16 de agosto de 2010

Receita: Cupcake de Chocolate - I

Muita gente nos pediu e nós estamos colocando aqui no blog algumas receitas de cupcake de chocolate. São diversas variações e pequenos toques especiais que podem ser dados para dar um pouco mais de personalidade aos cupcakes. Esta que vamos passar é uma receita básica e super fácil de fazer.

one-bowl-chocolate-cupcakes

Para fazer a massa do cupcake, você irá precisar de:
- 150 g de manteiga, em temperatura ambiente
- 150 g de açúcar
- 175 g de farinha de trigo com fermento (se não tiver, use a farinha de trigo normal e acrescente 1 colher de chá de fermento em pó)
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa cheias de chocolate em pó
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Pré-aqueça o forno em 180°C e disponha as forminhas de papel na forma. Bata bem os ovos até ficar claro na batedeira, o que será bem rápido, pois é só para misturar, e depois acrescente todos os outros ingredientes, batendo por mais uns 2 a 3 minutos, deixando a massa clara e fofa. Distribua a massa, que rende para 12 cupcakes, entre as forminhas completando até 2/3 do volume e leve para assar. Após uns 18 a 20 minutos e os cupcakes tiverem crescido e corado, tire do forno e deixe esfriar em grades de confeiteiro. E pronto! Rapidinho assim fica melhor ainda, né?

Recheie, cubra, decore e DEVORE!

*

Atenção para a lista de compras:
- manteiga
- açúcar
- farinha de trigo com fermento (ou farinha de trigo e fermento (disponível na nossa loja física))
- ovos

Crédito da foto e da receita: Pink of Perfection (foto) e Cupcake Creations (receita)

131 comentários:

FabiolaTeles disse...

Eu adoro este blog, cada receita melhor que a outra.
Parabéns.
http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

Verinha disse...

vou testar essa receita tá com uma cara ótima...
http://verinhalmribeiro.blogspot.com

Personal chef Vale disse...

oLÁ!
FIZ CUPCAKES E ALGUNS COMEÇARAM A SE SOLTAR DAS LATERAIS DA FORMINHA.pORQUE SERÁ QUE ACONTECEU ISTO?
OBRIGADA, KARINA.

Anônimo disse...

Oi pessoal, eu estou querendo fazer um bolo de trez andares. Gostaria de saber se a amassa mas indicada para esse tipo de bolo é a de pão-de-ló por ser mais leve, ou pode ser qualquer uma? eu não vou usar pasta americana para cobri-lo, como devo monta-lo sem correr o risco de afundar com o peso de um em cima do outro? obrigada.

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

A massa geralmente usada é a de pão-de-ló, justamente como você falou, por ser mais leve. Para que os andares do bolo não escorreguem, faça o seguinte: no bolo que será usado como base, marque onde você quer que o bolo do meio irá ficar, usando uma faca, uma espátula ou até palitos de dente. Coloque alguns palitos de dente, uns 4 ou 5 , na área onde ficará o bolo do meio, colocando este fincado sobre os palitos. Para colocar o bolo do topo é só repetir o processo.

Anônimo disse...

Olá! Minha dúvida é a mesma da Karina: fiz várias receitas de cupcakes de chocolate (uma até bem parecida com esta), mas muitos deles descolam das forminhas de papel (uso a impermeável, própria para ir ao forno. Já tentei aumentar o tempo de forno (mas daí fica duro), troquei a manteiga por margarina, diminui a quantidade de margarina... E isso acontece apenas com cupcakes de chocolate...
Agradeço se vcs tiverem uma solução para este mistério!
Obrigada e parabéns pelo blog =)
Lilian

silvia disse...

amei essa receita, fiz hoje e ficarao maravilhosos!!! a massa é muito aerada e fofa.... obrigado por postar esta receita!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Personal Chef Vale e Lilian,

Este problema relatado por vocês, nós tivemos apenas uma cliente que havia mencionado na nossa loja física. Ele pode estar acontecendo pela quantidade de gordura presente na receita que pode, em forminhas impermeáveis, se soltar nas laterais. Além desse fator, isso pode acontecer quando se coloca a massa nas forminhas muito tempo antes, pois a massa irá umedecer a forma, fazendo ela ficar mole e ao assar os cupcakes, a massa pode se soltar também das laterais.

Joema disse...

Olá, adoro o blog de vcs e sempre tento fazer estas receitas deliciosas. A poucos dias experimentei uma receita de um “cupcake de cheesecake” que peguei no site na bakarella (http://www.bakerella.com/super-easy-mini-cherry-cheesecakes/). São muito fáceis e deliciosos. Eu fiz assim, coloquei as forminhas de papel dentro de formas de pão de mel nº 2 (6 cm de diâmetro). Dentro de cada forma encaixei uma bolacha tipo Maria. Para o chessecake utilizei esta receita (adaptada da Bakarella):
3 ovos
¾ xícara (chá) de açúcar refinado
2 pacotes de cream cheese (eu utilizei 500 ml de cream cheese caseiro*)
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de suco de limão
É só misturar tudo e colocar sobre as bolachas. Assar em forno préaquecido 180⁰C por +/-
35 minutos.

*Cream cheese caseiro
1 litro de leite
3 colheres de sopa de vinagre branco (de maçã, de preferência)
100 g de creme de leite (1/2 caixinha)
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
Sal à gosto
Ferva o leite, adicione o vinagre e deixei talhar. Peneire o leite talhado e coloque a massa no liquidificador com os demais ingredientes. É só bater e colocar pra gelar.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Joema,

Esta receita parece mesmo uma delícia e adoramos a sua receita de cream cheese caseiro também. Vamos postar mais idéias assim no blog. Se você tiver uma foto, mas ter o prazer em colocar a sua experiência em um post.

Carolina Cunha disse...

Essa receita está errada! O bolo focou horrível!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Carolina,

Como é que ficaram os seus cupcakes? Assim podemos entender o que pode ter dado de errado na receita.

Bia disse...

Pessoal,

Conheci o blog há pouco tempo e já me apaixonei. Sempre visito para pegar dicas e receitas. Esta, em especial, me interessou bastante. No entanto, faltou o número de poções. Em média, daria quantos cupcakes?

Obrigada!
Bia

BarraDoce.com.br disse...

Olá Bia,

Realmente estava faltando o rendimento da receita, que já colocamos no post. Esta receita rende 12 cupcakes, ok?
Obrigada pelo aviso!

Chocohelga disse...

Adorei esta receita! Os cupcakes ficaram perfeitos, iguais aos da foto, mesmo! Sou fã do Barra Doce!

Anônimo disse...

Olá, preciso de ajuda, vou ficar radiante se alguém conseguir me ajudar desvendando o mistério dos cupcakes de chocolate que soltam das forminhas de papel... Aff, isso mesmo, estou na fase dos cupcakes, aqueles minibolos dliciosos de fazer e de comer... Mas estou em desespero total, pois preparo a mesma massa para os dois (baunilha e chocolate, asso inclusive os dois tipos ao mesmo tempo, na mesma fornada, mas, para meu pavor, os de chocolate teimar em se "despir", soltam da forminha de papel, não sei mis pra quem apelar, pois fico de joelhos diante do forno enquanto eles assam, mas ainda não descobri o mistério.. Por favor, me AJUDEM, antes que eu enluqueça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Devo diminuirou acrescentar algum ingrediente à massa de chocolate?

Aguardo resposta aqui, ou por email: marciaribeiroartesa@gmail.com

BarraDoce.com.br disse...

Olá Márcia,

Aqui nos comentários já respondemos a outras leitoras que nos passaram esse problema também. O que pode ser a solução dos seus problemas pode ser a diminuição da manteiga na receita e também colocar a massa nas forminhas apenas na hora de assar, não deixando a massa crua nas forminhas de papel por muito tempo, pois elas podem absorver um pouco a umidade da massa e ao assar ela descola da forminha. Essa dica aliás vale para fazer qualquer receita de cupcake. Vamos postar em breve uma outra receita de cupcake de chocolate. Espero que tenhamos te ajudado.

LR disse...

Olá, gostaria de saber se dá para usar ao invés de chocolate em pó, aquele instantâneo de morango, assim fica com gostinho de morango, e também se vcs têm alguma receita daquele marshmallow que as pessoas costumam colalocar em cima do cupcake. Beijos

BarraDoce.com.br disse...

Olá LR,

Olha não sabemos dizer se fica gostoso com o pó instantâneo de morango, talvez valha a tentativa. O risco que você corre é do cupcake ficar com açúcar demais, pois o pó instantâneo já vem com açúcar. Temos uma receita de marshmallow neste post aqui: http://blog.barradoce.com.br/2010/10/video-ana-costa-no-dia-dia-da-band.html
Na nossa loja física, também temos a mistura pronta para preparar marshmallow, se você preferir.

Meu Emagrecimento disse...

Olá,
Fiz essa receita ontem e não ficou legal, meus problemas: Eles cresceram muito e depois murcharam, e depois ficou uma camada em cima açucarada, tipo cristalizada, dura, além de que alguns tb soltaram da forma e ela ficou muito amanteigada, as forminhas ficaram úmidas. Onde errei? Fiz conforme a receita. Bjss e muito obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Olha não temos como te falar com certeza qual foi o exato problema que possa ter dado a sua receita. Vamos de problema a problema explicando o que pode ocasionar cada um.
Se os cupcakes cresceram muito e depois murcharam pode ser a quantidade de massa dentro de cada forminha ter sido mais do que deveria e o fermento ter feito o bolinho crescer muito. Para ele murchar, a razão em geral é pelo forno ter sido aberto antes do bolinho estar assado por dentro. A camada açúcarada pode ter sido formada pelo tipo de açúcar (se ele era menos refinado) ou se foi usado achocolatado (que contém também açúcar). Para os cupcakes se soltarem das forminhas e elas terem ficado muito úmidas por causa da manteiga, pode acontecer quando se coloca a massa nas forminhas muito tempo antes de levar os cupcakes para assar, mas também pode acontecer caso o forno não tenha sido pré-aquecido. O que acontece é que a umidade da massa é absorvida pelas forminhas e após assar elas podem se soltar do bolinho.

Kel Lautert disse...

Adorei esta receita, fiz outras duas e não deu tão certo quanto esta!!É a que eu comercializo!
Ogrigado!

euquefiz disse...

Adorei essa receita!!! fiz e deu super certo!! Até mereceu um post aqui: euquefizscrap.wordpress.com!!! Muito obrigada!!!
Beijo
Bruna

Tathi Hoshino disse...

Oi!!! fiz amei... ja estou fazendo d novo!!!! deram super certo! ele cresceram muito mas nada que nao possa mudar dessa vez! colocar menos massa nas forminhas!!!!
Muito obrigada por compartilhar conosco tantas doçuras! bjs

DENNY disse...

BOM DIA! OS CUPCAKES ELES SÓ PODEM IR AO FORNO NAS FORMINHAS? OI PODEMOS FAZER IGUAL A BOLO MESMO E DEPOIS DESENFORMA??? GRATA DENNY

BarraDoce.com.br disse...

Olá Denny,

Olha usando as formas de metal é mais fácil e prático fazer os cupcakes usando as forminhas de papel, até porque não suja a forma de metal possibilitando usar de novo mais rapidamente. Porém dá para fazer sem as forminhas, mas ai você terá que untar as cavidades com manteiga e farinha (ou chocolate em pó, para os bolos de chocolate). Já se você usar as formas de silicone são perfeitas para ter bolinhos lindos e, além do mais, fazem com que a hora de desenformar não seja um sufoco. Nós temos a disponibilidade de 4 formas que são perfeitas para fazer bolinhos do jeito que você quer. Duas dessas formas são mais divertidas, perfeitas para bolinhos para as crianças, que são estas daqui: http://www.barradoce.com.br/cat/formas_e_acessorios_de_cupcakes/listagem.php?id=63769
As outras duas formas são mais formato clássico e fáceis de desenfomar:
- http://www.barradoce.com.br/cat/formas_em_silicone/464.html
- http://www.barradoce.com.br/cat/formas_em_silicone/1249.html
Essa última forma, da Silikomart, nós temos em outros modelos também que são bem legais para fazer bolinhos pequenos para um café-da-manhã ou um chá-da-tarde.

maquiagem e paletas disse...

eu achei essa receita bem simples e vou mostrar para a minha mãe

Atelier Glacê Real disse...

Não leva leite???

BarraDoce.com.br disse...

Olá Atelier Glacê Real,

Não, esta receita não leva leite.

Vivi disse...

Bom Dia..

Fiz a receita do cup de chocolate do site de vocês, mas nas duas vezes ,meus cupcakes desgrudam das forminhas.

Não abri o forno antes de 10 min.
Na primeira vez assei com temp de 200º na segunda vez assei a 220º, só abri o forno depois de 20min e
mesmo assim eles desgrudaram das forminhas de papel, todos eles, e depois que saíram do forno diminuíram pela metade.
O que pode ter acontecido?
Como fazer para os cup não desgrudarem das forminhas e não diminuirem de tamanho?

Obrigada,

Vivi



Desde já muito obrigada pela atenção...

wanessa-sanches disse...

Estava na net a procura de cupcakes para vendas e achei essa maravilhosa,meninas vcs não acreditam essa receita é tudo de bom, eu esqueci de colocar fermento químico e a receita deu certo do mesmo jeito.NOT: (minha farinha de trigo tb n tinha fermento).
Super macio e delicioso sabor.
APROVADÍSSIMO

BarraDoce.com.br disse...

Olá Vivi,

Bom, não temos como te dizer exatamente o por quê as forminhas desgrudaram e nem a razão pela qual os seus cupcakes murcharam. Para as forminhas desgrudarem pode ser pela massa ter ficado na forminha muito tempo antes de assar ou o forno não estar pré-aquecido, pois a gordura da massa pode penetrar na forminha e assim ela acaba se soltando mais fácil dos cupcakes. Para os cupcakes murcharem, mesmo deixando o forno fechado durante todo o tempo que assa, uma das razões é o fermento. O fermento pode não ter agido eficazmente por ou estar perto da validade ou não ter sido armazenado nas condições indicadas pelo fabricante.

Meriene disse...

Olá fiz essa receita ontem e ficou uma delicia,só que cresceu demais e se juntou aos outros e soltou da forminha de papel,não tinha espaço no tabuleiro e tive que colocar 2 em uma travessa esses não soltaram pois estavam separados.Mas uma duvida tem que ser manteiga?Usei margarina e quero fazer pro aniversário da minha filha decorado com pasta americana.Posso congelar ele decorado?E fica feio fazer de massa branca com gotinhas de chocolate?Parabéns pelo Blog.Beijos

BarraDoce.com.br disse...

Olá Meriene,

A composição da manteiga e da margarina são diferentes e por isso o resultado pode ficar também diferente.
Para congelar, sempre faça com os cupcakes sem decoração. Nós temos um post aqui no blog que falamos apenas disso, dê uma conferida: http://blog.barradoce.com.br/2010/07/principios-basicos-para-fazer-cupcakes.html
Massa branca com gotinhas de chocolate fica um máximo e as crianças adoram, mas lembre-se de usar as gotinhas de chocolate forneáveis.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Meriene,

A composição da manteiga e da margarina são diferentes e por isso o resultado pode ficar também diferente.
Para congelar, sempre faça com os cupcakes sem decoração. Nós temos um post aqui no blog que falamos apenas disso, dê uma conferida: http://blog.barradoce.com.br/2010/07/principios-basicos-para-fazer-cupcakes.html
Massa branca com gotinhas de chocolate fica um máximo e as crianças adoram, mas lembre-se de usar as gotinhas de chocolate forneáveis.

Anônimo disse...

olá, gostaria de saber quantos cupcakes essa massa rende. obrigada , luisa

BarraDoce.com.br disse...

Olá Luisa,

Esta receita rende 12 cupcakes.

Ana Paula disse...

Eu sei o problema das formas se soltarem dos bolinhos.. a Questão é o excesso de forno.. Não deixe que ele doure muito, assim o bolo não resseca e fica firme na forminha de papel.. Fui instruída por uma excelente culinarista que me deu esta dica.. ótima não??

BarraDoce.com.br disse...

Olá Ana Paula,

Obrigada pela dica! Realmente cupcakes que ficam muito tempo no forno não ficam muito gostosos e nem bonitos!

Juu disse...

Bom, eu queria saber se essa receita poderia ser feita sem o uso da essencia, ou substituida por outra.
E se puder ser feita sem, há muita diferença?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Juu,

Se você não quiser colocar essência, não precisa. A essência serve para deixar o bolo com mais cheirinho e dá um pouquinho de sabor também.
Outras essências que ficam boas nesse bolo são as de avelã, amêndoa, chocolate, e muitas outras, depende do seu paladar.

Nanda disse...

Queria saber se fica bom se trocar a manteiga por manteiga vegetal, pq minha sobrinha tem intolerância.

Fiz a receita original e não desgrudou da forminha. Acho que é o tempo mesmo. ficou ótimo. obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá Nanda,

Não sabemos te dizer se o resultado é igual ao cupcake feito de manteiga normal. Vale a tentativa.
Há algumas receitas na internet de cupcake e bolos que usam óleo ao invés de manteiga, também.

Adri Gebo disse...

eu vou fazer, só q dá pra fazer o bolo de chocolate normal e depois cortar com a forma de metal para cupcake ?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Adri,

Você pode ou fazer uma receita de bolo de chocolate e assar na forma de cupcake (colocando até 1/2 ou 3/4 de massa em cada cavidade) ou fazer um bolo de chocolate e cortar com aro cortador como este aqui: http://www.barradoce.com.br/cat/cortadores/1729.html

Ianni Caroline disse...

gente, estou começando a fazer cupcakes muito recentemente, ja tentei varias receitas e tdas um fracasso, essa tem cara de que irá dar certo, li todos os comentários, e queria tirar duvdas como: a manteiga é sem sal? e o açúcar é refinado? minhas formas são de mni cupcakes, isso implica nessa receita?
respondam-me o mais rápido possvel, prciso urgente dessa informação, ou por aqui ou pelo meu email:
iannicaroline@hotmail.com

As meninas que fizeram e comentaram, se pudessem me mandar algumas dicas também eu agradeço, Obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá Ianni,

A manteiga é sem sal e o açúcar o refinado. Em algumas receitas pode ser que peça açúcar de confeiteiro, mascavo e alguns outros tipos que são um pouco diferentes e até difíceis de achar nos mercados.
Para quem está começando a fazer cupcakes leva algum tempo para se adaptar com as receitas e testar elas. Às vezes um pequeno detalhe na receita, um passo antes do outro, faz a diferença no resultado do cupcake.

Anônimo disse...

Não acreditei quando não vi leite na receita, mesmo assim resolvi tentar. Os cupcakes ficaram lindos, a massa fácil de trabalhar e ficaram uma delicia. Recomendo!!!

______Jhé_______ disse...

Posso trocar a manteiga sem e com sal pela margarina com sal???

BarraDoce.com.br disse...

Olá Jhé,

Olha até pode, mas o resultado pode não ficar como se fosse feito com manteiga, já que a composição deles são bem diferentes, mas se for usar procure as chamadas margarinas culinárias. O uso de manteiga sem sal é indicado pois a quantidade de sal indicada na receita é menor que a quantidade existente na mesma medida da manteiga com sal.

Evelyn Zavarize disse...

Adoro este site!! Acabei de fazer esta receita de cupcakes para uma festinha e ficaram lindos e deliciosos! Recheio de brigadeiro e cobertura de pasta americana com desenho de urso! Simplesmente maravilhoso! Receita rápida, simples e saborosa!

Doçaria disse...

Uau! ficaram perfeitos! já vou adotar essa receita como titular do time...o segredo está em primeiro bater muito bem a manteiga com o açúcar e depois acrescentar os ovos e bater por uns 10 minutos e depois demais ingredientes...a massa ficou fofissima! ah usei MARGARINA gelada mesmo...

BarraDoce.com.br disse...

Olá Doçaria,

Hummm que delícia!
Obrigada por compartilhar com a gente o segredo! É isso mesmo! Às vezes a gente experimenta fazer a receita de um jeito que acaba saindo melhor que a encomenda!
A margarina que você usou foi a tipo culinária (forno e fogão)?

Anônimo disse...

oi queria saber se a forminha de papel pode ser menor que a forma de metal pois o que tenho em casa é isso... obrigago assinado natalie

BarraDoce.com.br disse...

Olá Natalie,

A sua forminha deve ser provavelmente as de empada, certo? Não aconselhamos a usar estas forminhas para fazer cupcake, pois a massa pode vazar da forminha e ficar entre ela a forma de metal, além do mais não vai ficar com cara de cupcake, se é isso que você busca. As forminhas para cupcake em geral são próprias para irem para o forno, pois , em geral, elas tem um papel anti-gordura.

Michele disse...

Boa tarde!
Adorei a receita, mas queria saber qual o tempo para vencer (duração), dentro e fora da geladeira. E se eu colocar recheio de brigadeiro normal e cobertura de pasta americana ou fondant?qual será o vencimento? dessa forma, com recheio e cobertura, poderá deixar dentro da geladeira ou fora?
Posso usar açúcar cristal? qual a diferença?
Obrigada.
Michele.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Michele,

Tanto com ou sem a cobertura e recheio o vencimento do cupcake é o mesmo. O ideal é consumir em 1 dia, no máximo 2. Sem a cobertura você pode colocar na geladeira sem problemas. Já com a cobertura, seja ela qual for, a textura, a consistência e o aspecto podem se alterar, que é importante saber principalmente se você for vender.
O açúcar cristal é um açúcar levemente refinado, mas possui a característica de se não dissolver facilmente. Pode ser usado em receitas de bolos, mas é mais comum ser usado para fazer caldas.

Gab's Maehata disse...

Olá.... Já fiz o de chocolate e é simplismente divino !!!! Minha pergunta é... quero fazer essa receita sem chocolate, quanto eu coloco a mais de farinha ?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Gab´s Maehata,

Você pode substituir as 3 colheres de sopa de chocolate por 3 colheres de sopa de farinha e se você quiser um aroma maior de baunilha, pode colocar mais 1/2 colher de chá de essência.

michele disse...

Boa tarde
Fiz a receita, mas não gostei muito, a massa fica um pouco seca e não fica com muito chocolate igual a foto, pois apenas três colheres de chocolate é muito pouco para uma receita inteira.
Mas eu queria saber se para qualquer receita de cupcake é necessário a forma especial para cupcake? pois já é a segunda receita que faço e a forminha abre...tem algum modo de não abrir sem a forma especial? ela é muito cara para comprar.
Obrigada.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Michele,

Bom, fazer receitas é fazer experiências, às vezes dá certo para uns e errado para outros, mesmo que sejam seguidas todas as instruções. O mais importante desta de das outras receitas com chocolate é usar no mínimo chocolate em pó 50% Cacau, tipo o famoso do Padre da Nestlé. Tem gente que usa achocolatado no lugar e isso é garantia que vai dar diferença, pois o achocolatado tem menos chocolate e mais açúcar. Já sobre o seu problema é com as forminhas de papel e não com a de metal, certo? A forma de metal garante que o seu cupcake fique no formato certinho e que todos fiquem iguais. As forminhas de papel podem dar de vez em quando algum baile na gente. A Samantha, do blog Fofurices, tem um post fantástico explicando as 7 teorias da forminha solta, vale a pena dar uma lida: http://quefofurice.blogspot.com/2010/11/as-fabulosas-teorias-da-forminha-solta.html

Anônimo disse...

Oii. então eu queria saber se ao invés de manteiga, eu posso utilizar a margarina sem sal. Obrigada.

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Até pode, mas se tiver a margarina do tipo culinária, é melhor.

Mônica S. disse...

olá, fiz essa receita em casa e os cupcakes ficaram macios, mas ele "murcharam" quando eu os tirei do forno... outra coisa que estranhei foi a cor... ficou um marrom clarinho... eu usei cacau em pó sem açúcar...

BarraDoce.com.br disse...

Olá Mônica,

A cor do cupcake não irá interferir muito no resultado final, apenas se você quiser um cupcake de chocolate bem escuro.
Com relação ao cupcake ter murchado, pode ser que ele ainda estivesse completamente assado na hora que você os tirou do forno. O que acontece é que a massa assa e se expande por causa do fermento ou bicarbonato em ação com o calor. Quando a massa ainda está expandindo, mas não está 100% assada, pode acontecer de você achar que está pronto, por ver a parte de cima bem assada, só que se você tirar do forno os cupcakes, o calor, que está dentro deles ajudando no seu crescimento, escapa e ele murcha.
Por isso é importante respeitar o tempo de forno e evitar abrir enquanto eles estão crescendo. Se você achar que os cupcakes estão prontos, abra o forno rapidamente e com os dedos aperte levemente a parte de cima. Se estiver mole, deixe mais uns 2 minutinhos no máximo. Se estiver bem firme, pode tirar.

Gaby disse...

Vixi, o meu tb muchou!! E deixei 20 minutos no forno!
Acho que vou ter fazer denovo...

BarraDoce.com.br disse...

Olá Gaby,

Em geral o tempo de forno das receitas é uma média para termos uma ideia de quanto tempo fica.
Como a temperatura interna do forno pode variar de um tipo de forno para outro, o melhor jeito é ver se o bolo já assou como falamos no comentário acima, e vale também fazer o teste do palito.

pryscilla disse...

Olá..eu simplesmente adorei este blog,e a receita eu vou testar,nunca fiz,mas estou pesquisando muitas coisas pra que nao dê nada errado!!! Gostaria de saber se eu posso substituir nessa receita a mantega pelo o óleo de canola??
Obrigado!!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Pryscilla,

Esta receita é uma delícia!
Sobre trocar a manteiga por óleo, nós não recomendamos.
Se você quiser fazer cupcakes de chocolate com óleo, tem estas duas receitas aqui no blog que você testar:
http://blog.barradoce.com.br/2010/01/receita-cupcake-para-criancas.html
http://blog.barradoce.com.br/2011/03/receita-cupcake-de-chocolate-com.html
Depois nos conte o que achou!

Letícia disse...

ola, gostaria de saber a quantidade em média q eu devo colocar nas forminhas.
e outra coisa, a forminha qu eu comprei veio escrito:forminha p cupcake, ai quando cheguei em casa vi q estava escrito p nao ir ao forno.posso levar ao forno mesmo assim???

BarraDoce.com.br disse...

Olá Letícia,

Nesta receita fala para colocar 2/3 de massa em cada forminha.
Se esta forminha que você comprou fala para não ir no forno é melhor não usar no forno.
Qual é a forminha que você comprou?

leticia disse...

é um forminha igual aquelas de docinhos, porem maior e veio escrito na embalagem q é pra cupcake.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Letícia,

Qual a marca da forminha que você comprou?
As forminhas para irem ao forno precisam conter na descrição do produto FORNEÁVEL, indicando que pode ir ao forno.
As forminhas que não são forneáveis podem ficar queimadas se levadas ao forno, deixando um aspecto feio e até o sabor da sua receita pode ser alterado.

Anônimo disse...

ola, se eu diminuir a quantidade de açucar posso usar achocolatado?

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Até pode, mas tenha consciência de que o seu cupcake pode ficar mais claro.

Leticia disse...

Acabei de fazer e ficou simplesmente P-E-R-F-E-I-T-O...

Vanessa Barbosa disse...

Fiz a receita do jeitinho q estar descrito acima, mas infelizmente tive probleminhas tbem...forminha soltou, e a massa ficou muito concentrada, para por nas forminhas, tive q usar colher...enfim, diga o q fiz de errado...kkkkk

BarraDoce.com.br disse...

Olá Vanessa,

As forminhas soltarem pode acontecer por diversos motivos. Pode ser quando você deixa a massa nas forminhas muito tempo antes de assar, ou elas estão úmidas (nesta época do ano que chove muito e a umidade fica alta as forminhas podem absorver a umidade do ambiente), ou até mesmo por colocar os cupcakes para assar em forno frio, sem estar pré-aquecido.
Agora com relação a massa, ela tem a tendência de ficar mole e fácil de colocar nas forminhas. Será que você não colocou a mais algum ingrediente seco? Ou os ovos que você usou era pequenos demais?

Anônimo disse...

Posso substituir a manteiga por margarina?

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

A margarina que funciona para substituir a manteiga em bolos de forma geral é a margarina culinária, aquela que é vendida em pacotinhos com 4 tabletes de 100g.

Luciana disse...

Olá

Eu estranhei não ter nenhum liquido, nem leite, nem agua.... é assim mesmo?? se colocar um pouc de leite será que não fica mais molhadinho???

Luciana

BarraDoce.com.br disse...

Olá Luciana!

Não vai mesmo nem leite, nem água.
Com a quantidade de ovos da receita ela já supre a quantidade de líquidos que precisa.
E não precisa colocar um pouco de leite ou água, pois ele fica bem molhadinho.

Kátia Mitiko disse...

Oi Genteeeee!!!!

Deu certo!!!! Ufa, que tenso!!!! rsrsrsrs

A massa ficou muito ótima e para não dizer que não teve nenhum erro, apenas UMA forminha se abriu e se soltou do cupcake. Estive pensando em duas coisas: Foi a primeira forminha a receber a massa, de repente por ter sido a primeira, foi a que ficou mais tempo com a massa antes de entrar no forno. Segundo: A forminha não ficou cheia, ou seja, o cupcake não atingiu a borda superior, todas as outras ficaram certinhas... Sei lá! No final, achei a receita fácil, ótima e que dá certo!

Agora, minha ganache de chocolate está na geladeira. Vamos ver o que vai acontecer. Quero que fique igual a foto nr.2. Muita fé nesta hora!!!!! Dedinhos cruzadinhos e amarradinhos para que dê certo!!!! rsrsrsrsrs

Obrigada pela receita e os comentários me ajudaram muito também!!!

Bjs,

Kátia Mitiko

BarraDoce.com.br disse...

Olá Kátia!

Esperamos que tenha dado tudo certo com a cobertura!

O problema com o cupcake que se descolou da forminha pode ter sido mesmo dela ter ficado muito tempo, mas é assim mesmo, tentando e experimentando.

Se for o caso, você pode experimentar colocar 2 forminhas de papel em cada cupcake. Assim a gordura vai para a forminha de fora e a forminha de dentro fica grudadinha no cupcake.

Gabriela disse...

Nossa! Primeira vez que fiz, e já deu certinho. Ficou macio, redondinho, lindinho...ai ficou perfeito, vou recomendar o blog.

Bjoos, obrigada.

BarraDoce.com.br disse...

Oi Gabriela!

Ai que delícia!
Já não teve ter mais nenhum!

Uma dica gostosa para você aproveitar agora no outono e no inverno. Fez o cupcake ontem por exemplo e quer comer hoje de tarde de lanche, coloque o cupcake alguns segundos no microondas (10 segundos já basta) para deixá-lo quentinho e gostoso para acompanhar um chá, café com leite e até um chocolate quente!

Faby disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Yasmin disse...

O meu cupcake demorou para assar (acho que é problema do meu forno, tudo sempre demora mais do que para as outras pessoas!), e ficou com uma casquinha em cima, mas bem gostosa e crocante.
Ficou macio e molhadinho por dentro, isso foi o melhor de tudo!
Mas também desgrudou da forminha comigo, e acho que tem a ver com o tempo, porque isso só aconteceu nos que eu coloquei primeiro na forminha. Mas meu marido adorou que soltou na forminha, já que ele odeia ter que tirar. No fim, o problema de sair da forminha acabou fazendo sucesso aqui em casa!

Recomendo, e muito!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Yasmin!

Conhecer o seu forno é fundamental, pois o forno de cada um é de um tipo e é bom saber lidar com ele. Para a forminha não se soltar existem 2 fatores importantes. Um é pré-aquecer o forno com antecedência e outro é colocar a massa nas forminhas de papel somente momentos antes de colocar os cupcakes para assar. Esses dois fatores são importantes para que a massa asse e não deixe que a forminha absorva a sua umidade, que pode fazer que a forminha se solte da massa.
O melhor mesmo é que você teve alguém que amou os cupcakes que se soltaram!

Anônimo disse...

ameeeeei essa receita!!! foi a unica receita de cupcake de chocolate que deu certo pra mim ate agora.

Anônimo disse...

Ainda não fiz a receita, gostaria de saber se preciso assar os cup cake na forma de metal, ou pode ser na de papel? será a primeira vez que irei fazer...

Priscila disse...

Como faço para converter as medidas? Não consigo fazer em "gramas", pois não tenho medidor.
Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Até dá para fazer apenas usando a forma de metal, mas neste caso é preciso untar para que o cupcake não grude. Em geral se assa os cupcakes colocando as forminhas de papel dentro da cavidades da forma de metal e então se coloca a massa para assar.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Priscila!

Você pode usar este post para ver a conversão de medidas para fazer qualquer receita.

http://blog.barradoce.com.br/2011/01/principios-basicos-conversao-de-medidas.html

Se for preciso faça uma regra de 3 para conseguir a medida que deseja.

Isadora Cristina Rodrigues Badaro disse...

Nossa amei as receitas agora para completar podia ter receita de sorvete caseiro massss nao tem problema!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabens!!!!!!!!!!! ;-D

BarraDoce.com.br disse...

Olá Isadora!

E nós temos! Procure nas categorias em SORVETE.

Anônimo disse...

Fiz a receita e ficou muito bom!!!!
Não tinha a medida de 175 grs ai coloquei 1 copo e meio de requeijão de farinha e duas colheres de manteiga etb usei o açucar ligth da união que adoça mais, então coloquei só meio copo de açucar.
Ele ficaram maravilhosos, APROVADO!

Anônimo disse...

oi sou a -->larissa-cat<--

adorei a receita o bolo é uma delicia e muito macio vcs ajudaram muito eu e minhas amigas


OBRIGADO! BY lari

Vanessa disse...

Adorei essa receita, parece bem fácil, mas tenho uma dúvida; nunca fiz Cupcakes e não tenho forma de metal, posso fazer só com as forminhas de papel em um tabuleiro comum?
Obrigada, Vanessa

BarraDoce.com.br disse...

Olá Vanessa!

A forma de metal é usada para que todos os cupcakes fiquem com a mesma abertura, pois se os cupcakes fossem assados apenas em forminhas de papel, a massa iria pesar nas laterais da forminha de papel e assim deixaria ela aberta. Além do mais, deste jeito cada cupcake fica com uma abertura diferente sem a forma de metal para segurar a massa.

Anônimo disse...

Obrigada pela receita, vou testar agora!!

Anônimo disse...

se eu não quiser usar baunilha eu posso?

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Se você preferir, pode sim. Mas se você não usar o seu bolo irá perder um pouco de aroma.

Anônimo disse...

ola fiz aki em casa deu tudo certo e nao soltou das forminhas e ficou uma delicia!!Raquel Lais

Anônimo disse...

Olá, é que eu estou começando a fazer cupcake e não sei ao certo como comparar as medidas em gramas a colheres ou xícaras. Será que você poderia "transformar" para me ajudar?

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Nós temos este post aqui do Blog que pode te ajudar:
http://blog.barradoce.com.br/2011/01/principios-basicos-conversao-de-medidas.html

Anônimo disse...

amei estou me lambendo comendo este cupcake
kkk
q delicia
huuummmm!!!!!!!!!1

Anônimo disse...

Prezados. Meus cupcakes de chocolate tb seb soltam. Mas, não são todos. O excesso de manteiga se justifica para algumas forminhas se soltarem? Att, Regina Oliveira.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Regina!

Pode ser, mas existem outros fatores que também influenciam, como o forno estar ou não pré-aquecido, ter colocado a massa nas forminhas muito tempo antes de levá-las ao forno e até mesmo onde e como você guarda as forminhas.

talita lola disse...

Olá gente!! Pra quem ta falando da massa de chocolate que não gruda dos lados.. isso é por causa do chocolate! todas as outras massas não grudam, isso é tipico da de chocolate, portanto normal! beijos!

Anônimo disse...

Os meus acabaram de sair do forno. Ficaram ótimos! O sabor é delicioso, ficou fofinho e úmido! Fiz confome uma dica que deram aqui, bater a manteiga com o açúcar primeiro por 10min e depois acrescentar os ovos aos poucos. O meu forno é mais lento por isso ficou mais tempo, uns 30 min.
Adorei a receita.
Abraços,
Vivian

Bruna P. disse...

Primeira vez que fiz cupcakes e deu super certo!
Só mudei umas coisinhas: usei somente 100g de manteiga, usei brown sugar e adicionei uma colher de sopa de leite na massa, bem pouquinho mesmo, a massa continuou beeem firme.

O bolinho ficou delicioso e cheirou a casa inteira.

Recheei com nutella e fiz um ganache de meio amargo para cobrir.

Virou minha receita básica de cupcake!

Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Bruna!

Nossa que bom!

E deve ter ficado uma delícia mesmo para se tornar sua receita básica de cupcake!

Ficamos com vontade de testar sua receita!

Gabriella Maria disse...

Oi , eu tenho que untar as forminhas de papel com manteiga e farinha de trigo?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Gabriella!

Não precisa untar as forminhas de papel.

Milena Schmitz disse...


Olá pessoal, fiz a receita e deu certo, recomendo pra vcs. A massa ficou fofa e leve. Agora vou tentar adaptá-la para outros sabores. Bjs

Anônimo disse...

Oi, vou fazer cupcakes hoje, e gostaria de saber se a manteiga é com sal ou sem sal, pq eu vi que o de baunilha a manteiga é sem sal, e nessa receita de chocolate nao diz. Muito obrigada pela receita, beijos!

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Esta receita pode ser feita tanto com manteiga sem sal como com sal. O sal irá realçar o sabor do chocolate.

Quiteria disse...

ola,
gostaria de saber mais ou menos quanto tempo em media desdo começo misturandoa. massa ateh qnd tira do formo!

obrigada Quiteria

Anônimo disse...

Quanto rende?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Quitéria!

Deve levar de 30 a 40 minutos desde o início até tirar os cupcakes do forno.

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Rende 12 cupcakes.

Anita disse...

Oi, eu tenho várias receitinhas. Minha dúvida é: posso fazer a receita de cupcake em forma de bolo? pq geralmente as receitas de cupcakes, acho que levam menos fermentou ou bicarbonato, daí fico na duvida se ficaria bom na forma de bolo.

DINÁ disse...

Pessoal tenho uma dica importante que descobri fazendo cupcakes, os meus também grudavam na forminha e murchavam, o que dá certo é colocar a forminha de papel impermeável (a melhor á aquela que é dourada ou prateada, são mais resistentes e não deformam )na forminha de empada ou de pão de mel e o mais importante é colocar para assar no forno em uma bandeja que não tenha laterais como uma assadeira, tipo uma redonda para pizza, dá pra colocar 12 forminhas, ficaram lindos.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Anita!

Nós não experimentamos fazer esta receita de cupcake como bolo, mas se pode tentar, sabendo que pode acontecer dele não crescer tanto como você mesma disse.

Ligia Mitestaines disse...

Essa receita é ótima! Nunca fiz uma massa tão bonita.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Diná!

Para os cupcakes existe a forma de 12 canecos que permite justamente deixar os cupcakes bonitos e do mesmo tamanho servindo com a mesma função das formas de empada ou pão-de-mel, porém com o tamanho mais exato de um cupcake, especialmente se você for embalar com wrappers.

Já as forminhas de papel para cupcakes existem aquelas que são mais porosas e as que não são. Existe até uma forminha de papel da Wilton, a ColorCups, que possui um revestimento que impede a umidade da massa ser absorvida pela forminha.

Além disso há um grande truque na hora de fazer os seus cupcakes para que a forminha não absorva a umidade da massa. É sempre necessário ter o forno pré-aquecido e não deixar a massa nas forminhas muito tempo antes de levá-la ao forno.

Esperamos que as nossas dicas te ajudem também!

Barbara disse...

Olá, eu estava sofrendo pra achar uma receita boa de cup de chocolate. Essa foi perfeita, fiz exatamente como foi explicado e saiu MARAVILHOSO. Mesmo seguindo a dica das forminhas elas soltaram um pouco, mas tenho certeza q a culpa foi delas por não serem de qualidade, e da forma que soltou, nada que uma SAIA não resolva. kkkk Meninas obrigada por todas as dicas, elas salvaram o meu natal. Bjinhos pra todas.

Heloisa Honorato disse...

Boa noite. Tenho uma duvida. Quando vc diz bater os ovos até ficar claro......quer dizer bater as claras e depois as gemas? Fiquei confusa. Obrigada Heloísa

BarraDoce.com.br disse...

Olá Heloísa!

Bater os ovos até ficarem claros significa bater o ovo inteiro até que fique um creme de cor clara.

Anônimo disse...

Para a massa não descolar das forminhas é só esperar elas esfriarem do jeito que saem do forno, não mexer nos bolinhos, apenas retire do forno e deixe num local até esfriar completamente.
Eu estava passando por isso, encontrei essa dica na internet e resolveu o meu problema, espero ter ajudado... Beijinhos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...