26 de abril de 2010

Princípios Básicos para Fazer Cupcakes: Coberturas

O toque final nos cupcakes é a cobertura e a sua decoração. Apesar de serem usadas normalmente as coberturas mais tradicionais, o uso de bico de confeiteiro, corantes e confeitos transformam os cupcakes em obras de arte.

Vamos falar das coberturas mais usadas:

Glacê: é feito basicamente de claras de ovos, açúcar de confeiteiro e suco de limão. Há variações de receitas que falam para usar ao invés de claras o uso de claras pasteurizadas ou clara em pó, ao invés de açúcar de confeiteiro o uso do açúcar impalpável, que pode ser feito em casa misturando amido de milho (maizena) com açúcar de confeiteiro, e complementando o suco de limão por ácido cítrico ou substituindo. Veja algumas ideias e receitas de glacê aqui.

lemon_rose_cupcakes_pic3
Buttercream: tem como ingrediente principal a manteiga, como o próprio nome já diz, que batida com açúcar de confeiteiro e essência, geralmente de baunilha, formam uma cobertura bem cremosa. Veja a receita básica de buttercream e aqui você vê mais algumas outras receitas e ideias de buttercream.

Sugar Free Buttercream

Ganache: geralmente feito com chocolate meio-amargo, creme de leite, açúcar de confeiteiro e uma pitada de sal, a cobertura tem uma aparência brilhante e ela é fácil de usar por ter uma consistência mais líquida que endurece após trabalhada. Veja algumas receitas de ganache e ideias aqui.


Pasta Americana: assim como em bolos é usada para decorar cupcakes. Os ingredientes básicos são a gelatina, açúcar impalpável (ou a mistura de açúcar de confeiteiro e amido de milho), água, glucose de milho e gordura hidrogenada (ou manteiga). Ela também é encontrada pronta para uso. Quer ideias de decoração com pasta americana? Então, veja aqui.



Fondant: essa cobertura é líquida e se assemelha ao glacê pela consistência e opacidade. É feita de açúcar de confeiteiro, leite (ou uma mistura de água e glucose de milho) e manteiga.


Creem Cheese: Inusitado, mas muito gostoso. Batido com açúcar de confeiteiro, o cream cheese fica uma cobertura bem cremosa. Confira outras receitas de cobertura e recheios de cream cheese aqui.

Cream cheese frosting

Brigadeiro: a nossa tradicional receita de leite condensado com chocolate é excelente também para cobertura de cupcakes. Do tradicional ao gourmet, você vê mais receitas e ideias de uso do brigadeiro aqui.


Merengue ou suspiro: as claras batidas em neve com o açúcar fazem uma massa leve e delicada, que pode ser levada ao forno para dourar levemente. Este efeito é obtido também, sem precisar levar ao forno, com o uso de maçarico.



Lemon Meringue Cupcakes

Marshmallow: existem diversas receitas de marshmallow, mas basicamente são feitas com água e açúcar que acompanhados de gelatina incolor, claras, essência de baunilha, cremor tartar e glucose de milho, se transformar nesta cobertura fofa e branquinha. Para receitas e ideias de como usar o marshmallow, veja aqui.

IMG_4107 copy

Os corantes são indispensáveis para criar a infinita gama de cores que deixam os cupcakes bem coloridos e podem ser usados em absolutamente todas as coberturas. Já as essências, exceto a de baunilha, possuem um uso um pouco mais restrito para que os sabores não briguem, porém podem ser acrescentados em várias receitas de cobertura para ressaltar e/ou complementar o sabor.

Crédito das imagens: Maisie Fantaisie (Glacê), Domestifluff (Buttercream), Shylah´s Recipes(Ganache), Simply Creative Cakes (Pasta americana), Wilton (Fondant), Kates Kitchen (Cream Cheese), Ana Maria Brogui (Brigadeiro), Martha Stewart (Merengue) e Lisa Michele (Marshmallow).

121 comentários:

Tati Alberti disse...

Adorei as dicas...
Em um próximo post poderiam nos mostrar o uso e/ou diferença dos tipos de coberturas, para que servem... Assim saberemos como aplicar a técnica adequadamente...
Obrigada

Patricia disse...

Muito bom. Vou fazer

Anônimo disse...

Eu não entendi a parte do fondant, como assim ele é mole?? Vejo nesses bolos de fora e até em cupcakes mais elbaorados, ele é como se fosse uma pasta de cor marfim. É isso mesmo? rsrrs

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

O fondant é uma cobertura mole que endurece com o tempo, ficando bem lisinha. Talvez você tenha confundido ele com a pasta americana, pois os americanos usam algumas terminologias que causam essa confusão. Os bolos confeitados mais elaborados são trabalhados sempre com pasta americana, pois ela é mais prática e fácil de moldar e cortar.

Debora disse...

Olá! Ontem tentei fazer um cupcake com cobertura de brigadeiro. Dei o ponto certo, apliquei com o bico 1G mas o brigadeiro começou a escorrer bem devagar...qual o segredo para decorar com brigadeiro usando bico? Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Débora,

O segredo maior para decorar com brigadeiro talvez seja a receita do brigadeiro. Tem brigadeiros que ficam mais duros e outros mais molinhos, por isso há receitas que incluem gema para deixar o brigadeiro mais consistente e fáceis de serem enrolados, e receitas que pedem um pouco de leite ou creme de leite para ficar mais mole e ser usado como recheio ou para comer de colher.

Andrea disse...

Adorei essas dicas das coberturas, mas acho que faltou uma... o frosting... como faz?

Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Andrea,

Frosting e icing são termos em inglês usados quando se fala de cobertura, que em alguns casos pode até ser usada como recheio.
No sentido literal dos termos eles remetem a coberturas feitas de açúcar e água ou açúcar e manteiga. O Buttercream é um frosting, por exemplo.

Shapalmas disse...

Achei seu blog e achei o maximo...adorei as dicas de cobertura tambem...
Estou comecando meu blog sobre culinaria tambem,mais sobre bolos,biscoitos,torta,doces e bebidas...se puder me siga...ja estou seguindo vc.. Beijinhos

SoArt's disse...

Culinária não é meu forte,mas com as dicas de vcs eu me arrisco.Estou seguindo vcs e vou divulgar dicas e o BarraDoce.com.br no meu blog: soartscriatividades.blogspot.com

Anônimo disse...

Esse blog é maravilhoso, assim como a loja!!!! fiz alguns cupcakes para o aniversário do meu filho, mas com esse calor peguei uma receita de glacê que ficou ÓTIMA e não derreteu!!! e não tem manteiga!
12 col. de leite ninho
12 col. de açucar de confeiteiro
1 copo de agua gelada
1 colher de emulsificante
bater tudo na batedeira, rende muito e é delicioso!!!! foi um sucesso!!!!
As receitas dos cup tirei daqui e ficaram super fofinhos e deliciosos!!

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

É uma ótima opção também. Obrigada pela dica nos mandando a receita!

aninha disse...

adorei o site vai me ajudar bastante,pois em alguns outros sites so ensinam a receita da massa do upcake mas nao com o q poderia confeitar eles.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Aninha,

Então fique sempre atenta as nossas novidades, ideias e receitas que postamos aqui no blog. Estamos sempre buscando ideias bacanas para servir de inspiração para vocês.

Glória disse...

Olá "Anônimo",fiquei em dúvida na receita de glacê sem manteiga. Que colher vc usou de emulsificante?
Obrigada

Schanna disse...

Acho que faltou tb falar sobre a cobertura de marshmallow. Vi uma receita em outro tópico (o da matéria na Band) e parece ótima.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Schanna,

Realmente ficou faltando. Vamos colocar um tópico a mais post falando sobre o marshmallow.

Daniela disse...

ÓTIMAS DICAS UMA DELICIA!!!!

Alanna Santanna disse...

Olá, gostaria de saber qual cobertura resiste mais ao calor brasileiro.Rs!
Obrigada desde já!
Estou sempre acompanhando o blog de vocês!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Alanna,

A escolha da cobertura depende de qual é o objetivo. Se for apenas para decorar o cupcake, a melhor cobertura é a de pasta americana, pois é possível fazer diversos desenhos e modelagens, porém há pessoas que não gostam de comer a pasta então acabam tirando do topo do cupcake antes de comer. Se você estiver atrás de uma cobertura para comer e lambuzar a boca e dos dedos, mas que resista ao calor, o ideal é usar alguma receita de brigadeiro, doce-de-leite ou até mashmallow, pois podem ser mantidos tranquilamente fora da geladeira. Já as coberturas de ganache, buttercream e cream cheese também podem ser usados, mas é preciso guardar os cupcakes que não forem comidos na geladeira, já que os ingredientes usados na produção destas coberturas pedem armazenamento na geladeira para não estragar. O ganache no final das contas, dentre essas 3 últimas opções de cobertura, resiste um pouco mais ao calor. Veja depois o nosso post de como você pode trabalhar com o ganache.

Mariane Prospero Polins disse...

Lá vou eu meter minha colher no cupcake alheio! hahaha

Meninas ,ouvi dizer que brigadeiro com um pouquinho de gelatina sem sabor fica mais consistente...mas não testei

Veronica disse...

Será que dava pra vcs postarem as quantidades dos ingredientes das coberturas? Adorei a matéria e as dicas são ótimas.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Verônica,

Aqui no blog, nós temos diversas receitas de coberturas, que você pode ver aqui: http://blog.barradoce.com.br/search/label/Cobertura

Jéssica Karoline disse...

Adorei as dicas...
O blog está perfeito(achei tudo que eu precisava!!!)e vocês estão de parabéns.

Anônimo disse...

Se eu optar por cobrir o cupcake com o brigadeiro, posso usar o bico de confeiteiro? Obrigada, Marianna.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Marianna,

Pode usar sim, mas o "X" da questão para usar bico de confeiteiro com brigadeiro é a receita de brigadeiro. Se o brigadeiro for mole demais, ele não irá manter a forma, mas se ele for muito duro vai te dar um trabalhinho em confeitar. A alternativa é você usar uma receita que seja relativamente mole e acrescentar uma gema de ovo, que servirá como espessante. Mas não se esqueça, para prevenir problemas na hora de confeitar os cupcakes, faça a receita de brigadeiro uma vez para você testar, assim você adquire conhecimento e auto-confiança.

ana disse...

Oi,posso fazer uma cobertura de chantilí?Abraço e obrigada!!!!peby

BarraDoce.com.br disse...

Olá Ana,

Você pode fazer a cobertura e recheio que quiser para o seu cupcake, o que vale mesmo é a criatividade!
Estas coberturas que postamos são apenas algumas idéias do que se pode usar.

Regina Miranda disse...

Parabéns pelo blog.
Tento adaptar as receitas para celíacos e as suas dicas são fantásticas.
Quando puder, viste o meu blog.
Abraços.

Anônimo disse...

Nossa amei todas as receitas e ídeias,gostaria de tirar algumas dúvdas se possível.
irei fazer cupcakes para um chá de bebê em outra cidade farei na quarta(poís a maê passara para pegar na quinta) para o chá de bebê no sábado.
mas só estou achando muita antecedência,irei rechear de brigadeiro e branquinho comprado pronto,passarei a pasta americana comprada pronta e depois vou colocar em um saquinho e amarrarei uma fitinha.gostaria de saber se tanto o recheio como a pasta podem estragar até o sábado.
se puder responder agaradeço muito.
bjos sucesso.

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

A pasta americana vai ajudar a conservar o brigadeiro e o branquinho até sábado, mas não temos como te dar 100% de garantia.

Mari Panichi disse...

Pessoal, como faço para que o doce de leite pronto fique durinho para confeitar com bico? Posso colocar espessante?

O Blog tá demais, continuem assim!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Mari,

Já existe um doce-de-leite da Nestlé próprio para confeitar com bico, que vendemos lá na nossa loja física. Com relação a usar espessante para deixar o doce-de-leite mais durinho, pode ser que apesar de deixar mais consistente não fique muito. Se você já tiver espessante, faça um teste em uma pequena quantidade de doce-de-leite e veja se é o resultado é o desejado.

Anônimo disse...

Gostaria de uma receita de cobertura de brigadeiro branco para cupcakes mas não encontro. já fiz algumas tentativas mas não deram certo!

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Você pode testar esta receita aqui de enrolar (mas sem a calda de maracujá): http://blog.barradoce.com.br/2010/11/receita-brigadeiro-de-maracuja.html
A gema faz o papel de espessante e dá uma consistência mais durinha, porém você pode optar ou não por usar. O fundamental é usar um leite condensado bom e um chocolate branco bom.

Marcia Chagas disse...

Olá
Estou começando a fazer cup cakes e o problema é qual bico de confeiteiro usar.Para fazer auqela cobertura que vcs mostram na foto do cream cheese, qual bico foi usado?? Podem colocar uma foto pois pelo nome só conheço bico piotanga e perlê.
Obrigada
marcia

BarraDoce.com.br disse...

Olá Marcia,

Como este cupcake não foi feito por nós, não conseguimos te falar com precisão qual é bico foi usado. Acreditamos que seja um pitanga fechado. Se quiser conhecer mais sobre os tipos de bicos, temos um post aqui no blog bem bacana que mostra todos os tipos: http://blog.barradoce.com.br/2010/05/principios-basicos-tipos-de-bicos-de.html

Adalgisa disse...

Olá, sou Adalgisa. Estou começando no negócio de cupcakes, e gostaria de saber qual a diferença de cupcake para muffins (seria a decoração?)> Gostaria de saber também se posso fazer receitas clássicas como bolo fubá ou de cenoura nas forminhas e chamar de cupcake ou muffins? Este blog é tudo de bom. Suas dicas me ajudam muito. Muito obrigada.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Adalgisa,

Cupcake e muffin são receitas diferentes apesar de ter muita gente que chama o cupcake de muffin e vice-versa. A grande semelhança dos dois é que ambos são assados dentro das forminhas de papel, mas cupcakes possuem uma massa um pouco mais leve e não crescem tanto quanto os muffins. Os cupcakes em geral crescem até a altura da forminha de papel, para que a parte de cima fique inteira dedicada a decoração. Os muffins (veja a foto:http://www.muffinrecipes.net/li/muffins.jpg)são um pouco mais pesados, só que ao mesmo tempo ficam bem aerados. Levam frutas, gotas de chocolate, nozes e/ou castanhas para dar personalidade a receita e crescem bastante, formando uma crosta alta na parte de cima, fazendo com que o seu formato após pronto seja de cogumelo, por assim dizer.
Para os cupcakes é possível sim usar algumas receitas de bolos tradicionais, mas é preciso ter atenção na quantidade de massa que se coloca nas forminhas de papel, que normalmente é de 3/4 a 1/2 do volume da forminha, que depende do tipo de receita de bolo.

amar sempre amar disse...

adorei as dicas pois pretendo aumentar a renda em casa.vc tem alguma dica para me repassar .como armazenar e valores.bjs obrigado

BarraDoce.com.br disse...

Olá Amar Sempre Amar,

Aqui no blog temos diversas dicas e se precisar de alguma dica em especial é só nos perguntar. Para armazenar o conceito é guardar em um lugar fresco, seco e arejado. Já valores é um pouco mais difícil de te ajudarmos, pois depende de vários fatores (ingredientes e embalagens usados, transporte, lucro que se deseja realizar, demanda, etc). Mas em geral, um cupcake tamanho normal custa de R$4 a R$6 e os minis de R$2 a R$3,5.

Juliana disse...

Olá, gostaria de maiores informações sobre clara pasteurizada. Vcs tem na loja? Como é vendida? Depois de aberta a embalagem, quanto tempo de conservação? Pode informar o valor? Obrigada e parabéns pelo blog, eu adoro! Bjs

BarraDoce.com.br disse...

Olá Juliana,

As claras pasteurizadas são vendidas em caixas TetraPak de 1Kg, que equivale a 30 claras de ovos de 50g. Após aberta, a clara deve ser conservada na geladeira e consumida dentro de 24 horas. Com relação a disponibilidade em estoque e ao preço, pedimos que você entre em contato com a nossa loja física nos telefones:
(11)5543-6652
(11)5533-3560

Michele Devicaro disse...

Boa tarde, gostaria de saber se foundant e pasta americana são diferentes?
E como devo usar cada uma? pois tenho o foundant em casa, e não sei se preciso amolecer até virar líquido ou se apenas abro a massa e corto no formato desejado.
Queria também pintar olhos , boca e nariz nela, para formar um rostinho, mas quando faço isso com corante preto, ele se espalha todo na massa. O que devo fazer? há algum modo de pintar sem isso acontecer? Obrigada. Michele.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Michele!

Fondant e pasta americana são diferentes, apesar de que se você procurar na internet irá achar principalmente em sites em inglês fondant como sendo pasta americana, mas na realidade o que eles tem são 2 tipos de fondant, um mais líquido, mais parecido com o nosso fondant, e outro que é uma massa, que é a nossa pasta americana.
A composição de cada um deles é diferente.
Qual é o fondant que você tem em casa? Assim, podemos te ajudar ainda mais.
Com relação aos corantes, você pode usar tanto o líquido quanto o em gel para fazer os detalhes, mas o gel é melhor. Outras opções são usar glacê tingido de preto ou canetas próprias para confeitaria (http://www.barradoce.com.br/cat/acessorios_e_utensilios/851.html).

Anônimo disse...

Boa tarde!
Então, o fondant que tenho em casa é da marca Mix, mas no seu modo de usar está escrito que preciso transformá-lo em liquido para aplicar nos bolinhos, tem alguma diferença fazer isso ou enrolar a massa e aplicar do modo que vem pronto?
Com relação a caneta própria, consegui achar numa loja de doces em minha cidade,da mesma marca:Mago, gostei muito, mas o problema é que na embalagem diz que é recarregável, mas não tem como recarregar.
E obrigada pelas dicas, seu blog é ótimoo!!!

Anônimo disse...

Olá
desenhar com as canetas próprias para confeitaria em cima da pasta americana ou do fondant fica diferente?

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

O fondant da Mix é para ser utilizado para cobrir pães, doces, frutas, bolos, bombas, etc. Ele fica líquido no preparo e depois endurece ficando numa consistência tipo de glacê. Um jeito ótimo de imaginar é pensar justamente naquelas bombas de chocolate que vemos para vender nas padarias, pois aquela cobertura de cima , em geral, é fondant.
A massa para cobrir bolos é a pasta americana. Ela é uma massa mesmo, pode ser comprada pronta, em geral branca, ou você pode fazer em casa (temos a receita aqui no blog) tingindo com corante gel da cor desejada.
As canetas podem ser recarregadas com corante líquido. Para recarregar você faz o seguinte, tire a parte de trás da caneta, retire a espuminha e a coloque por 3 minutos dentro do potinho de corante líquido da sua respectiva cor. Depois é só voltar a espuminha na caneta e fechar.

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Desenhar com as canetas próprias para confeitaria em cima da pasta americana ou do fondant fica quase a mesma coisa, pois o que pode variar é a intensidade da cor conforme a absorção da tinta pela cobertura. Pode acontecer especialmente com o fondant se ele não estiver bem seco é de "borrar" a tinta.

Zu disse...

Você se lembra da série Everybody loves Raymond? E do bolo de chocolate (bem negro) com recheio branco? Você saberia me dizer que recheio é aquele? Busquei em vários sites, encontrei até uma tese da USP, mas o mais próximo que consegui foi isso:FROSTING:
1/2 cup shortening
4 to 4-1/2 cups confectioners' sugar
1/4 cup milk
1 teaspoon Spice Islands® pure vanilla extract
Cream-filled chocolate sandwich cookies and crushed cream-filled chocolate sandwich cookies, optional

Directions:
beat the shortening, sugar, milk and vanilla in another large bowl until smooth. Spread frosting between layers and over top and sides of cake. Decorate the top with cookies and the sides with crushed cookies if desired.

Obrigada, Zu.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Zu,

Olha, não sabemos muito bem que bolo é que este, mas podemos te dizer que esta cobertura/recheio que você passou a receita é bem semelhante a de buttercream que é feita basicamente de manteiga, açúcar e essência de baunilha, porém é feita com gordura vegetal (shortening e ainda leva leite que deve ser usado para ajudar a amolecer a gordura.

vanessa disse...

descobri o vosso blog e achei delicioso. talvez voces me consigam ajudar a encontrar uma receita que procuro a muito a receita de marzipan!!!
adorei as dicas para os cupcakes!!!

obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá Vanessa,

Ficamos muito felizes que o nosso blog tenha sempre te ajudado com as receitas, dicas e inspirações!
Olha, não temos uma receita de marzipan aqui no blog, mas numa busca rápida, achamos esta receita que parece ser bem gostosa!
http://www.rainhasdolar.com/index.php?itemid=2913

Anônimo disse...

Ola,adoro a loja e tudo oque oferecem nela.Como moro no país tropical as coberturas derretem rápido fora da geladeira.Quero fazer para o natal mas...Aquele glace que recheia os biscoitos cairia bem.Moramos em um pais quente e as receias que temos sao de paises frios ,na hora de transporta-los o visual e qualidade se alteram. abraços AlexA

BarraDoce.com.br disse...

Olá Alexa,

Realmente o calor do nosso país às vezes não ajuda muito na hora de confeitarmos os cupcakes com alguns tipos de cobertura, mas no fundo dá para usar quase todas, sendo necessário apenas tomar alguns cuidados para que os cupcakes fiquem com um frescor incrível.
Aqui no Brasil podemos usar e abusar de receitinhas típicas como o brigadeiro e o doce-de-leite para quem não quer se arriscar em um merengue ou buttercream.
As coberturas de ganache, principalmente a receita que é resfriada e batida depois, ficam sensacional também.
No fundo aqui no nosso vasto país é preciso que cada pessoa ache uma cobertura ideal para trabalhar conforme as épocas do ano da sua cidade.

Heloo'--; disse...

PARABÉNSSSSS \o\

Adorei as dicas.
Principalmente que vou ser professora de decoração.
=D

XOXO

Anônimo disse...

ola, queria decorar um bolo, mas gostaria de saber quanto tempo o royal icing aguenta na mesa de doces e quanto tempo antes da festa tenho que decorar?
gostei do seu blog

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

O glacê é bem resistente e pode ser usado para decorar o seu bolo um dia antes da festa.
Que tipo de decoração você deseja fazer? Te perguntamos isso, pois o glacê é usado mais para criar detalhes em bolos cobertos com pasta americana, além é claro de decorar biscoitos.
Até em cupcakes é bastante usado, criando uma crostinha doce.
Se você desejar brincar com bicos de confeiteiro e corantes, indicamos o buttercream (http://blog.barradoce.com.br/2010/04/receita-buttercream-basico.html), que também pode ser usado para decorar um dia antes da festa.

Carol disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Carol disse...

Olá! Estou começando agora e aprendo muitas coisas aqui com vocês. Para quem está aprendendo é muito bom! Gostaria de começar a tentar fazer cupcakes, mas não sei qual o bico de confeiteiro adequado para a cobertura (buttercream ou brigadeiro). Qual vocês me indicam?
Muito obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Carol,

Os bicos mais usados para decorar cupcakes são:
- Perlê
- Pitanga fechada
- Pitanga aberta
(Veja o efeito de cada um neste post: http://blog.barradoce.com.br/2010/05/principios-basicos-tipos-de-bicos-de.html).

Nesta foto aqui também, você consegue ter uma ideia melhor como fica o resultado com cada bico:
http://www.thecakelist.com/wp-content/uploads/2011/01/decorating-cupcakes.jpg

Anônimo disse...

olá, adorei o seu blog. vou fazer cup cake para dar de lembrancinha no cha da minha amiga, vc poderia me dizer qual a melhor cobertura para q o cup cake não 'grude' no saquinho?

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Você pode optar por glacê ou por pasta americana, pois elas são coberturas mais secas.
O glacê é preciso esperar ele endurecer para então embalar em saquinhos.
Uma outra opção para embalar, caso você prefira outro tipo do cobertura, como brigadeiro, ganache ou buttercream, por exemplo, é acomodar os cupcakes em caixinhas próprias para eles. Veja alguns modelos aqui: http://www.barradoce.com.br/cat/embalagens/listagem.php?id=63762

Alcynea disse...

´Q delicia de Blog parabens, eu ha anos atras trabalhei com encomendas de doces e salgados,hoje me vejo na situação em retornar pois estou com uma bebe de cinco meses em casa,e pensando em ajudar nas contas de casa estou fazendo os deliciosos cupcakes, e voces sao MARAVILHOSOS obrigada pela ajuda, fiz meu blog e gostaria de te-los lá tbm, vou seguir voces com certeza para onde forem,rsrsrsrs, bem eu tinha receita de massa base de leite ninho e ha duas semanas atras houve uma enchente no meu bairro e a perdi assim como muito material bom. por acaso voces sabem desta receita? e tbm dicas de arabescos para a confeitagem?
beijos mil.

Jú Xavier disse...

Olá,
Este blog caiu como uma solução para (quase) todos os meus problemas na hora de fazer cupcakes, adorei tudo que tem aqui a respeito, não me canso de ler, desde já agradeço ao Barra Doce pelas informações.
Gostaria de deixar aqui minha experiência com cobertura, em especial a buttercream, estou começando a me aventurar agora e com esse calor do nordeste fica difícil trabalhar com muitas coberturas, mas como queria muito fazer o famoso creme de manteiga, resolvi fazer a receita daqui http://blog.barradoce.com.br/2010/04/receita-buttercream-basico.html?utm_source=blog.barradoce.com.br&utm_medium=referral&utm_content=principiosbasicos&utm_campaign=B_38 , mas o açucar que usei foi o impalpável e deu um resultado ótimo, ficou bem durinho e deixei até na geladeira o que sobrou por 5 dias, quando fui usar novamente só precisei esperar amolecer um pouco, portanto recomendo.
Um grande abraço!
Jú Xavier

BarraDoce.com.br disse...

Olá Jú Xavier,

Ficamos muito felizes em poder ajudar vocês a fazerem os seus doces cada vez melhor, sempre com receitas e dicas novas!

Obrigada por compartilhar conosco e com os nossos leitores a sua experiência! Açúcar impalpável realmente deve ajudar o buttercream ficar bem consistente já que na sua composição tem amido de milho.

Alcynea disse...

ola ha uns dias publiquei aqui meu agradecimento ao site mas nao vi minha mensagem e tbm pedi a receita de pasta de leite em pó se vcs a teriam agradeço
ahhh
fiz o cupcake formigueiro ficou maravilhoso amei a receita e ja criei de outras cores ficou super legal a criançada adorou. obrigada gente,sucesso para voces

BarraDoce.com.br disse...

Olá Alcynea,

Estávamos procurando uma receita para você de cupcakde com leite Ninho e achamos esta aqui:

250g de manteiga sem sal
120g de açúcar
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de leite Ninho
1 colher de chá de fermento em pó
1 xícara de gotas de chocolate ao leite

Primeiro bata a manteiga com o açúcar na batedeira, depois acrescente os ovos, um a um , batendo bem antes de adicionar o próximo.
Em seguida adicione a farinha de trigo, que deve ser peneirada, e o leite Ninho. Com tudo misturado, adicione o fermento e as gotas de chocolate, misturando bem. Coloque a massa das forminhas e leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 15 minutos.

Esta receita é parecida com a que você perdeu?

Paulinha disse...

Gente, tenho uma duvida! estou fazendo cupcakes pra fora, mas estou tebdo uns problemas com o brigadeiro. Vi q uma pessoa acima tb teve, meu problema é mais ou menos igual. Faço o brigadeiro e deixo quase no ponto de enrolar e coloco num refratario pra esfriar. Quando esfria coloco no saco de confeitar para fazer a cobertura do cupcake. So que quando vou passar pra o saco ele esta muito duro e acrescento um poquinho de creme de leite pra amolecer, porém qnd eu faço a coberura os setalhes do buco desaparecem e o brigadeiro escorre. Sera q se quando eu fizer o brigadeiro acrescentar a gema ele fica mais consistente? mas minha duvida maior é a seguinte. eu tenho q colocar o brigadeiro p esfriar, mas qnd esfria ele fica duro q nem passa p o saco de confeitar e a unica soluçao q encontrei foi o creme de leite. me ajudem por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

beijos

BarraDoce.com.br disse...

Olá Paulinha,

Na hora de fazer o brigadeiro para confeitar cupcakes o tempo de tirar do forno é quase o tempo de fazer o brigadeiro para enrolar na mão.
O uso da gema ajuda a deixar o brigadeiro mais consistente sem que ele tenha que ficar no fogo por muito tempo.
Experimente tirar fazer com a gema e tirar um pouco antes, com o brigadeiro ainda mole, assim na hora que ele esfriar, não fica tão duro que não dê para trabalhar com o bico.
Acrescentar creme de leite só é válido para fazer um brigadeiro para rechear. Com o creme de leite o brigadeiro fica muito mole e vai escorrer na hora de trabalhar com o bico.

Paula disse...

Muito obrigada! vou testar com a gema. bjus

Andrea disse...

Olá! Parabéns pelo blog que vem recheado de excelentes dicas e receitas deliciosas!
Tenho uma dúvida..eu vou fazer 150 cupcakes para um casamento, a noiva quer cobertura branca e eu pensei no marshmellow, no entanto fiquei preocupada em usa-lo pois os bolinhos ficarão fora da geladeira..vocês acham que existe algum problema com relação a isso?
Aguardo ansiosamente o retorno de vocês hehehe!!!
Mais uma vez parabéns e obrigada desde já!

Andrea

BarraDoce.com.br disse...

Olá Andréa!

Para festas em que a cobertura vai ficar fora da geladeira por muito tempo ou para não correr risco com o calor que possa fazer no dia, achamos melhor uma outra opção, como por exemplo o glacê ou a pasta americana.

Andrea disse...

Muito Obrigada pela dica!
Eu nunca fiz glacê, ele tem o gosto semelhante ao marshmallow? Vou pegar a receita aqui no blog e vou testar ele pois a noiva não quer pasta americana hehehe!!!
Obrigada!
=D

BarraDoce.com.br disse...

Olá Andrea!

O glacê tem um sabor bem suave e ele fica seco. Este tipo de cobertura é muito usado para decorar biscoitos, mas pode ser usado também para decorar cupcakes.
Você pode ainda fazer uma graça e criar uma decoração bem delicada para a ocasião.
Temos algumas receitas de glacê aqui no blog, que você pode conferir aqui: http://blog.barradoce.com.br/search/label/Glac%C3%AA
Mas talvez a melhor seja esta daqui (http://blog.barradoce.com.br/2011/01/tutorial-como-preparar-e-trabalhar-com.html) da Bridget!
Este post é ótimo pois te mostra como fazer e trabalhar o glacê na decoração.
Pelo glacê ser sequinho, você corre menos risco da cobertura ficar feia depois de você entregar os cupcakes, além de preservar mais.

Rosa disse...

Olá!
Adorei o site, as dicas são ótimas...
Quero fazer cupcakes para decorar a mesa de aniversário do meu filho... Tenho dúvida em relação ao ganache de chocolate para decorar os cupcakes... Aí vão algumas perguntas:

*Qual é o tempo que tenho que deixá-lo na geladeira para que fica com uma consistência mais durinha para confeitar?
*Qual o bico de confeiteiro que uso, o de pitanga aberto ou o fechado?
*Qual é o melhor creme de leite para se usar: o fresco ou de caixinha?
* Ele aguenta ficar fora da geladeira por umas 5 horas na mesa?
Desde já,
Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Rosa!

Respondendo as suas questões:
*Qual é o tempo que tenho que deixá-lo na geladeira para que fica com uma consistência mais durinha para confeitar?
Resp.: Você terá que ficar chegando para ver a consistência do ganache, pois as geladeiras variam muito de temperatura. O ideal é que ele fique firme mas não duro. Tem que dar para mexer com uma colher.

*Qual o bico de confeiteiro que uso, o de pitanga aberto ou o fechado?
Resp.: Depende do acabamento que você quer dar, pois o efeito com qualquer um deles fica bonito.

*Qual é o melhor creme de leite para se usar: o fresco ou de caixinha?
Resp.: O ideal é usar o creme de leite fresco, mas não tem nenhum problema de usar o creme de leite de caixinha ou de lata.

* Ele aguenta ficar fora da geladeira por umas 5 horas na mesa?
Resp.: Quanto menos tempo ele ficar fora da geladeira melhor, mas varia conforme a temperatura que estiver no dia da festa. Se estiver fresco ou friozinho, não tem problema, mas se estiver calor ou abafado é melhor colocar na mesa de doces o mais próximo de servir.
O que você pode fazer neste caso é já colocar os cupcakes em umas bandejas bonitinhas e deixar na geladeira. Ai uns 10 minutos antes de servir você tira e coloca na mesa de doces.

Anônimo disse...

Hola os sigo desde Málaga-España y de verdad teneis unas ideas estupendas, ya probé muchas de vuestras recetas y me salen muy buenas. Gracias de corazón por las dicas y por todos el trabajo que haceis.

Saludos

Adriana

BarraDoce.com.br disse...

Olá Adriana!

Ficamos muito felizes que as nossas receitas, dicas e ideias atravessem oceanos e sejam bem apreciados!

Sempre que precisar de ajuda com alguma explicação ou dúvida, sinta-se à vontade de nos perguntar!

E ainda será um prazer de publicarmos alguma receita sua! Então se quiser, pode nos enviar pelo e-mail: barradoce@barradoce.com.br ou redes.sociais@barradoce.com.br

Até mais!

Denise disse...

Olá! Descobri por acaso o blog e amei as dicas, estou começando agora a preparar cupcake, e estou precisando de uma receita de cupcake Diet, será que vocês podem me ajudar? Qual recheio e cobertura vocês me indicam?
aguardo

BarraDoce.com.br disse...

Olá Denise!

Que bom que você gostou!

Olha não temos uma receita de cupcake diet aqui no blog...estamos um pouco em falta especialmente com os diabéticos, nós sabemos!

Achamos 2 receitas de cupcake de chocolate diet que você pode testar.
http://www1.folha.uol.com.br/comida/836647-conheca-receita-de-cupcake-diet-de-chocolate.shtml
http://otavia.blogspot.com.br/2007/09/bolo-de-chocolate-diet.html

Algumas receitas de cupcake você pode até trocar o açúcar pelo adoçante forneável, conforme os ingredientes que a massa pedir.

Daiane Pereira disse...

Bom dia!

Vocês estão de parabéns!
As receitas e dicas postadas no blog sãos maravilhosas e super fáceis de fazer, adorei.

Bjs

BarraDoce.com.br disse...

Obrigado Daiane!
Fazemos o blog com muito carinho para vocês, nossos leitores/clientes!

catarina disse...

oi pessoal,
eu faço cupcakes a algum tempo, so nao consigo fazer uma coisa que é fazer com que fique uma casquinha de chocolate endurecida em cima da cobertura, chantilly eyc, ou cobrir ele todo com chocolate. igual como quando colocamos uma cobertura de chocolate mole em cima do sorvete sabe? vcs sabem como fazer?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Catarina!

Bom, o que você está querendo fazer é um cupcake com uma cobertura assim, não é?

http://www.marthastewart.com/274461/our-favorite-cupcakes/@center/276944/cupcakes#/258067

Pois bem, para fazer essa cobertura você pode seguir a receita da Martha Stewart que é basicamente um marshmallow coberto de chocolate. Então você cobre o cupcake com o marshmallow e enquanto prepara o chocolate, você leva os cupcakes para a geladeira para a cobertura endurecer um pouco e esfriar. Prepare o chocolate derretido. Ela o derrete ainda com algumas colheres de óleo de canola ou outro óleo vegetal. Com o chocolate derretido e esfriado, a Martha Stewart mergulha de ponta cabeça os cupcakes, cobrindo todo o marshmallow e esperando que todo o excesso de chocolate saia. Se for preciso, com uma colherzinha ou até um saco de confeitar com o chocolate você pode cobrir partes do marshmallow que ainda estão aparentes.
Coloque os cupcakes em uma grade de confeiteiro e deixe-os reservados em temperatura ambiente por 15 minutos.
Se for preciso, você pode levar os cupcakes para geladeira para endurecer um pouco mais o chocolate.

Anônimo disse...

Oiiiiiiiiiie gentinha !!!! Bom eu queria falar sobre esses maravilhosos doces em fim ... Bom eu amei e achei muito criativo Eles entao eu resolvi fazer um *-* e ficou lindo . Bom tente o seu e faça sua criatividade (y) :DD e booa sorteee Thank you ! Bye Beye bye beye •.

Carol disse...

Boa noite. hj fiz a cobertura de creamcheese, mas ficou muito mole. talvez pq usei o cream cheese light (era a unica opcao do mercado). O que faco para conserta-lo, por favorrrr????

Carol disse...

Ola! Sera que voces postam a receita de fondant liquido? obrigada!

Mariana disse...

No Cake Boss eles usam uma massa mesmo e chamam de fondant. Quando fui procurar a respeito encontrei que existem 2 tipos de fondant, o normal que é líquido e o "rolling fondant" que você consegue trabalhá-lo modelando como uma massa.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Carol!

Você pode colocar um pouco mais de açúcar para que a cobertura fique um pouco mais durinha, mas nós recomendamos que primeiro você teste colocar a cobertura um pouco na geladeira antes de usar para decorar, já que por ter ficado um pouco fora da geladeira o cream cheese pode ser "derretido" um pouco, ficando mole mesmo.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Carol!

O fondant líquido que os americanos usam é basicamente um glacê feito de açúcar, água, glucose de milho e essência.

Tem uma receita da Wilton que é:
6 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado
1/2 xícara de água
2 colheres de sopa de glucose de milho
1 colher de chá de essência de amêndoas (sem cor)
Corante (opcional)

Misture a água e a glucose, até ficar homogêneo. Coloque o açúcar numa panela e adicione esta mistura de água e glucose, mexendo bem para misturar. Cozinhe o fondant em fogo baixo, evitando que ele ultrapasse 38°C (para isso é bom um termômetro culinário). Vai ficar uma mistura clara e com todos os ingredientes bem incorporados. Então neste ponto, você tira do fogo e adiciona a essência e ,se desejar, o corante.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Mariana!

Veja no comentário anterior, passamos para a Carol uma receita de fondant líquido.
O "rolling fondant" é a pasta americana, que às vezes eles chamam também apenas de fondant.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Mariana!

Veja no comentário anterior, passamos para a Carol uma receita de fondant líquido.
O "rolling fondant" é a pasta americana, que às vezes eles chamam também apenas de fondant.

Thaisa Real disse...

Olá,primeiramente estou adorando o seu blog e suas receitas parecem deliciosas porem ainda nao pude desfruta-las.Estou pensando em fazer um cupcake de chocolate com recheio de brigadeiro e cobertura de buttercream(com a essencia de baunilha),e gostaria da sua opiniao,como é a 2ª vez que faço cupcakes ainda fico em duvida em escolher os sabores.Na sua opiniao ficaria bom? E poderia me dar opções de outros sabores que ficariam deliciosos?
Obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá Thaisa!

A combinação dos cupcakes com recheios e coberturas variam conforme o gosto das pessoas. O que é preciso pensar na hora de escolher é o equilíbrio de sabores.
Alguns sabores que ficam uma delícia é cupcake de banana com recheio de doce-de-leite e cobertura de ganache, cupcake de coco com cobertura de cream cheese, limão e coco, cupcake de baunilha com recheio de geléia e cobertura de baunilha ou de chocolate da sua preferência e por ai vai! Aqui no Blog você encontra algumas receitas bem saborosas de cupcakes!

Anônimo disse...

Oi! Qual a durabilidade da cobertura de creem cheese? Dá para fazê-la em uma cor laranja ou vermelho, sem alterar o sabor por causa da quantiade corante?

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Para fazer a cobertura de cream cheese com corante, sendo o ideal usar corante em gel, que pede apenas uma quantidade menor de produto para uma cor intensa.

A cobertura deve ser mantida na geladeira mesmo após usada na cobertura. Ela deve ser consumida em até 3 dias.

Jacquelline Bonaqncovick disse...

amei,amei,amei iiii amei o blog foi de muita ajuda sou nova em fazer coisinhas pra festa,moro no rio e aki cada hora é uma novidade.então como aki é muito calor tenho uma festa pra fazer 30 cupcakes esta semana dia 7 mais prescisamente,e gostaria de tirar umas dúvidas.o chantilly pode colorir com corante em gel,? na cor marrom se eu usar o corante em gel marrom e só,dará certo a cor ficará legal,bem marrom? posso adcionar leite condensado no chantilly aqueles prontos de cixinha q é so bater pra dar mais sabor? e quanto será que cobro por um cupcakes bem simples ? me ajudem bjos aguardo a respostas....

BarraDoce.com.br disse...

Olá Jacquelline!

Chantilly não é uma cobertura que aguenta muito o calor, por isso o ideal é escolher outra cobertura que possa ficar firme e resista um pouco melhor ao calor.

Você pode escolher coberturas como a de brigadeiro, ganache ou buttercream de chocolate por exemplo. Mas se quiser uma cobertura que tenha a consistência do chantilly, sendo mais leve, então o ideal é optar pelo marshmallow, que pode ser tingido com corante em gel.

O preço é algo que você precisa avaliar e pesquisar na sua região.

lucyanne disse...

Adorei o blog!!

lucyanne disse...

Ola preciso de uma ajuda. Vou fazer mini cupcakes para minha amiga e comprei as mini forminhas da Mago e uma forma para 24 unidades de muffins. Fiz a receita mas percebi que as forminhas nao deram certo, eles ficam super minis e tb na assadeira para 24 as forminhas nao se encaixam direito. O ideal e fazer em forminhas separads tipo para empadas?Qual a melhor forminha de papael para ese caso? Obrigada lucyanne

BarraDoce.com.br disse...

Olá Lucyanne!

Os mini cupcakes são pequenos mesmo, comparados aos cupcakes normais. Com relação a sua queixa das forminhas da Mago não se encaixarem direito nas cavidades da forma de metal para 24 mini cupcakes, pelo o que entendemos é que a forminha de papel estava muito aberta para ficar dentro da cavidade, não é?

Se for isso, não há nada de errado. Às vezes as forminhas se abrem, é um fato. Mas você consegue solucionar esse problema de um jeito fácil em casa mesmo. Pegue um copo de vidro que seja mais estreito e coloque as forminhas dentro, sem separar uma da outra, e leve ao microondas por uns 30 segundos. Isso vai ajudar eliminar a umidade da forminhas e voltar elas em forma. Deixe as forminhas esfriarem um pouco dentro do copo para garantir que mantenham a forma.

Outra opção que você pode tentar fazer é colocar as forminhas unidas dentro de uma cavidade da forma de metal e colocar feijões dentro, como se fosse pré-assar uma massa de torta. Leve ao forno pré-aquecido por uns 5 minutos e deixe as forminhas também esfriarem dentro da forma.

Forminhas de empadinhas até servem para assar mini cupcakes, mas a abertura da parte de cima dos mini cupcakes fica um pouco diferente do que se for assada com a forma de metal própria. Isso influencia principalmente se você for colocar dentro de caixas próprias para mini cupcakes ou se for decorar com wrappers para mini cupcakes.

Taís disse...

Olá, tenho tentado aprender um pouco mais sobre a consistência do brigadeiro para confeitar cupcakes, mas não tenho tido sucesso! Eu gosto de fazer o brigadeiro adicionando creme de leite, para ficar mais cremoso e não tão doce, por isso ele sempre fica com a consistência um pouco mais molinha! Tentei fazer o brigadeiro com puro leite condensado, mas a voltinha também se desfez em cima do cupcake! Já ouvi falar que você deve adicionar maisena para que o brigadeiro fique mais consistente pra decoração, é verdade? Se sim, quanto devo usar de maisena? Existe outro produto que sirva para dar consistência sem alterar o sabor também?

Agradeço!!!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Taís!

Vamos lá!

Brigadeiro é um quitute que parece ser simples, mas não é tão simples assim, como você mesma está comprovando em cada receita.

O brigadeiro para confeitar cupcakes deve ser mais consistente para que ele não perca a forma do desenho feito com o bico de confeiteiro.

Para isso a melhor receita talvez seja a que leva basicamente leite condensado, chocolate em pó e gema. Tem gente que gosta de fazer com um pouco de manteiga também, que ajuda a deixar o brigadeiro até um pouco mais brilhante, mas lembre-se que se deve usar pouca manteiga, cerca de 1 colher de sopa rasa para 1 lata de leite condensado.

Você disse que gosta de brigadeiro menos doce, por isso o ideal é sempre optar pelos chocolates em pó(que tem um pouco na sua composição, mas numa quantidade muito menor do que os achocolatados) ou cacau em pó (que não tem açúcar).

A gema por sua vez funciona como emulsificante, deixando o brigadeiro mais consistente e com uma liga maior.

Na nossa loja física, por exemplo, você encontra o emulsificante em pote.

Lembra que falamos que a receita básica leva leite condensado, chocolate em pó e gema, para esse tipo de brigadeiro?

Pois bem, algumas pessoas também adicionam um pouco de chocolate em barra cortado em pedacinhos ou ralado na receita. O chocolate ao esfriar, naturalmente endurece o que também ajuda ao brigadeiro ficar mais durinho e firme.

A maisena ajuda a engrossar o brigadeiro também, podendo ser usada, mas ela irá dar ao brigadeiro uma textura meio enfarinhada, que é sentida ao se comer o brigadeiro. Se quiser experimentar, para 1 lata de leite condensado, dissolva 1 colher de café rasa de maisena em 2 colheres de sopa de leite. Misture bem e despeje no brigadeiro enquanto estiver no fim do cozimento, mexendo sempre.

Tais disse...

Agradeço muito a resposta!
Adorei as dicas!!

Quanto de emulsificante ou gema eu devo usar pra cada lata de leite condensado??

BarraDoce.com.br disse...

Olá Tais!

Que bom!

O emulsificante varia conforme o fabricante, o ideal é ver na embalagem da marca que você for comprar quanto eles recomendam. Como não vai haver uma quantidade específica para brigadeiro, é preciso que você veja uma proporção que se encaixe melhor, conforme as indicações de uso.

Já com a gema, você pode usar 1 por lata. Mas se achar necessário, pode aumentar a quantidade, mas acreditamos que 2 gemas por lata já seja mais do que suficiente.

Josivane Melo disse...

Boa tarde! estou iniciando nesse mundo de cupes estou com uma dúvisa.
No domingo 04/11/2012
pela manhã fiz a cobertura para cups com leite condesnsado , barra de chocolate ao leite e manteiga. A cobertura ficou ótima. A dúvida é: sobrou cobertura e coloquei na geladeira em uma vasilha plástica com tampa. Posso usa essa mesma cobertura amanhã pela manhã? esses cups só serão degustados no sábado dia 10/11/2012. Se a resposta for SIM. Pode ficar fora da geladeira?Desde já agradeço.
Josivane Melo

BarraDoce.com.br disse...

Olá Josivane!

Vimos que passou um pouco da data de te respondermos, mas mesmo assim vamos te responder.

A cobertura que você fez foi semelhante a de brigadeiro, então se você armazenar na geladeira em embalagem fechada, como você fez, ele conserva bem. Talvez por ter ficado na geladeira ele se cristalize um pouco, mas nada que um pouco de banho maria não resolva. O ideal sempre é consumir o que sobrou em 1 ou 2 dias, para evitar que estrague, até porque, abrindo e fechando a geladeira, a cobertura pode azedar e não servir mais.

Prefira fazer uma cobertura nova para os cupcakes e invente alguma outra coisa para usar a cobertura que sobrou, caso tenha sobrado muito. Dá para cobrir e rechear um outro bolo, comer de colher (no caso da sua cobertura), até servir junto com alguma outra sobremesa.

Kaliria Cadete disse...

Ainda não encontrei um site tão completo como esse. Parabéns e muito abrigada pelas dicas maravilhosas!!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Kaliria!

Ficamos sempre muito felizes de receber feedback tão gostosos e atenciosos como o seu!
Tanto as lojas como o nosso blog, página do Facebook e Twitter é feito pensando em vocês, nossos clientes, leitores e seguidores.

Maria de Jesus disse...

Parabéns pelas dicas, receitas...
Vou fazer coberturas deliciosas com crianças da comunidade que sou professora. Continuarei dando uma espiadinha neste blog. Muito obrigada. M. Jesus.

Cinthya disse...

Olá! Comprei uma máquina de mini-cupcake e fui testá-la ontem. Ela acompanha uma revistinha com receitas e ficou delicioso o de sabor chocolate. Acontece que o sabor tradicional não ficou bom, pois o centro do bolinho ficou oco. Gostaria de saber se posso utilizar as receitas disponibilizadas no blog para fazer os cupcakes na máquina.
E se é preciso esperar esfriar o brigadeiro para utilizá-lo como cobertura.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Cinthya!

Você pode testar as receitas do blog com a sua máquina de mini cupcakes sim.

Com relação a sua dúvida do brigadeiro o ideal é sempre esperar o brigadeiro esfriar antes de utilizá-lo como cobertura.

Anônimo disse...

Gostei muito das dicas, mas gostaria de saber quanto tempo dura o cupcakes

Anônimo disse...

É otima a dicas de vcs, e eu gostaria de saber quantos dias o cupcake pode ser feito antes de usar.
Obrigado
Angela

BarraDoce.com.br disse...

Olá Angela!

O ideal é que quanto mais fresco o cupcake melhor. É possível congelar os cupcakes sem recheio e cobertura para finalizar mais perto de servir.

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Um cupcake sem recheio e sem cobertura dura cerca de 4 a 5 dias, mas com recheio e/ou cobertura esse prazo diminui.

Anônimo disse...

Olá! Boa tarde. Adorei seu blog. Parabéns. Tem dicas maravilhosas. Será que poderia me dar uma ajuda, pois estou com uma dúvida crucial. Como faço um recheio para cupcake de leite condensado com morango? E qual a durabilidade do cupcake com esse recheio? Obrigada pela atenção e aguardo resposta anciosa.

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Você quer fazer tipo um brigadeiro de morango ou apenas leite condensado mais consistente misturado com pedaços de morango?

Quando um cupcake leva recheio de fruta a durabilidade dele diminui bastante pois a fruta azeda com o tempo. O ideal é considerar o consumo imediato ou podendo manter na geladeira por uns 2 dias.

Anônimo disse...

Olá gostaria de fazer uma cobertura de cupcakes rosa com bico pitanga, para um aniversario de 1 ano de princesas. Qual é cobertura ideal, mais consistente, firme e que não escorre ou derrete no calor...glacê, buttercream, ganache branco com corante ou de leite ninho com corante?
E quando devo fazer, no mesmo dia ou um dia antes?

Grata

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Neste caso seria o de glacê, mas ele ficará mais duro e não será tão gostoso de comer. Como o calor é um fator que influencia muito, opte pelo glacê ou então parta para uma decoração de pasta americana. Todas as outras coberturas não irão suportar o calor, além de haver a probabilidade de estragarem.