Receita: Stick de Queijo

Fuja dos aperitivos industrializados e experimente fazer em casa este delicioso stick de queijo, surpreendendo todos os seus convidados. Ele é uma boa pedida para servir de aperitivo mesmo ou em um lanche da tarde.


Para fazer os sticks de queijo, você irá precisar de:

- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de sal
- 200 gramas de manteiga, em temperatura ambiente
- 2 xícaras de queijo cheddar ralado, em temperatura ambiente

Pré-aqueça o forno em 180 graus. Peneire em uma tigela a farinha, o fermento e o sal e misture . Bata na batedeira até que fique bem misturado o queijo e a manteiga, depois vá adicionando a mistura de farinha 1/2 xícara por vez. Quando estiver pronta a massa, coloque em um saco de confeiteiro e, sobre uma forma forrada com papel manteiga ou tapete de silicone, faça palitinhos de mais ou menos 10 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro. Se quiser dá até para brincar com o bico, dando um efeito diferente nos sticks. Leve ao forno por cerca de 10 a 15 minutos ou até que os sticks já estejam ligeiramente corados. Tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade de confeiteiro.

Para dar diferentes sabores aos seus sticks de queijo, experimente usar outros queijos, como o parmesão, por exemplo, e também colocar algumas pitadas de alguma especiaria, como pimenta calabresa, erva-doce, alecrim e noz moscada.

Na foto abaixo, a receita leva uma pitada de pimenta calabresa em flocos. Dá para ver os pontinhos vermelhos aos longo dos sticks.

cheese-straws-1

*

Atenção a lista de compras:
- farinha de trigo
- sal
- manteiga
- queijo cheddar
- especiarias

Crédito da receita e das fotos: Food Network (receita e foto I) e Ezra Pound Cake (foto II)

5 comentários:

  1. Pode substituir o queijo cheddar pelo requeijão com cheddar?
    Abs,
    Roberta

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberta,

    Talvez dê certo, achamos que vale a tentativa. Se for possível encontrar um requeijão com cheddar que seja bem consistente o resultado vai ficar melhor, ou então compre aquele cheddar que vem em fatias embalado individualmente.
    Você ainda pode usar outro queijo, como o parmesão ou o gorgonzola.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se esses sticks podem ser feitos "de véspera", e como devo armazenar.
    Grata
    Roberta

    ResponderExcluir
  4. Olá Roberta,

    Eles podem ser feitos de véspera, sim. Você pode armazenar os sticks em uma embalagem hermética, que poder ser um saco plástico bem fechadinho, ou até aqueles com lacre, potes de plástico ou de vidro.
    Na hora de servir, se quiser, coloque só alguns minutinhos no forno ou no forninho elétrico para esquentar.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.