Receita: Cupcake de Banana

Quem um dia já não ficou encarando a sua fruteira onde havia algumas bananas bem madurinhas e você não sabe o que fazer com elas. Mas não se preocupe, pois nós sabemos o que você pode fazer: Cupcakes de banana.


Esta receita é do site Yumsugar, que mostra até uma odisséia meio parecida com a de Julie, do filme Julie & Julia, só que mais modesta de fazer receitas durante um ano. Neste caso, é a editora do site que experimenta fazer um receita diferente por semana durante um ano, mas nada de patos, lagostas e ensopados de carne à la Le Cordon Bleu. São receitas fáceis de fazer e ótimas para compartilhar com a família e os amigos.

O cupcake de banana foi feito na última semana do projeto e dá água na boca só de ver a foto. Para fazer o cupcake, você irá precisar de:

- 3 bananas nanicas médias bem maduras e mais uma para decoração
- 2 3/4 de xícara de farinha de trigo
- 1 1/2 de colher de chá bicarbonato de sódio
- 1/4 de colher de chá de sal
- 1 colher de chá de canela em pó
- 200 g de manteiga
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1 1/2 xícaras de açúcar
- 3 ovos
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- doce-de-leite para o recheio

Como em todo bolo, pré aqueça o forno em 180 graus e já disponha as forminhas de papel na forma para cupcakes. Agora arregace as mangas para começar a trabalhar!

Descasque as 3 bananas, pique grosseiramente e coloque no processador, batendo até ficar um purê. Em uma tigela, peneire a farinha, o sal, o bicarbonato e a canela, misturando tudo. Agora em uma tigela que você possa usar a batedeira, bata a manteiga e os açúcares, obtendo uma mistura fofa e clara. Adicione os ovos, um por vez, deixando eles ficarem incorporados a massa e depois junte a mistura de farinha, a essência de baunilha e por fim o purê. Assim que a massa estiver pronta, coloque nas forminhas de papel, lembrando de deixar apenas 2/3 delas preenchidas. Leve ao forno por cerca de 15 minutos até que a massa cresça e esteja corada, mas para garantir que os cupcakes estão prontos, faça o teste do palito.

Tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade de confeiteiro por uns 20 minutos. Recheie os cupcakes com o doce-de-leite usando uma das 2 técnicas que ensinamos aqui no blog e depois decore com buttercream de chocolate (veja as receitas I e II de buttercream de chocolate aqui) e uma rodelinha de banana por cima. Esta receita rende 18 cupcakes.



*

Atenção a lista de compras:

Crédito da receita e das imagens: YumSugar