26 de abril de 2010

Receita: Buttercream básico

Para fazer uma receita de buttercream básica, você irá precisar de:

- 1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 6 a 8 xícaras de açúcar de confeiteiro (peneirado)
- 1/2 xícara de leite
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Bata na batedeira a manteiga , por cerca de 2 a 3 minutos, até que ela fique cremosa e macia. Acrescente 6 xícaras de açúcar de confeiteiro, o leite e a essência batendo em velocidade baixa e desligue quando a mistura ficar clara e fofa. Caso queira deixar mais consistente, adicione aos poucos as outras 2 xícaras de açúcar, até alcançar o ponto desejado.




Atenção a lista de compras:
- manteiga sem sal
- açúcar de confeiteiro (disponível na nossa loja física)
- leite

Crédito das imagens: Savory Sweet Life


108 comentários:

Trocando Idéias com a Dênia disse...

Muito legal seu passo a passo dos cupcakes, agora sim já posso fazer, eu estava querendo fazer no dia das mães e vc me ajudou bastante tirou todas as minhas dúvidas,obrigada!!!! Seu blog é tudo de bom, já estou seguindo, venha seguir o meu tb.
bjs...

Dimn disse...

Adorei a receita, vou fazer hoje msmo

Carol_Fernandes disse...

Pensei que a receita do Buttercream básico fosse só tirar o chocolate da receita do buttercream de chocolate. Por que a diferença? A receita está adaptada para o calor do Brasil? porque então pode amolecer e não ficar bonito, verdade? Abraços, Carol_Fernandes

BarraDoce.com.br disse...

Olá Carol,

como é comum de acontecer há variações de receitas. No caso na receita que postamos do buttercream de chocolate, no dia 21 de maio, ela vai ficar um pouco mais durinha, vamos dizer, por causa da clara em neve, o que é bom para dias que estão mais quentes.
Vamos postar mais uma receita de buttercream de chocolate, esta mais parecida com a versão básica, ok?

BarraDoce.com.br disse...

Carol,

Colocamos a receita de buttercream de chocolate, que é a versão do buttercream básico + chocolate.
http://blog.barradoce.com.br/2010/06/receita-buttercream-de-chocolate-ii.html

Esperamos que você se delicie!

Beatriz disse...

Olá, estou bem feliz com esta receita do buttercream básico, mas estou preocupada com o calor, como garantir que no calor do Rio não derreter e ficar feio!!!???

BarraDoce.com.br disse...

Olá Beatriz,

Para garantir que o buttercream fique bonito e não derreta, decore os seus cupcakes no dia que for servir e mantenha os cupcakes em um lugar fresco. Provavelmente os seus cupcakes não irão durar muito, porque de tão bonitos e gostosos os convidados vão devorar eles!

Thielly disse...

eu fiz esse buttercream e coloquei uma colherada de canela para harmonizar com o cupcake de banana, mas achei que mesmo assim o sabor de manteiga fica muito forte. tem alguma forma de amenizá-lo ou alguma manteiga em especial que tenha um sabor mais suave? obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Thielly,

Se você achou que está com muito gosto de manteiga, aumente um pouco a quantidade de açúcar e de essência de baunilha ou diminua a quantidade de manteiga. O gosto de manteiga mais forte também tem a ver com a manteiga usada, pois no processo de produção elas podem adquirir um sabor mais suave ou mais forte. Caso queira otar por uma receita de buttercream mas que seja clara, veja a receita aqui no blog do buttercream de chocolate branco (http://blog.barradoce.com.br/2010/08/receita-buttercream-de-chocolate-branco.html).

Anônimo disse...

qualquer manteiga pode fazer?? eu já tentei mais achei o gosto de manteiga muito forte.. tem alguma marca pra indicar??
Renata Bezerra

BarraDoce.com.br disse...

Olá Renata,

A receita pode ser feita com qualquer marca de manteiga. Nós não temos a indicação específica de uma marca de manteiga para te indicar, mas nós iremos investigar qual é a mais usada, ok?

Ana Luzia disse...

Oi...sera q essa cobertura aguenta até no máximo 24 horas?? vou ter q fazer 1 dia antes da festa...se não, teria outra receita de cobertura p cupcake q aguentaria???

obrigada
bjss

BarraDoce.com.br disse...

Olá Ana Luzia,

Essa cobertura dura no máximo 24 horas, sim. Após confeitar os seus cupcakes, deixe-os em um lugar fresco e bem arejado.

G&A Doces e Gostosuras disse...

Boa noite! Q delícia que é esse site, meu Deus! Vcs me ajudaram muito com o scupcakes. Estou começando meu negocio de doces e chocolates e vou comercializar os cupcakes tb, e tinha varias dúvidas, inclusive sobre esse creme.Logo farei e voltarei pra dizer se deu certinho ou não. Ja estou seguindo vocês e colocarei o link de vcs no meu blog. Se vcs quiserem conferir, esta no inicio, mas estou divulgando:http://geadocesegostosuras.blogspot.com

Bjs para todos

BarraDoce.com.br disse...

Olá G&A Doces e Gostosuras,

Ficamos que com o blog e as lojas física e virtual estamos te ajudar a iniciar este doce projeto.
Sobre essa receita de buttercream básico, nos fale o que você achou depois de testar, e se precisar tirar alguma dúvida ou pedir ajuda com alguma receita, pode nos escrever.

Cida Jacob disse...

Mil vezes obrigada,adorei as receitas e tinha vontade de fazer um cupcake e nao tinha coragem de ariscar,e com as receitas desse blog,estou ficando especialista,ja fiz muitas receitas e todas ficam maravilhosa,sem falar nas duvidas que voces me tiram . obrigadaaaaaaaaaaaaaaa

BarraDoce.com.br disse...

Olá Cida,

É muito gostoso saber estamos deixando a sua vida e toda a sua família e amigos ainda mais doce com os cupcakes!

flavialucena disse...

olá!
nem sei se vão ver esse comentário porque o post já tá aí faz um tempinho, mas é que eu tenho uma pergunta: será que dá pra congelar o buttercream?
é que minha irmã vai ter bebê a qualquer momento essa semana, e eu fiquei encarregada de fazer alguns cupcakes. só que como a hora é inesperada, eu queria deixar tudo pronto, e confeitá-los só quando chegar o dia...
será que daria certo?
obrigada desde já :D

BarraDoce.com.br disse...

Olá Flávia,

Que coisa boa! Olha o ideal mesmo é você fazer com antecedência os cupcakes e congelar eles até o dia em que a sua irmã for dar a luz. O buttercream é muito rápido e fácil de ser feito, então não há muito problema de ser feito na hora, pois demora no máximo uns 10 minutinhos para ficar pronto. Como os cupcakes levam um pouco mais tempo para ficarem prontos, você pode fazer antes, congelar e quando souber que ela for dar a luz, deixe os bolinhos descongelando em temperatura ambiente. Assim dá até tempo de você ir na maternidade para ver o nascimento, voltar para casa para confeitar e levar para todos que forem visitar saborearem os seus cupcakes.

Patrícia Lopes disse...

Olá!Eu fiz a receita para cobrir 12 cupcakes recheados com doce de leite! Mas sobrou muito!!!Posso congelar?ou posso usar metade dos ingredientes para fazer menos?O creme ficou bom!É muito fácil de fazer, mas achei que ficou muito doce! O que vc me aconselha?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Patrícia,

Não é muito bom congelar o buttercream, pois não dá para garantir que ele fique bom e com a mesma consistência depois de congelado. Você pode fazer metade da receita e ir controlando o açúcar para deixar medida exata de doce que você quer.

Anônimo disse...

Bom dia,

e se acrescentar emulsificante dura mai fora da geladeira??


Uma vez me lembro de ter experimentado cupcake que a cobertura dele era uma casquinha por fora e quando mordia um creme por dentro

Saberiam me informar qual a cobertura???

Desde já agradeço
Ca

teacherlis disse...

Olá,

Eu nunca fiz buttercream! Quanto dá mais ou menos em gramas 1 e 1/2 de manteiga?

Obrigada!!!
Lis

BarraDoce.com.br disse...

Olá Cá,

Não é possível garantirmos que o emulsificante garanta maior durabilidade da cobertura fora da geladeira.
Infelizmente não conseguimos te informar qual é a essa cobertura que você experimentou nesse cupcake que você comeu, mas tem algumas receitas de buttercream, ganache e marshmallow que podem ficar com uma casquinha por fora e cremoso por dentro.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Lis,

Se você quis se referir em 1 xícara e 1/2 de manteiga dá um pouco mais de 200g.

Bruna disse...

eu segui esta receita, mas deu muito e ficou muito mole mesmo com 7 xicaras de açucar confeteiro. Posso trocar para o açucar refinado ? e é uma xicara mesmo de leite ?achei que ficou muito.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Bruna,

A sua receita deve ter ficado mole, pois a quantidade indicada de leite é apenas 1/2(meia) xícara, que pode ser adiciona aos poucos conforme você achar que a está adquirindo a consistência desejada. Sobre o açúcar, o ideal é usar o açúcar de confeiteiro que é mais fino, se mistura melhor e dá um acabamento mais liso.

Anônimo disse...

Busco opções de cobertura que não sejam tão doces. As receitas que encontro sempre levam muitas xícaras de açúcar. Se alguém puder sugerir, agradeço a ajuda!

Imira
www.docepecadinho.blogspot.com

Anônimo disse...

olá a todas, sigo o vosso blog de portugal, quem me dera poder comprar coisas na vossa loja virtual e mandar para este lado do oceano, será que já pensaram nisso?
Agora deixo duas dicas, se ao invés de por leite, colocar água o seu buttercream dura mais ou menos um mês no frio, congelar não dá mesmo. em relação ao creme que faz uma casquinha é porque na receita do buttercream se adiciona clara de ovo em pó :) espero ter ajudado.

beijos portugueses

BarraDoce.com.br disse...

Olá leitora portuguesa,

Obrigada pela dicas para a receita de buttercream!

Infelizmente não despachamos para fora do Brasil. Mas quando vier para o lado de cá do oceano, venha nos visitar!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Imira,

Você pode optar por outras receitas de coberturas, como a de ganache, que dá para ter um controle maior sobre a doçura, pois como é feita com chocolate meio-amargo, ela quebra o doce do próprio cupcake e se for do seu desejo, pode ser adicionado como ingrediente opcional o açúcar de confeiteiro, para deixar um pouco mais doce. Outra cobertura que também é bem interessante e você pode controlar um pouco a doçura é a de cream cheese, que você ainda pode acrescentar coco ralado e/ou raspas de limão ou laranja, por exemplo.

Márcia disse...

Nessa receita de Buttercream básico me ficou uma dúvida em relação a corantes e essências, principalmente corante. Qual devo usar e qual é a medida certa (uma colher de café)? E em que momento eu coloco o corante?

Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Márcia,

Você pode usar corante em gel ou líquido, sendo que o líquido se mistura mais facilmente ao creme. Com relação a quantidade é díficil te passar a medida, pois depende da cor que você quer alcançar com o corante. A nossa recomendação é colocar umas 2 a 3 gotas e misturar a massa. Se não atingiu a cor desejada, adicione mais uma gota a misture, repetindo o processo até conseguir a cor.

Anônimo disse...

Tentei fazer e não consegui....o creme derreteu rápido. Eu poderia colocar gelatina incolor para suportar o calor da minha cidade?

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

O buttercream tem a desvantagem que no calor acaba derretendo por causa da manteiga e gelatina incolor não vai resolver muito o problema. A alternativa é optar por outras coberturas, como a de ganache branco, que por ter o chocolate ajuda a manter a consistência.

que desgraça disse...

posso adicionar geléia nessa receita? ou vai deixar mais mole?

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Adicionando geléia o buttercream vai ficar mais mole, porém se você for usar para rechear um bolo ou cupcakes não tem problema.

Akira disse...

Qual corante eu devo usar para colorir o buttercream, em gel ou liquido ?

Obrigada, beijos.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Akira,

Para o buttercream o ideal é o em gel para que não tire muito a consistência do buttercream.

Anônimo disse...

qual é o rendimento dessa receita?????????

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Esta receita rende 2 1/2 xícaras de buttercream.

Anônimo disse...

Olá!!!
Faço doces, bolos e cupcakes para fora e até hj não tinha achado e nem conseguido uma boa receita de buttercream como essa, porem diminui um pouco a manteiga. Mas minha dúvida é a seguinte, posso usá-lo para confeitar tortas maiores? Eu estou acostumada a usar somente em cupcakes, mas tenho muita vontade de usá=lo em uma torta, cai bem?
Parabéns ao blog, é divino... =]

Cássia

BarraDoce.com.br disse...

Olá Cássia,

Esta receita serve tanto para sobrir cupcakes quanto bolo, mas depende do seu gosto se você acha que ela ficaria boa para cobrir um bolo. Com relação a tortas depende muito da torta, mas como sempre aconselhamos é bom fazer um teste para experimentar.
Depois nos conte como saiu o seu teste.

Aline disse...

Genteeeee...
Fiz a receita, colocando acúcar refinado( é o mesmo que de confeiteiro?) mas não deu certo, ficou super açucarado e mole.Coloquei na geladeira e ficou um pco consistente em cima.Será que devo bater mais?
Alguém me ajude por favor!!
É a primeira vez que faço um cupcake!!rsrsrs

BarraDoce.com.br disse...

Olá Aline,

Açúcar de confeiteiro e açúcar refinado são diferentes. Experimente fazer com o açúcar de confeiteiro a receita.

Anônimo disse...

Olá!É a primeira vez q entro nesta site e estou encantada.Gostaria de saber se posso substituir a manteiga por gordura hidrogenada? Obrigada. Renata.Paula

Anônimo disse...

Gostaria de saber se posso substituir a manteiga por gordura hidrogenada?

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Não dá para substituir a manteiga pela gordura hidrogenada, pois a gordura irá deixar um gosto muito forte e ruim na sua cobertura.

André Luis disse...

Olá,

Irei entregar uns cupcakes na quinta, para serem consumidos no ano novo, ou seja, no sábado. O buttrercream aguenta até lá? E se forem colocados na geladeira, é garantido?
Obrigada!

PS: As receitas de vocês são o máximo!

André Luis disse...

Ahh, outra perguntinha: O rendimento dessa receita são 2 1/2 xícaras. Dá para confeitar quantos cupcakes?
Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá André Luiz,

Você pode confeitar no dia de fazer a entrega para garantir um frescor maior aos seus cupcakes e recomendar ao seu cliente de armazenar na geladeira até sábado, tirando de uma a duas horas antes de servir para que o cupcake fique em temperatura ambiente para ser comido.
Sempre aconselhamos para quem vende especialmente cupcakes sempre testar tanto as receitas, mas também os armazenamentos antes de comercializar, pois assim cada um pode adaptar melhor conforme as suas necessidades e gosto.
Sobre a sua dúvida de rendimento, varia um pouco conforme o tipo de decoração com bico que você for fazer. Se você colocar bastante cobertura em cada cupcake, esta receita que rende 2 1/2 xícaras, deve cobrir uns 6 cupcakes. Mas se você fizer uma decoração moderada dá para cobrir uns 12 cupcakes.

Barbara disse...

Olá. Tudo bem?
Estou aprendendo a fazer cupcakes e vejo que muitas receitas usam o buttercream.
Tentei fazer esta receita e esperava um creme brilhoso e gostoso, mas ficou opaco, muito doce e com gosto forte de manteiga, não pude usar. O que posso fazer para melhorar?
Muito obrigada pela atenção!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Bárbara!

Muita gente tem a mesma queixa do buttercream com relação ao sabor de manteiga. Ela fica com um certo sabor de manteiga, especialmente por causa dos tipos de manteiga vendidos no mercado, já que alguns deles, mesmo os sem sal, possuem um gosto mais forte do que outros.
Uma alternativa é testar uma outra marca de manteiga. Outra opção é escolher alguma outra cobertura para usar nos seus cupcakes.
Se você quer um creme brilhoso, acreditamos que o que te dará o resultado mais próximo é o marshmallow, que pode ser tingido com corante comestível.
Você ainda pode testar fazer outras receitas, como as coberturas de cream cheese (http://blog.barradoce.com.br/search/label/Cream%20Cheese), que são uma delícia, e o ganache de chocolate branco (http://blog.barradoce.com.br/2010/09/receita-ganache-de-chocolate-branco.html) e em ambos você pode usar corante.

Anônimo disse...

Posso colocar doce de leite no buttercream ao envez da baunilha? Se sim, quanto? O que mais eu posso por para dar sabor sem ser essência?

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Procuramos uma receita de buttercream com doce-de-leite, mas de todas que vimos nenhuma excluía a essência.
Se você não quiser adicionar a essência, deixe para adicionar a essência apenas por último, assim você pode experimentar e ver se acha se precisa ou não acrescentá-la.

Bom, a receita que achamos é a do site Bake Space.
Ingredientes:
200g de manteiga sem sal
4 xícaras de açúcar de confeiteiro
380g de doce-de-leite
2 colheres de chá de essência de baunilha
1/4 de creme de leite ou leite
pitada de sal

Bata primeiro a manteiga um pouco, depois adicione 2 xícaras de açúcar e após incorporar, junte a essência e metade do creme de leite ou leite. Bata para misturar bem.
Acrescente metade do doce-de-leite, bata para misturar, depois junte o resto do leite e em seguida o resto do doce-de-leite. Quando o buttercream estiver bem incorporado, adicione o sal. Por fim junte o resto do açúcar, mas você pode adicionar menos se quiser, caso atinja a consistência desejada.

Mariana Vasconcellos disse...

Boa tarde, hoje estou tentando pela primeira vez, fazer o buttercream, mas não consegui dar o ponto para confeitar, meus cupcakes? e tanmebm achei meio açucarado, o que posso fazer para melhorar? Pois estou querendo fazer para vender?
Obrigada

Mariana Vasconcellos disse...

Tenho a batedeira normal domestica, ainda não comprei a planetária, mesmo com esta batedeira consigo fazer o buttercream?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Mariana,

O buttercream é uma cobertura que não agrada 100% todo mundo, ainda mais nós brasileiros que não estamos acostumados com ela que pode ter ou um gosto forte de manteiga ou um açucarado mais forte, já que é o açúcar que dará a consistência a cobertura.
A essência de baunilha serve até para dar uma quebrada no gosto do açúcar, mas pode não chegar ao sabor esperado.
Uma alternativa é fazer outra receita de buttercream branco, como o de chocolate branco, já que ele fica com a cor semelhante a do buttercream tradicional, mas tem o gostinho a mais do chocolate branco, além do mais, o chocolate branco serve também para dar mais consistência.
http://blog.barradoce.com.br/2010/08/receita-buttercream-de-chocolate-branco.html
O conselho que damos a quem vai fazer cupcake para vender é testar diversas coberturas e mesmo assim mais de uma receita para o mesmo tipo de cobertura.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Mariana,

Tanto com a batedeira normal quanto com a planetária você consegue fazer buttercream.

Mariana Vasconcellos disse...

Agradeço pelo ajuda, mas estou testando sim mais coberturas. e sabores de cupcakes diferentes. Para poder vender, mas ate agora a cobertura que mais gostei foi o ganache. O blog de vocês e maravilhoso. obrigadão.

soraia disse...

oi, gostaria de saber se o leite que pede na receita é em pó ou líquido?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Soraia,

O leite da receita é leite líquido.

Natty disse...

Olá, me chamo Nathalie e gostaria de tirar uma duvida,para colorir o butter cream, eu posso colocar anilina normal? ou tem que ser em gel? Obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá Nathalie,

Para colorir buttercream o corante ideal é o em gel, pois ele é mais concentrado e não muda muito a consistência do buttercream.

Anônimo disse...

o açucar deve ficar totalmente dissolvido ou ainda dá pra sentir na boca? penerei muito, bati muito e ainda sinto o açucar é assim mesmo? não dá pra dizer que ficou ruim, mas causa estranheza :) obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

O açúcar de confeiteiro deve ficar com a maior parte ou todo dissolvido. A estranheza que você fala é uma sensação de como se estivesse comendo algo arenoso, mas para o buttercream é normal.
Você pode bater o açúcar de confeiteiro no liquidificador antes de peneirar para ajudar a ficar mais fino, se misturando melhor a manteiga.

Anônimo disse...

A manteiga pode ser substituida por margarina sem sal?

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Não pode, pois a margarina tem outra composição e resultado não será o mesmo.

Neu disse...

Ola, como tenho visto muita duvida pois fica com gosto de manteiga, eu posso usar o chantily para a cobertura? ou nao fica legal?Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Neu!

Você pode usar a cobertura que quiser para cobrir bolos e cupcakes.

O buttercream é muito famoso pois lá fora eles já consomem há bastante tempo e muitas receitas de indicam ele como cobertura, assim como nós brasileiros adoramos indicar o brigadeiro.

Ele tem um sabor diferente e a apesar de ser indicado o uso da manteiga tipo sem sal, justamente para não ficar tão forte o gosto, muita gente acaba sentindo e não gostando.

Uma alternativa que é gostosa é usar as coberturas com cream cheese. Elas ficam com a aparência parecida do buttercream, mas o sabor é mais receptivo.

flávia disse...

oi, queria saber se quando aplicado o gel para colorir é normal que o buttercream fique com aspecto meio granuloso? nao fica tao homogenea a tinta com a massa!
muito obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Flávia!

É preciso que você misture bem o corante com a massa para a cor ficar homogênea. Com relação a ficar granuloso, talvez tenha sido a sua impressão com relação ao buttercream mais especificamente. Esta cobertura não agrada tanto o paladar brasileiro. O importante para que não fique com grãos é peneirar bem o açúcar de confeiteiro, caso ache necessário pode até peneirar mais de uma vez, e bater bem a cobertura.

Daniel disse...

Muito útil este artigo, mas tenho uma dúvida para a qual até hoje não consegui achar resposta aqui no Brasil. Os americanos costumam cobrir seus bolos com "icing" antes de cobrir com pasta americana e geralmente usam o buttercream. Tentei esta e outras variações de buttercream e sinceramente achei todas excessivamente doces e com gosto ruim (não poderia ser diferente, afinal o buttercream é basicamente só um monte de açúcar de confeiteiro e manteiga).
Sinto falta de cobrir meu bolo com algo para deixá-lo reto nas laterais antes de cobrir com a pasta americana, já que as camadas de bolo e recheio ficam marcadas na lateral, mas não queria usar buttercream nem nada que influenciasse muito no sabor do bolo. O marskmallow é mole demais e não ajuda na tarefa de criar uma "pré-cobertura" reta e firme, já o glacê real é frágil e quebradiço demais.
Você poderia sugerir alguma outra "pré-cobertura" firme e com sabor "neutro"?
Obrigado!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Daniel!

Os americanos usam muito o buttercream para pré-cobrir o bolo antes de aplicar a pasta americana. É possível usar sim sem que fique com um gosto muito marcante, tomando o cuidado de deixar uma camada bem fininha de buttercream.

Com relação ao glacê real o importante de trabalhar com ele nesta pré-cobertura é de deixá-lo com uma consistência mais cremosa para poder espalhar bem e não ficar nem quebradiça, nem frágil.

Muita gente usa o Soft Brilho (você encontra na nossa loja física) e até doce-de-leite.

Anônimo disse...

esta loja a na ilha da madeira?

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Nosso loja é no Brasil, na cidade de São Paulo.

Ana Carolina Flor disse...

Olá, vou fazer os cupcakes hoje com umas amigas em casa, queria saber se tem que ser manteiga ou pode ser margarina também??? E uma receita dessas da para 32 cupcakes?? Obrigada...

BarraDoce.com.br disse...

Olá Ana!

Não, com margarina vai ficar com um gosto ruim.

Rende até para 32 cupcakes, mas será com pouca cobertura em cada.

Brunninha disse...

Olá, eu fiz essa receita e eu achei q ficou muito dura e amarelinha. Nao consegui deixar branquinha e Líbano, o que eu faço?

Rafaah disse...

Nossa, Comprei tudo em uma loja da casa de festas de perto da minha casa pq moro em niterói, mas vou fazer para o aniversário do meu irmão! Deve ficar uma delícia....

Aos forasteiros... disse...

Olá, vou tentar essa receita e gostaria de saber se é possível substituir o açucar de confeiteiro por açucar impalpável... Obrigada desde já!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Brunninha!

Não tem como te dizermos exatamente o que pode ter dado de errado no seu buttercream.
Em geral, o buttercream ficar branco é preciso bater bem a manteiga com o açúcar e se necessário colocar um pouquinho mais de açúcar de confeiteiro.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Aos Forasteiros!

Provavelmente deve dar certo, nunca testamos.

O ideal é usar açúcar de confeiteiro ou então bater o açúcar refinado no liquidificador ou processador e peneirar 2 vezes.

MariCake disse...

Bom dia,primeiramente parabéns,adoro as receitas desse blog e sigo todas elas.
Ma então fiz a receita do buttercream,ficou lindo mas achei que ficou muito doce,teria alguma forma de diminuir o açúcar ou talvez colocando açúcar diet ficaria bom?Desde já muito obrigada.

BarraDoce.com.br disse...

Olá MariCake!

O açúcar na receita do buttercream é meio que fundamental pois será ela que ajudará a dar a consistência mais firme. Colocar açúcar diet não irá solucionar muito o problema que você relatou, pois irá influenciar na consistência e textura da cobertura.

O buttercream não é uma cobertura muito do gosto do brasileiro. Você pode experimentar outras receitas como a de cobertura de cream cheese que é semelhante a do buttercream, mas é um pouco mais suave de sabor.

yumi^^ disse...

olá, eu estou pesquisando para fazer cupcakes e vi uma receita de buttrcream que ia açucar impalpavel (um açucar que tem amido de milho, posso usar ele nessa receita tbm?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Yumi!

Pode usar sim!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Yumi!

Pode usar sim!

Anônimo disse...

Olá, parabéns pelo blog!
Queria saber se o buttercream é aceito no paladar das crianças! Qual a melhor cobertura pra criançada de 8 anos?
Lara

BarraDoce.com.br disse...

Olá Lara!

O buttercream em geral não é muito aceito pelos adultos, mas as crianças devem amar por ter bastante açúcar!

Mas o jeito mesmo é testar. Como alternativa ao buttercream básico, você ainda pode experimentar o buttercream de chocolate branco (http://blog.barradoce.com.br/2010/08/receita-buttercream-de-chocolate-branco.html) e até a cobertura de cream cheese (http://blog.barradoce.com.br/2010/05/receita-cobertura-ou-recheio-de-cream.html), se você estiver em busca de uma cobertura mais cremosa. Outra alternativa de cobertura branca é o ganache de chocolate branco (http://blog.barradoce.com.br/2010/09/receita-ganache-de-chocolate-branco.html).

Vanessa disse...

Olá, Parabéns pelo blog, ele é ótimo!
Gostaria de saber se posso usar o corante em gel que se usa para as pastas americanas?
E o leite pode ser substituído por água ou não?
Obrigado!!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Vanessa!

Que bom! Adoramos receber esse retorno de vocês tão carinho!

Bom, para tingir o buttercream o melhor corante é o em gel que se usa também para tingir pasta americana, pois ele não irá alterar a consistência do buttercream.
O leite já não pode ser substituído por água, mas é possível se experimentar fazer sem o leite.

Qualquer dúvida pode nos escrever!

ines disse...

Adorei suas dicas, adoraria fazer para meu filho mas meu problemas é que meu filho tem alergia a proteina do leite, vc teria alguma coisa para me indicar, a pasta americana não tem na cidade que moro. Tem algum ingrediente que possa mudaar? Muito grata.

Nayara disse...

Olá! Adoro o blog! Quero uma cobertura lisinha para bolos, será que esse creme com chocolate daria certo?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Ines!

Como não tem pasta americana na sua cidade, você pode experimentar fazer do zero com esta receita aqui: http://blog.barradoce.com.br/2010/11/receita-pasta-americana.html

É bem difícil ter uma receita de cobertura que não vá leite ou algum tipo de derivado, como manteiga, creme de leite, leite condensado ou até cream cheese.

Você pode tentar fazer é substituir o leite condensado e o creme de leite pelas versões de soja que é possível encontrar nos mercados, e fazer então um brigadeiro ou uma ganache.

Uma outra alternativa para cobrir os cupcakes para o seu filho é usar geléia ou até doces de frutas, como goiabada um pouco mais mole (coloque um pouco da goiabada na panela com umas 2 colheres de sopa de água e vá amolecendo, adicionando mais água conforme o necessário para atingir o ponto desejado).

BarraDoce.com.br disse...

Olá Nayara!

Temos uma receita de buttercream de chocolate aqui no blog: http://blog.barradoce.com.br/2010/05/receita-buttercream-de-chocolate.html

Para ficar lisinha você precisa de uma espátula e uma bailarina (suporte giratório para bolos) que deixará a tarefa de deixar o bolo liso mais fácil.

Se você estiver pensando naquelas coberturas mais líquidas, então o ideal é optar por uma ganache mais líquida que vai cobrir o seu bolo e deixá-lo lisinho. É só despejar a ganache no centro do bolo que ela irá escorrer pelas laterais. Neste caso o ideal é usar uma grade de confeiteiro com uma assadeira em baixo. A grade vai ajudar a escorrer o excesso de ganache que será coletado na assadeira, podendo ser usado depois para fazer trufas com a adição de mais chocolate derretido para dar a consistência.

Anônimo disse...

Olá.

Está receita serve para cobrir o bolo antes de colocar a pasta américa?

Grata pela atenção

Paula

BarraDoce.com.br disse...

Olá Paula!

Sim, pode ser usada para cobrir o bolo antes de aplicar a pasta americana.

Lili Cotta disse...

Olá. Vi algumas receitas que substituem o açúcar de confeiteiro por leite condensado. Vocês já testaram? Têm alguma opinião a respeito??? Obrigada.
P.s.: aguardando ansiosamente pelas comprinhas que fiz no sábado ;-)

BarraDoce.com.br disse...

Olá Lili Cotta!

Já vimos mas não testamos. Acreditamos que essa opção deva ficar com uma consistência bem diferente das receitas originais que usam manteiga e açúcar para criar a base do buttercream.

Paula disse...

Olá,quero saber se essa cobertura derrete com calor e qual temperatura ela aguenta sem derreter?
Beijos
Valeu

BarraDoce.com.br disse...

Olá Paula!

Ela tende a ficar mole, mas neste caso o ideal é optar pelas versões de buttercream que levam chocolate ou alguma outra pasta que ajude a ficar firme, como creme de avelã ou pasta de amendoim.

Fazendo um buttercream branco como esse use chocolate branco. Temos duas receita aqui no blog de buttercream com chocolate branco, confira:
- http://blog.barradoce.com.br/2010/08/receita-buttercream-de-chocolate-branco.html
- http://blog.barradoce.com.br/2010/09/receita-buttercream-chocolate-branco-2.html

Anônimo disse...

Pode usar manteiga com sal?e pode colocar coco no meio? Vcs tem alguma receita de outras coberturas brancas? Obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

O ideal é usar manteiga sem sal na receita mesmo, mas como sabemos é muito comum não haver este tipo de produto em alguns mercados, por isso o que aconselhamos é usar então a manteiga com sal procurando aquela que tem o menor teor de sódio.

Outra cobertura branca que temos muito boa é a de cream cheese. confira: http://blog.barradoce.com.br/2010/05/receita-cobertura-ou-recheio-de-cream.html

E além dela temos o ganache de chocolate branco: http://blog.barradoce.com.br/2010/09/receita-ganache-de-chocolate-branco.html

Uma brasileira em Reston V.A disse...

Oi,

Posso fazer um dia antes o buttercream e guardar na geladeira? ele não resseca ou endurece?

Obrigada,

Mariane

BarraDoce.com.br disse...

Olá Uma brasileira em Reston V.A!

O ideal é se fazer no dia, pois como a base dele é manteiga ele tem a tendência de endurecer levemente.

Anônimo disse...

Posso colocar corante na receita? Essa medida dos ingredientes da pra confeitar quantos cupcakes?

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Pode colocar corante sim, desde seja corante em gel.

Esta receita rende buttercream para cobrir 12 cupcakes aproximadamente.