Receita: Buttercream de Merengue

A opinião sobre o buttercream é bem dividida, pois há que adore a cobertura, assim como há aqueles que detestam! Como a nossa busca de receitas de coberturas é sem fim, achamos uma receita no blog One Tough Cookie de buttercream de merengue que promete a reconquistar muita gente!

Gail, a proprietária do blog, diz que essa receita é uma combinação perfeita de ingredientes que resulta em uma cobertura deliciosa.

Pois então vamos a receita. Para preparar o buttercream de merengue, você irá precisar de:
- 1 xícara de clara (que é aproximadamente 7 ou 8 ovos)
- 1 xícara de açúcar
- 454g de manteiga(2 1/4 tabletes de 200g), em temperatura ambiente e cortada em cubos pequenos

Em uma tigela, coloque a clara e o açúcar, e aqueça em banho-maria em fogo médio/baixo, mexendo sempre para ajudar o açúcar a derreter e evitando que a clara cozinhe.


Com todo o açúcar derretido, tire a tigela do banho maria e bata na batedeira para formar o merengue, começando em velocidade baixa e vá aumentando, ficando sempre de olho, como aconselha Gail, até que tenha atingido o ponto em que o merengue forma aquele picos durinhos.
Uma dica da Karina, do blog Personal Chef Vale, é que bater a clara com o açúcar até que fiquem complemente frios antes de acrescentar a manteiga, pois a cobertura não vai ficar fofa, muito pelo contrário, ela ficará líquida, o que não dará o aspecto esperado de uma cobertura "dura" e fofa.


Se você tiver uma batedeira do tipo planetária, você pode trocar o batedor pela espátula. Agora em velocidade baixa, acrescente a manteiga colocando uns 2 cubinhos por vez, deixando bater um pouco para que ela incorpore antes da adição dos próximos. Assim que você tiver colocado toda a manteiga, repare que o creme irá murchar um pouco, e é assim mesmo, mas continue batendo em velocidade baixa para que o ar saia e o creme fique com a consistência de buttercream.


Aqui vai uma observação que a Gail levanta muito importante: se o seu buttercream ficar parecendo um queijo cottage, é porque a manteiga que foi colocada ainda estava muito fria. Mas calma, tem solução! Continue batendo, só que agora em velocidade maior para a manteiga derreta e tudo fique bem incorporado.

Assim que você tiver o seu buttercream de merengue pronto, adicione uma colher de sopa de essência de baunilha, amêndoa ou a que você quiser, mexendo bem para ficar com o sabor todo homogêneo. Por fim, você pode colocar um pouco de corante.


E olha só a dica que a Gail dá: guarde em um recipiente herméticamente fechado que você pode conservar por 1 semana na geladeira ou por até 3 semanas no freezer. Para usar o buttercream que foi congelado, coloque ele na batedeira batendo até ficar fofo.

Se for fazer em grande quantidade, você pode optar por usar as claras pasteurizadas, que são vendidas em caixas Tetrapak e funcionam perfeitamente.

*

Atenção para a lista de compra:
- ovos
- açúcar
- manteiga

Crédito das fotos e da receita: One Tough Cookie