Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Como enrolar brigadeiro: dicas para o trabalho perfeito

Enrolar brigadeiros perfeitos é uma trabalho desafiador, e que faz toda a diferença no resultado final do seu produto. Neste post, vamos desvendar os segredos por trás de quatro métodos essenciais e versáteis.

Prepare-se para aprender e aprimorar suas habilidades na hora de fazer os docinhos indispensáveis para qualquer festa.

Dicas para enrolar e confeitar o brigadeiros perfeito

Os principais utensilíos

Balança culinária

O bom e velho método da balança continua sendo um aliado valioso para quem busca consistência na produção de brigadeiros, garantindo que cada doce tenha o mesmo peso.

É ideal para brigadeiros e docinhos de qualquer tamanho. No entanto, o uso exclusivo da balança para os brigadeiro não é o mais rápido, pois não agiliza o processo de enrolar os doces.

A balança garante que os seus brigadeiros tenham sempre o mesmo peso.

Comprar: balança culinária

Colher medidora

As colheres medidoras são aliadas práticas desde o preparo até a modelagem dos brigadeiros. Ao nivelar a colher, você assegura que cada porção tenha sa quantidade ideal de massa. Se você faz brigadeiros para vender, combinar a praticidade das colheres medidoras com uma rápida conferência de peso usando a balança é a dupla infalível.

Como geralmente as colheres medidoras são arredondadas, o doce já sai mais redondinho, o que facilita o trabalho de enrolar na mão para dar a forma final.

As colheres medidoras são ideais para brigadeiros e docinhos de aproximadamente 8g (1/2 colher de sopa nivelada) ou 16 g (1 colher de sopa nivelada).

Colheres medidores podem ser utilizadas para porcionar brigadeiros

Comprar: colher medidora

Colher dosadora de brigadeiro

Equipada com um sistema de raspador, a colher dosadora de brigadeiros é a solução para porcionar e acelerar o trabalho de moldar a massa de forma eficiente.

Ideal para brigadeiros de 15g (colher nivelada) ou 30g (colher não nivelada), ela agiliza o processo de enrolar porque a massa sai quase redonda da colher.

Colher dosadora de brigadeiros

Comprar: colher dosadora

Enrolador de brigadeiros e doces

O enrolador de brigadeiros é a ferramenta definitiva para uma produção rápida e otimizada. Porcionando e enrolando várias unidades simultaneamente, ele garante que todos os brigadeiros tenham o mesmo tamanho e peso.

Composto por duas partes com canaletas que se encaixam perfeitamente, primeiro se divide a massa em tiras. Depois são posicionadas no sentido contrário, para que sejam então enroladas através do movimento de vai e vem da parte superior do enrolador.

Como usar o enrolador de brigadeiros BlueStar

Para usar o enrolador de brigadeiros, a massa precisa estar firme e fria. Por isso, caso a massa comece a grudar no enrolador, o jeito é voltar a massa para a panela, mexendo sempre para que ela perca mais um pouco de água e fique mais firme.

Disponível em diversos tamanhos, para brigadeiros de 8g até 20g.

Enrolador de brigadeiro BlueStar facilita o seu trabalho

Comprar: enrolador de doce Bluestar

# Dicas para enrolar brigadeiros, não importa o método

Identificar o ponto certo do brigadeiro é crucial e sempre gera dúvidas, mas com algumas dicas esta etapa fica mais simples.

  1. Levante uma colherada na panela; se o brigadeiro resistir em cair, você está no caminho certo.
  2. Outro teste que você pode fazer é checar se o seu brigadeiro já atingiu o que muitos chamam de ponto moisés, que é quando se raspa o fundo da panela com a espátula dividindo a massa em duas partes que demoram para se unir novamente. O ideal é fazer esses 2 testes para ter certeza absoluta que o brigadeiro está no ponto certo.
  3. Uma terceira alternativa, e provavelmente a melhor de todas para quem não tem muita experiência, é utilizar o termômetro. O brigadeiro deve atingir entre 92°C a 95°C para estar no ponto perfeito

Ponto certo de enrolar brigadeiro

Depois de cozinhar o brigadeiro até o ponto perfeito, é necessário resfria-la para poder iniciar o trabalho de enrolar. Mas quanto tempo demora o brigadeiro esfriar? O ideal é deixar esfriar por 2 horas fora da geladeira e depois mais 4 horas na geladeira. É muito importante proteger o brigadeiro nesta etapa: coloque em uma travessa ou recipiente e cubra com filme plástico diretamente sobre a massa de brigadeiro, de forma que não fique ar em contato com o brigadeiro.

Chegou a hora de confeitar os brigadeiros

Tão importante quando enrolar o brigadeiro perfeitamente é confeita-los. Existem diversas possibilidades de granulados e confeitos, desde os tradicionais granulados de chocolate até os famosos quadradinhos de chocolate belga entre muitas outras opções.

E para confeitar o seu brigadeiro há alguns métodos possíveis. O mais simples e comum é colocar o brigadeiro já enrolado em uma travessa com o granulado (ou seu confeito favorito) e rolar a bolinha até estar toda coberta. Depois é necessário bolear novamente com a pão para que os confeitos fiquem bem presos ao brigadeiro e o formato redondo fique perfeito.

Uma alternativa que funciona muito bem e agiliza este processo é utilizar o Chocalho para Confeitos de Brigadeiros e Doces - BlueStar. É uma ferramenta excelente, que poupa matéria prima e tempo, além de dar o acabamento perfeito tanto na uniformidade dos confeitos quanto no formato.

Confira como usar:

  1. Abra o chocalho e coloque um pouco de granulados ou confeitos dentro da cavidade

  2. Posicione 1 docinho já boleado em cada cavidade

    Confeitando brigadeiros com o chocalho BlueStar

  3. Feche a tampa encaixando a trava

  4. Sacuda o chocalho de um lado para outro

    Sacuda o chocalho para confeitar os seus brigadeiros

  5. Abra a tampa e retire os docinhos

    Brigadeiros perfeitamente confeitados e enrolados com o chocalho Bluestar

Comprar: chocalho de doce Bluestar

Você sabe qual é o rendimento de uma receita de brigadeiros?

O rendimento varia conforme a receita, mas, para uma base de 1 lata de leite condensado (395g), você pode esperar aproximadamente:

  • 50 unidades de 8g (1/2 colher de sopa)
  • 40 unidades de 10g
  • 30-33 unidades de 12g
  • 25 unidades de 16g (1 colher de sopa)
  • 13-15 unidades de 30g

Escolhendo a Forminha Certa

Para apresentação impecável, escolha as forminhas certas. As n°5 são ideais para docinhos pequenos e as n°4 para tamanhos médios, os tamanhos mais utilizados em festas e brigadeiros gourmet

Pronto para elevar seus brigadeiros a um novo patamar? Compartilhe essas dicas com seus colegas confeiteiros e continue explorando o mundo delicioso da confeitaria!

Comprar: forminhas para brigadeiros e docinhos

E lembre-se, tudo o que você precisa para confeitaria encontra aqui na loja BarraDoce.

Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade