20 de julho de 2010

Receita: Cupcake de Banana

Quem um dia já não ficou encarando a sua fruteira onde havia algumas bananas bem madurinhas e você não sabe o que fazer com elas. Mas não se preocupe, pois nós sabemos o que você pode fazer: Cupcakes de banana.


Esta receita é do site Yumsugar, que mostra até uma odisséia meio parecida com a de Julie, do filme Julie & Julia, só que mais modesta de fazer receitas durante um ano. Neste caso, é a editora do site que experimenta fazer um receita diferente por semana durante um ano, mas nada de patos, lagostas e ensopados de carne à la Le Cordon Bleu. São receitas fáceis de fazer e ótimas para compartilhar com a família e os amigos.

O cupcake de banana foi feito na última semana do projeto e dá água na boca só de ver a foto. Para fazer o cupcake, você irá precisar de:

- 3 bananas nanicas médias bem maduras e mais uma para decoração
- 2 3/4 de xícara de farinha de trigo
- 1 1/2 de colher de chá bicarbonato de sódio
- 1/4 de colher de chá de sal
- 1 colher de chá de canela em pó
- 200 g de manteiga
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1 1/2 xícaras de açúcar
- 3 ovos
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- doce-de-leite para o recheio

Como em todo bolo, pré aqueça o forno em 180 graus e já disponha as forminhas de papel na forma para cupcakes. Agora arregace as mangas para começar a trabalhar!

Descasque as 3 bananas, pique grosseiramente e coloque no processador, batendo até ficar um purê. Em uma tigela, peneire a farinha, o sal, o bicarbonato e a canela, misturando tudo. Agora em uma tigela que você possa usar a batedeira, bata a manteiga e os açúcares, obtendo uma mistura fofa e clara. Adicione os ovos, um por vez, deixando eles ficarem incorporados a massa e depois junte a mistura de farinha, a essência de baunilha e por fim o purê. Assim que a massa estiver pronta, coloque nas forminhas de papel, lembrando de deixar apenas 2/3 delas preenchidas. Leve ao forno por cerca de 15 minutos até que a massa cresça e esteja corada, mas para garantir que os cupcakes estão prontos, faça o teste do palito.

Tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade de confeiteiro por uns 20 minutos. Recheie os cupcakes com o doce-de-leite usando uma das 2 técnicas que ensinamos aqui no blog e depois decore com buttercream de chocolate (veja as receitas I e II de buttercream de chocolate aqui) e uma rodelinha de banana por cima. Esta receita rende 18 cupcakes.



*

Atenção a lista de compras:

Crédito da receita e das imagens: YumSugar

18 comentários:

Cynthia Santos disse...

Nossa, que tentação!!!
Rende quantos cupcakes??
Beijo grande!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Cynthia,

Esta receita rende aproximadamente 18 cupcakes.

Anelise disse...

Já anotei no meu livro de receitas de cupcakes.
Obrigada!!!

Édina Cunha disse...

Meu Deus que delícia de tentação. Já está na minha listinha também, tomara que saia como os da foto, deliciosos.

Beijos apimentados

www.mariapimentaacesssorios.blogspot.com

Rosete disse...

A receita diz que rende 18 cupcakes. Só para confirmar, utiliza-se forma para cupcakes comuns ou para mini cupcakes?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Rosete,

Essa receita rende 18 cupcakes comuns.

Amanda disse...

Ficou lindo e parece uma delícia... definitivamente vou fazer essa receita...

Só tenho uma dúvida, posso substituir o açúcar mascavo pelo refinado?

Bjus

BarraDoce.com.br disse...

Olá Amanda,

Pode substituir o açúcar mascavo pelo açúcar refinado, mas o seu cupcake ficará mais doce. Se preferir pode reduzir a 1/2 xícara de açúcar mascavo por 1/4 de xícara de açúcar refinado.

Anônimo disse...

Olá, eu fiz a cobertura para cupcakes com o glacê normal, não o real, a mistura de clara açucar e limão. Porém ficou mto mole não endurecei e nao consegui trabalhar direito com os bicos de confeitar.
Qual outra cobertura seria melhor de confeitar ?

Obrigada, carol

BarraDoce.com.br disse...

Olá Carol,

O glacê de clara e limão não fica tão consistente mesmo para usar o bico de confeiteiro. Caso queira utilizar o bico as melhores coberturas são as de glacê real, ganache, buttercream, cream cheese, brigadeiro, doce-de-leite, creme de avelã, marshmallow e suspiro.
Aqui no blog você encontra receitas de várias dessas coberturas.

juliba disse...

tentei fazer a receita mas deu super errado: os cupcakes afundaram e não cresceram como na foto.
onde será que eu errei?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Juliba,

Não temos como te falar exatamente o que pode ter dado de errado. Existem alguns fatores que podem deixar os seus cupcakes assim, que são:
- abrir o forno enquanto o cupcake ainda não está assado, pois isso faz com que o calor do forno escape e o cupcake murche. É indicado sempre ver o crescimento dos cupcakes através do vidro do forno e assim que eles estiverem com aparência de assados, que deve levar cerca de 3/4 do tempo de forno, ai já dá para abrir o forno.
- você deve ter usado bicarbonato, como na receita, mas se por um acaso você usou fermento (que contém bicarbonato) talvez possa ser que ele esteja "velho". Falamos assim quando o fermento apesar de dentro da data de validade foi armazenado de forma incorreta e por isso perde um pouco as suas propriedades.

Anônimo disse...

Amei a receita, mas fiquei com uma dúvida: Essa receita não leva fermento em pó não?
obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Não, pois leva bicarbonato de sódio, que faz o papel do fermento nesta receita.

sirlete bijoux disse...

Boa noite, A reeita é aparentemente irresistivel. POsso substuir a farinha de trigo por creme de arroz. (pergunto)

BarraDoce.com.br disse...

Olá Sirlete!

Nós não sabemos se essa substituição resultará em uma massa semelhante a receita original.

Anônimo disse...

Acabei de fazer e ficaram simplesmente perfeitos! O gostinho de banana ficou show! Falta experimentar a cobertura de buttercream, mas nao tenho bico de confeiteiro entao nao vai ficar mto bonitinho... So uma pergunta, eh possivel congelar so os cupcakes e dai rechea-los qdo descongelar?
Obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Sim é possível congelar os cupcakes já assados e recheá-los assim que estiver descongelados. O importante na hora de descongelar é deixar descongelar em temperatura ambiente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...