Receita: Buttercream de Merengue

A opinião sobre o buttercream é bem dividida, pois há que adore a cobertura, assim como há aqueles que detestam! Como a nossa busca de receitas de coberturas é sem fim, achamos uma receita no blog One Tough Cookie de buttercream de merengue que promete a reconquistar muita gente!

Gail, a proprietária do blog, diz que essa receita é uma combinação perfeita de ingredientes que resulta em uma cobertura deliciosa.

Pois então vamos a receita. Para preparar o buttercream de merengue, você irá precisar de:
- 1 xícara de clara (que é aproximadamente 7 ou 8 ovos)
- 1 xícara de açúcar
- 454g de manteiga(2 1/4 tabletes de 200g), em temperatura ambiente e cortada em cubos pequenos

Em uma tigela, coloque a clara e o açúcar, e aqueça em banho-maria em fogo médio/baixo, mexendo sempre para ajudar o açúcar a derreter e evitando que a clara cozinhe.


Com todo o açúcar derretido, tire a tigela do banho maria e bata na batedeira para formar o merengue, começando em velocidade baixa e vá aumentando, ficando sempre de olho, como aconselha Gail, até que tenha atingido o ponto em que o merengue forma aquele picos durinhos.
Uma dica da Karina, do blog Personal Chef Vale, é que bater a clara com o açúcar até que fiquem complemente frios antes de acrescentar a manteiga, pois a cobertura não vai ficar fofa, muito pelo contrário, ela ficará líquida, o que não dará o aspecto esperado de uma cobertura "dura" e fofa.


Se você tiver uma batedeira do tipo planetária, você pode trocar o batedor pela espátula. Agora em velocidade baixa, acrescente a manteiga colocando uns 2 cubinhos por vez, deixando bater um pouco para que ela incorpore antes da adição dos próximos. Assim que você tiver colocado toda a manteiga, repare que o creme irá murchar um pouco, e é assim mesmo, mas continue batendo em velocidade baixa para que o ar saia e o creme fique com a consistência de buttercream.


Aqui vai uma observação que a Gail levanta muito importante: se o seu buttercream ficar parecendo um queijo cottage, é porque a manteiga que foi colocada ainda estava muito fria. Mas calma, tem solução! Continue batendo, só que agora em velocidade maior para a manteiga derreta e tudo fique bem incorporado.

Assim que você tiver o seu buttercream de merengue pronto, adicione uma colher de sopa de essência de baunilha, amêndoa ou a que você quiser, mexendo bem para ficar com o sabor todo homogêneo. Por fim, você pode colocar um pouco de corante.


E olha só a dica que a Gail dá: guarde em um recipiente herméticamente fechado que você pode conservar por 1 semana na geladeira ou por até 3 semanas no freezer. Para usar o buttercream que foi congelado, coloque ele na batedeira batendo até ficar fofo.

Se for fazer em grande quantidade, você pode optar por usar as claras pasteurizadas, que são vendidas em caixas Tetrapak e funcionam perfeitamente.

*

Atenção para a lista de compra:
- ovos
- açúcar
- manteiga

Crédito das fotos e da receita: One Tough Cookie

15 comentários:

  1. Nossa, obrigada pela receita! Vcs acham que se eu fizer em um dia anterior de uma festinha da minha amiga ele, aguenta fora da geladeira, ou "derrete"? obrigada adoro o blog de vcs e sempre vou na loja comprar novidades

    ResponderExcluir
  2. Excelente esta receita,e não é dificil.
    Adoro este blog,grandes dicas para facilitar a vida de quem gosta de culinària.

    ResponderExcluir
  3. Olá Amanda,

    Como você quer preparar com antecedência a cobertura, nós recomendamos que prepare na véspera e guarde na geladeira, confeitando os seus cupcakes apenas no dia da festa. O bom de fazer isso é que você economiza tempo e a bagunça é muito menor, além do mais, como esta receita leva ovo, não dá para guardar fora da geladeira.

    ResponderExcluir
  4. Oi Barra Doce!

    Já fiz várias vezes esta cobertura e aqui vai uma dica super importante: bater as claras com o açúcar até esfriar completamente antes de acrescentar a manteiga, pois se não na hora de colocar a manteiga ele não ficará fofo, a cobertura ficará liquida.
    abraços
    karina.

    ResponderExcluir
  5. Olá Karina,

    Obrigada pela dica! Vamos colocar ela no post.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se após colocar o corante continuo batendo na batedeira ou misturo com colher?? Obrigada!!
    Sonia.

    ResponderExcluir
  7. Olá Sonia,

    Você pode fazer dos 2 jeitos, tanto batendo na batedeira quanto misturando com uma colher o corante ao buttercream.

    ResponderExcluir
  8. Olá, esqueci de tirar a manteiga da geladeira, tem alguma solução? O que é clara pasteurizada?
    obrigada
    Janete

    ResponderExcluir
  9. Olá Janete,

    A solução é esperar um pouquinho. Tire a manteiga da geladeira e espere uns 15 a 30 minutos, aproveite para ir separando os outros ingredientes, preparando os utensílios etc.
    Clara pasteurizada é uma clara que você encontra já em embalagens tipo TetraPac, contendo apenas as claras dos ovos que sofreram o processo de pasteurização para aumentar a conservação do produto cru. Nós temos este produto disponível na nossa loja física.

    ResponderExcluir
  10. olá,adorei esta receita só estou com uma dúvida qual áçucar seria mais ideal,seria melhor o açucar cristalizado ou o refinado?
    obrigada,bjos adorei o blog.

    ResponderExcluir
  11. Olá Bruninha,

    O açúcar quanto mais fino melhor, mas sempre que colocamos açúcar é para considerar o açúcar refinado, aquele mais tradicional.

    ResponderExcluir
  12. Olá Brra Doce,sempre fiz esta receita e sempre ficou maravilhosa,só q das últimas vezes que tenho feito ,tem dado errado,mesmo fazendo do mesmo geito que fazia antes,ou ele fica muito duro como manteiga,ou embola,tento bater até desembolar e fica pior.o q posso estar errando?
    bjos obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Uma das coisas que pode estar influenciando na sua receita é a temperatura ambiente. Com o frio que tem feito ultimamente, a manteiga pode não atingir a temperatura ambiente ideal (21°C +/-) e com isso ela dá esta embolotada. Para isso o que você pode fazer é tentar aquecer a sua cozinha, ligando o forno e aproveitando para fazer alguma outra delícia nele, ou usar um aquecedor de ambiente.
    Outra coisa que pode acontecer as vezes é a mudança de marca, pois você pode estar acostumada a comprar uma marca de manteiga e no dia que você foi no mercado não tinha ou tinha outra um pouco mais barata e assim você leva para casa uma manteiga de outra marca. Muitas vezes a gente se acostuma uma marca e quando muda desanda tudo!
    Esperamos que estas ideias do que podem ter feito o seu buttercream de merengue ter dado errado tenham te ajudado. Qualquer coisa é só nos escrever aqui de novo que te respondemos!

    ResponderExcluir
  14. Oi,

    Eu também fiz essa receita, seguindo todos os passos, porém ela ficou dura como manteiga! Existe alguma forma de recuperar o que já foi feito? Ou preciso refazer tudo de novo?

    Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  15. Olá Marcela,

    Então, não tem muito como recuperar, o ideal é começar de novo mesmo!
    Você deixou a manteiga ficar molinha com temperatura ambiente? Pois pode ter sido isso que tenha dado errado. Quanto mais mole a manteiga em temperatura ambiente mais fácil fica de misturar na clara em neve.
    Qualquer coisa fale com a gente.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.