passar é de fazer alguns bolos divertidos para o dia, olha só:



As formas que você irá precisar usar são a Classic Wonder Mold e a Mini Wonder Mold, ambas da Wilton.




Comece a preparação 2 dias antes do chá-de-cozinha fazendo os cabides com glacê real (veja a receita aqui), para garantir que ele endureça. com o glacê pronto, coloque algumas gotas de corante preto e encha o saco de confeiteiro com um bico perlé fino, tipo o número 4, de o glacê. Em um papel sulfite faça o desenho a lápis do cabide e por cima coloque uma folha de papel manteiga. Agora usando o glacê, siga o desenho formando o cabide. Quando secar, o glacê irá endurecer bastante e é só descolar do papel manteiga que você terá os cabides. Irá sobrar glacê da receita, que você usará para decorar os bolos.

No dia seguinte, faça os bolos com a massa de sua preferência. Enquanto os bolos assam e esfriam após de prontos, vá preparando a cobertura que será de pasta americana. Prepare a pasta americana e separe pela quantidade de bolos que você irá cobrir, lembrando que o da noiva precisa ter um pouco mais, por causa do tamanho. Essa separação irá te ajudar bastante caso você faça o bolo de cada madrinha de cores diferentes adicionando algumas gotas de corante.

Abra a pasta americana com um rolo, deixando com cerca de 0,5 cm de espessura. Usando o cortador da noiva do kit roupa de noivos, corte a pasta para fazer os bustos das madrinhas, dividindo depois com uma espátula para ficar só com a parte de cima do vestido. Para o busto da noiva, use o mesmo cortador, separe com uma espátula o busto da saia. A saia você irá usar para o busto da noiva, fazendo o decote igual ao das madrinhas com a ajuda de uma esteca. Faça tirinhas para as alças dos vestidos e una no busto. Cole os cabides nos bustos com um pouco de glacê, deixando endurecer.

Agora abra mais a pasta americana e cubra todos os bolos. Decore com o glacê e por último junte o busto com a saia, centralizando no bolo, coloque um palito na parte de trás para ajudar a firmar e com uma tirinha de pasta americana faça o cintinho, dando acabamento.

A faixa com o nome da noiva e das madrinhas, você terá que fazer usando uma esteca fazendo o desenho da faixa, que será grudada na parte de trás dos bustos. Antes de juntar com o vestido, escreva os nomes com uma caneta para decorar bolos.

Crédito das imagens, fontes e receita: Wilton

Dica: Lolipops Miss Cupcake

Agora além dos wrappers da Miss Cupcake para enfeitar os seus cupcakes, deixando eles ainda mais bonitos, temos um novo lançamento, que são os lolipops.

São duas versões de lolipops, a Estrela e Coração. Veja como eles ficam fofos nos cupcakes:



Crédito das imagens: The Miss Cupcake

Dica: Biscoitos em Clima de Copa do Mundo

Assim como a idéia que a gente deu no nosso twitter e aqui no blog de fazer as camisetas, bolas e chuteiras inspirados no clima de Copa do Mundo, vejam os lindos biscoitos de camisa, chuteira e bola criados pela Giuliana Azambuja da Petit Four Brasil, que entrou em campo mostrando as habilidades decorando biscoitos.


Show de bola, né?

Saia do aquecimento e entre em campo também. Decore os biscoitos inspirados nas camisas dos outros países que participarão da Copa 2010 ou no seu time do coração. Você terá até uma torcida organizada na sua cozinha, assim como a Giuliana já tem!

Crédito da imagem: Giuliana Azambuja, da Petit Four Brasil

Receita: Chocolate Quente com Café

Hoje é o dia Nacional do Café e para comemorar (e esquentar) selecionamos uma receita super gostosa de Chocolate Quente com Café.


Você irá precisar de:
- 1/2 xícara de leite
- 1 xícara de creme de leite
- 1/4 de xícara de café em grãos
- 1/4 de xícara de chocolate meio amargo picado
- 2 colheres de sopa de licor de café
- 1 colher de chá de açúcar de confeiteiro
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó

Em uma panela aqueça em fogo médio o leite e 1/2 xícara de creme de leite com os grãos de café, até que comece a ferver, desligue o fogo, cubra com a tampa e deixe descansar por 1 hora. Agora peneire esse leite, descartando os grãos de café e devolva a panela. Adicione o chocolate meio amargo e volte ao fogo, até que fique bem homogênea. Desligue o fogo e acrescente o licor. Agora bata a 1/2 xícara de creme de leite com o açúcar de confeiteiro, fazendo um chantilly. Divida o chocolate quente em 2 xícaras e decore colocando o chantilly por cima e salpique com o chocolate em pó.

Uma dica para servir: faça chocolatinhos com essência de café em forma de grão de café ou decorados com transfers de grão de café.

Atenção a lista de compras:
- leite
- café em grãos
- chocolate meio amargo (disponível na nossa loja física)
- licor de café
- açúcar de confeiteiro (disponível na nossa loja física)
- chocolate em pó (disponível na nossa loja física)

Crédito da receita e da imagem: Martha Stewart

Receita: Buttercream de Chocolate

Além do buttercream tradicional, em que você pode colocar essências e corantes para dar uma cara diferente, outra opção também bem gostosa e muito usada é a de buttercream de chocolate.



Você irá precisar de:
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de clara de ovo (aproximadamente de 6 ovos)
- 1 xícara e 1/4 de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, cortada em cubos
- 2 xícaras de chocolate meio amargo derretido

Primeiro você vai bater a clara em neve, mas para isso coloque a tigela sobre uma panela com água quente, de jeito que a tigela não encoste na água, até que o açúcar tenha se incorporado a clara. Coloque a tigela no suporte da batedeira e bata até atingir o ponto de clara em neve, que é quando forma os picos.

Com a batedeira ainda ligada acrescente a manteiga, colocando um pedaço por vez, acrescentando outro quando o anterior já estiver bem batido. Bata até que a misture fique clara e bem fofa. Por último acrescente o chocolate, batendo até que esteja bem misturado ao resto.

Agora é só cobrir os seus cupcakes ou o seu bolo, passando com uma espátula ou colocando em um saco de confeiteiro com o bico da sua preferência. Esta receita rende para cerca de 15 cupcakes.

Atenção a lista de compras:
- açúcar
- ovo (serão usadas apenas as claras)
- manteiga sem sal
- chocolate meio amargo (disponível a nossa loja física)

Crédito da receita e da imagem: Martha Stewart

Dica: Cupcake com Coração

Para o Dia dos Namorados, todo mundo vai cair de amores por...cupcakes! Ainda mais, porque, quem conhece estes maravilhosos bolinhos já é completamente apaixonado por eles.

Uma dica para o Dia dos Namorados é fazer um cupcake com o topo vazado em forma de coração.


Faça uma receita de cupcake e ,após pronto e frio, corte o topo do cupcake.

pink lemon cupcakes

Use um cortador de coração para cortar o topo do cupcake. Para outras ocasiões, você pode usar outros cortadores.

pink lemon cupcakes

Aplique a cobertura que quiser e aplique o topo vazado ou apenas o coração cortado em cima da cobertura. Você pode ainda salpicar alguns confeitos ou cobrir o vazado com mais cobertura!

pink lemon cupcakes


Clique aqui para ver mais produtos para fazer cupcakes.

Crédito das imagens: justJENN recipes

Princípios Básicos: Tipos de Bicos de Confeiteiro

Bicos de confeiteiro, ou de confeitar, são um acessório que não pode faltar na cozinha de ninguém que gosta de confeitaria. São modelos e mais modelos para você fazer os mais variados tipos de decorações em bolos, cupcakes, biscoitos, tortas e muito mais.



Uma dúvida muito comum é sobre qual saco de confeiteiro utilizar para cada bico. Pois bem, saiba que você pode utilizar qualquer bico (de qualquer marca e tamanho) com qualquer saco de confeiteiro, são todos compatíveis.

O que muda nesta questão é quando você deseja usar o adaptador para bicos de confeitar. Este acessório permite que você troque o bico enquanto usa o mesmo saco de confeitar, mesmo que ainda tenha recheio/cobertura dentro dele!

É muito prático quando você faz decorações usando bicos diferentes, mas neste caso você precisa se atentar ao tamanho de bico e a marca para escolher o adaptador correto. Bicos grandes funcionam com adaptadores grandes e bicos pequenos com adaptadores pequenos. Ah, e cada marca com o seu adaptador: bicos de confeitar Wilton funcionam com os adaptadores da Wilton, e os da Mago com os da Mago.

Note que alguns bicos não funcionam com nenhum adaptador! Normalmente está informação estará disponível na descrição do produto.

Bom, voltando a falar especificamente sobre os bicos para confeitar. Eles são divididos em famílias, cada uma tendo um tipo de decoração específico. Vamos conhecer as opções?

Estes modelos e numerações são para os bicos de confeitar da Wilton. As outras marcas poderão ter numerações diferentes, mas a maior parte dos modelos podem ser encontrados em outros fabricantes.


BICOS PARA CONFEITAR TIPO PERLÊ


São os bicos mais comuns para fazer contornos, escrever, fazer pois, bolas, esferas, hastes e rendas. Vão desde aberturas bem pequenas, para trabalhos delicados e detalhados, até os com aberturas maiores. Quer ver os modelos que temos à venda aqui na BarraDoce? Então clique aqui e confira!


BICOS PARA CONFEITAR TIPO PITANGA/ESTRELA



Estes bicos são usados para criar estrelas e flores, além de possibilitar a criação de um efeito que reproduz uma conchinha, como se pode ver na imagem, ótima para dar acabamento. 

Dentre eles, está talvez o bico mais famoso de todos: bico para confeitar 1M da Wilton. Ele é o mais utilizado para decoração de cupcakes, dando aquele efeito clássico e lindo de espiral.



Para conferir todos os modelos deste tipo que temos em nossa loja, clique aqui.



BICOS PARA CONFEITAR TIPO SERRA


Os bicos de serra normalmente possuem 2 lados, um liso e outro serrilhado. Alguns bicos ficam nessa categoria, mas não possuem o serrilhado, que é o caso do bico 44 e 45. Com ou sem serra estes bicos são ótimos para fazer o efeito de cesta, fitas e ondulados. Veja aqui os bicos serra disponíveis no site.


BICOS PARA CONFEITAR TIPO PÉTALAS



Com esses bicos você consegue fazer pétalas de flores, plissados, drapeados, festões e arcos. O bico 116 da Wilton é bastante usado para fazer rosas grandes. Veja aqui os bicos pétala disponíveis no site.


BICOS PARA CONFEITAR TIPO FOLHAS


Assim como o próprio nome diz, esse bicos são para fazer folhas. Para criar este efeito é preciso controlar bem a pressão feita no saco, aumentando gradualmente, além de fazer o movimento para frente e para trás para fazer as ranhuras. Veja aqui os bicos folha disponíveis no site.

BICOS PARA CONFEITAR TIPO MÚLTIPLO E CHUVEIRO


Com os bicos múltiplos você pode fazer linhas, cordas, cabelos e estrelas. Algumas dicas: para dar o efeito de grama, normalmente é usado o bico 233 e o bico Triple Star é perfeito para preenchimento mais rápido de áreas grandes. Veja aqui os bicos chuveiro disponíveis no site.


BICOS PARA CONFEITAR TIPO BABADOS


Estes bicos produzem o efeito de babados e conchas, ideal para acabamentos. Confira os modelos clicando aqui.


BICOS PARA CONFEITAR TIPO DIVERSOS ESPECIAIS


Com os bicos diversos você consegue fazer árvores de natal, corações, conchas, cordões e babados. Veja o que temos aqui.


BICOS PARA CONFEITAR TIPO FLORES ESPECIAIS


Esses bicos são geralmente dividos em três categorias: pequeno (106-225), médio (131-194) e grande (195, 2C a 1G). Este bicos possuem um pequeno pino preso internamente no centro, que garante o formato da flor. Os bicos grandes podem ser usados para aplicar massa de biscoito. Veja aqui os bicos flores disponíveis no site.

Além dos bicos avulsos você pode adquirir também kits de bicos. São diversas opções oferecidas, desde kits básicos com 4 bicos para tipos de decorações específicas até as caixas super completas da Wilton. Em nossa loja você encontra diversas opções, confira todas aqui.

E não se esqueça. Você pode efetuar suas compras diretamente em nossa loja (estamos em São Paulo, no bairro de Moema: Av. dos Eucaliptos, 305) ou se preferir diretamente em nosso site, entregamos em todo o Brasil.

Crédito do texto e imagens: Wilton e Cake Decorating Tips

Dica: Cupcakes para Casamento

É claro que não poderíamos deixar de falar sobre de cupcakes em casamento. O cupcake não é um docinho coadjuvante, ele simplismente rouba a cena nas mesas de doce, ainda mais pela alta cotação nos últimos tempos.

Como se não bastasse roubar a cena na mesa de doces, ele está sendo usado como substituto do bolo, sem perder a tradição dos noivos cortarem o bolo. Como é possível? Bom, pegando mais uma tendência originada nos Estados Unidos, eles estão fazendo suportes repletos de cupcakes e no topo colocam um bolo pequeno para que os noivos cortem juntos como forma de simbolizar a partilha e a união.

Three tiers of carrot cake, vanilla and chocolate cupcakes with buttercream gave height to a smaller bride-and-groom cake decorated with cymbidium orchids.

Vanilla and chocolate cupcakes filled out five of the six tiers in the tower. The couple cut into a small, pink cake which sat on top.

Since there would be many other desserts floating around, the couple opted for a cupcake tower. Fabric matching the table linens covered the tiers and orchids added a soft touch.

Several flavors of cupcakes were presented on a multi-tiered display. In a nod to tradition, there was a cake for cutting at the top with a design similar to the invites.

Angela and Michael’s two-tiered cake was covered with white frosting and decorated with fresh flowers. Pink piping added a vintage look to the tiers. The couple also ordered a selection of cupcakes frosted with strawberry and chocolate.

Eight tiers of vanilla cupcakes in lace-cut paper created the "base" for Dorothy and Mark‘s two-layer buttercream cake.

O "bolo" formado pelos cupcakes dá um ar super descontraído deixando até os convidados a vontade para pegar, como você também pode pedir que sejam servidos como o tradicional bolo cortado que vem da cozinha.

De porcelana, vidro ou até de isopor forrado de tecido ou papel especial, os suportes podem ser variados e dão ainda mais destaque aos cupcakes. E brinque com a composição de cores que as forminhas de papel podem fazer trazendo um pouco da decoração para os cupcakes.

Crédito das imagens: Culinary Creations e In Design Wedding (1), Vanilla Bake Shop e Ryan Phillips Photography (2), Inticing Creations e Adeline & Grace Photography (3), Jamaica´s Cake e Claire Barrett Photography (4) e Pink Cake Box e David Lau Photography (5) para o site The Knot.

Dica: Biscoitos para a Copa

Com o tema de Copa do Mundo ou só de futebol, você pode fazer diversos biscoitos bem legais e divertidos. Nos Estados Unidos a idéia de bouquet de biscoitos já não são das mais recentes, mas é super bacana para dar de presente ou fazer em tamanho menor para dar de lembrancinha. Vejam as idéias das lojas Cookies by Design e Corso´s Cookies:


Para fazer as bolas de futebol use o cortador de bola de futebol, que tem gomos já moldados para ficar mais fácil de você decorar.


E com o kit de cortadores Roupa de Esporte você pode fazer a camiseta e a chuteira.


Ou o kit de cortadores Futebol com todos os elementos que este clássico merece!

Crédito das imagens: Cookies by Design (bouquet bolas e ursos) e Corso´s Cookies (bouquet camisetas e bolas).

Receita: Bolo de Bola de Futebol

A Copa do Mundo começará no próximo mês e o mundo inteiro vai parar para assistir aos jogos mesmo que o seu país não esteja competindo. Nós brasileiros vamos torcer, sofrer e vibrar com a nossa seleção rumo ao hexa!

Assim como os jogadores mostrar o show de bola no gramado, você pode mostrar o show de bolo de bola em casa! O que acha?

Parece ser um pouco difícil de fazer um bolo 3D de bola, mas achamos um tutorial no blog The Claytons Blog que vai ajudar bastante. A forma é a Sport Ball Pan, da Wilton, que vem com 2 meia esferas e 2 suportes.


A primeira coisa que você vai fazer é a massa do bolo. Enquanto a massa está no forno, prepare a base onde o bolo será acomodado. Para isso pegue um tabuleiro, que pode ser tanto redondo quanto quadrado e o cubra com pasta americana tingida com corante verde.

Com fondant tingido também de verde e usando um bico tipo de estrela cubra toda a superfície, para fazer a grama.

Com o bolo pronto, desenforme e deixe esfriar em uma grade, enquanto você prepara o recheio que preferir. A dica para o recheio é que ele seja mais consistente para que você consiga juntar bem as duas meia esferas.


Em uma meia esfera, coloque o recheio e a cubra com a outra metade.


Para deixar a bola bem uniforme foi usado ganache. Cubra todo o bolo, deixando a superfície bem lisinha com a ajuda de um alisador. Quem tiver habilidade de trabalhar com pasta americana, pode fazer uma camada fina e com o diâmetro que dê para cubrir toda o bolo. Posicione a pasta americana por cima da bola, deixando bem centralizado e com o alisador vá cobrindo todo o bolo.

Antes de começar a decorar a bola, coloque-a no tabuleiro decorado e acomode a bola com um pouco de pasta americana.

Para montar os gomos, você pode utilizar 2 técnicas de confeitar diferentes ou com pasta americana ou com buttercream, vai depender da sua habilidade e facilidade de trabalhar com cada uma. Independentemente da técnica, como esta forma não tem marcação você terá que usar a geometria a seu favor (mas não se assuste!). Os tamanhos dos gomos podem ser copiados de um manual disponibilizado pela Wilton (está em inglês), contendo instruções também de como fazer outras bolas.

Se for usar a pasta americana é preciso que você separe a receita em 2 partes, sendo 2/3 para ficar branca e 1/3 para tingir com corante preto. Os gomos brancos são hexágonos e os preto pentágonos.

Caso prefira fazer com alguma cobertura, tipo buttercream, faça a mesma divisão da cobertura (2/3 branca e 1/3 com corante preto). Para ficar mais fácil de ver a separação dos gomos, use um pouco da cobertura branca colocando em um saco de confeiteiro com bico bem fino e demarque, ou se preferir, você pode usar uma faca para fazer cortes no bolo demarcando os gomos. Depois preencha os espaços com um bico de tipo estrela. Outra dica, é começar a decoração por cima, como no exemplo da foto, começando pelo gomo preto e preenchendo com ao redor com os brancos.



Se você usar pasta americana, dá até para imitar aquelas bolas de futebol antiga que tinham a costura um pouco mais aparente, com o uso de estecas marcando as junções dos gomos.

Agora com pasta americana amarela, por exemplo, cubra a parte inferior do bolo.

Faça uma faixa e coloque em torno do bolo e escreva com bico de confeiteiro ou com pasta americana cortada com cortadores.


No Youtube, tem você consegue achar vários tutoriais de como montar o bolo de bola em 3D, como este daqui, que apesar de ser em uma língua bem diferente é bastante ilustrativo.

Crédito das imagens: The Claytons Blog