Junho é o mês de Festas Juninas e nelas ficamos completamente envolvidos pela música, dança e comes e bebes.

A paçoca e o pé-de-moleque são dois doces muito presentes nas festas e são praticamente dois opostos feitos de amendoim, sendo a paçoca macia feita com uma farinha de amendoim e o pé-de-moleque bem duro com o amendoim inteiro no meio do caramelo. A receita que vamos passar é de uma combinação dos dois, pois como diria o ditado “os opostos se atraem”.
Esta receita é do site CHOW e eles chamam essa receita de “Sticky Peanut Cookie Bar”, mas vamos abrasileirar e chamar de Biscoito de Paçoca com Pé-de-Moleque. Basicamente, a receita é uma base de paçoca coberta com pé-de-moleque.

BISCOITO DE PAÇOCA COM PÉ-DE-MOLEQUE

INGREDIENTES

Para a base:
  • 1/2 xícara de amendoim torrado e sem sal
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 8 colheres de sopa de manteiga sem sal e gelada, cortada em pedaços pequenos
Para a cobertura:
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1/4 de xícara de creme de leite
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 1/3 xícara de raspas de chocolate meio-amargo
  • 1 1/2 xícara de amendoim torrado sem sal

MODO DE PREPARO

BASE
  1. Pré-aqueça o forno em 180 graus.
  2. Usando uma assadeira quadrada 20 x 20cm com fundo falso, forre o fundo e as laterais com papel manteiga e reserve.
  3. Bata no procesador o amendoim, a farinha, o açúcar e o sal, até que o amendoim esteja bem triturado e fino.
  4. Junte a manteiga e bata pulsando até que vire uma massa.
  5. Coloque a massa na assadeira, pressionando para que ela fique mais compacta e leve ao forno até dourar, o que leva uma meia hora. Quando estiver pronto, retire no forno e deixe esfriar em uma grade.
COBERTURA
  1. Em uma panela média, junte o açúcar, 1/2 colher de chá de sal e a água e leve ao fogo, deixando que essa misture ferva em fogo médio, mexendo de vez em quando até o açúcar derreter completamente.
  2. Deixe ferver e sacuda a panela para mexer o caramelo, pois agora você não pode mexer com uma colher, até que ele fique com um tom dourado escuro.
  3. Tire a panela do fogo, adicione o creme de leite e a essência de baunilha e mexa. CUIDADO! Quando você for colocar o creme de leite, ele vai ferver no caramelo saindo muito vapor, além de poder respingar e cair na sua pele.
MONTAGEM
  1. Espalhe as raspas de chocolate sobre o biscoito de paçoca.
  2. Adicione o amendoim na calda de caramelo e despeje imediatamente a calda sobre o biscoito.Por fim, salpique o sal por cima do caramelo. Deixe esfriar e corte em quadrados para servir.

DICA

Não achou o amendoim torrado e sem sal? Sem problemas! Compre o amendoim cru e coloque-o em uma assadeira no forno pré-aquecido em 180°C, deixando-o assar por 20 minutos. Abra o forno e mexa os amendoins. Volte a assadeira no forno e deixe mais uns 15 minutos, prestando atenção no cheiro, pois quando o amendoim começa a torrar ele solta o seu perfume característico. Se estiver a sua cozinha estiver perfumada demais, o amendoim passou da medida.

Para saber se ele está torrado, tire um e espere alguns segundos para esfriar. Apesar do amendoim demorar para esfriar, você sentirá ele ligeiramente mole, mas com um crocante.

O macete para tirar a pele é esperar o amendoim esfriar e esfregar ele dentro do pano de prato ou dentro de um saco de pão. Depois é só assoprar as cascas ou usar uma peneira bem grossa, como aquelas de fritura da feira, para separar as cascas dos amendoins.


LISTA DE COMPRAS

Crédito da imagem e receita: Chow