Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Bentô Cake: o que é e como fazer

Os Bentô cakes viralizaram e viraram uma febre nas redes sociais, se tornando um sucesso de vendas para muitos confeiteiros aqui no Brasil, mas a sua história começa lá do outro lado do mundo, na Coreia do Sul e no Japão.

Mas afinal de contas, o que é o Bentô cake?

A palavra “Bentô” tem origem japonesa e significa conveniência. Tudo começou no século 12 quando os japoneses começaram a transportar suas refeições para o período de trabalho em caixas de madeira (“Box”). Foi então que se deu origem a marmita japonesa, ou seja, o bentô box.

Em 2020, com a pandemia deixando o mundo todo em casa e com um contato mais restrito socialmente, sem festas de aniversário e, consequentemente, sem bolo, chefs da Coreia do Sul transformaram o bentô cake nessa febre que é hoje. Eles deram graça a este bolinho que é uma versão de bolo individual, com desenhos e mensagens, servidas em embalagens descartáveis, como as de hambúrguer.

Bento cake na caixa

Ele é, em geral, um bolo simples de até 10cm de diâmetro, com 2 ou 3 camadas e com uma cobertura bem simples de buttercream, chantilly ou ganache. Existem também versões quadradas e até em formato de coração, ideais para presentear no Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados.

Bento Cake em formato de coração

Desenhos e frases engraçadas

A decoração se baseia em um desenho e/ou uma frase de humor. O desenho mais comum é do Flork of Cows, que é uma versão moderna do boneco de palito, mas que já tem 10 anos de existência.

O Flork of Cows foi criado por um programador para expressar a sua frustração com o trabalho como sendo uma tirinha virtual de 4 quadrinhos e, logo em seguida, migrou para uma linha de humor irônico e sarcástico, se tornando um meme. O personagem é um boneco de meia que foi desenhado pelo seu criador no MS Paint. Sabe aquele programa de desenhar do Windows? Então, esse mesmo! É um desenho simples que você também pode aprender aqui a fazer de um jeito fácil.

Flork of Cows: ideias de desenhos para usar em bolos e doces.

As frases aplicadas nos bolos são usadas para desejar parabéns em um aniversário com o escrito REP BORDEI TUIU (Happy Birthday to You), como também com frases sarcásticas, ácidas e irônicas, para pedir desculpas, animar alguém e até para declarar todo o seu amor e carinho.

Foto divulgação (@casacarinho)

Foto divulgação (@casacarinho)

Foto divulgação (@casacarinho)

É claro que existem as versões de bentô cakes que vão para uma linha mais clássica sem desenhos e frases, sendo confeitados como um mini bolo decorado tradicional.

Bentô cake clássico
Bentô cake com um estilo mais clássico, em cores pastéis e decorado com bico pitanga e confeitos de açúcar

Passo-a-passo para fazer o seu Bentô Cake

Para fazer um bentô cake primeiro você tem duas opções: preparar um bolo grande em uma assadeira tipo tabuleiro ou formas quadradas e depois cortar para deixá-lo do tamanho e formato  desejado ou pode usar as formas para bolo com 8 ou 10cm de diâmetro tanto de fundo falso quanto de fundo fixo. Preferimos o segundo método, para aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, evitar o desperdício da massa que sobra ao cortar o bolo grande.

As 4 vantagens principais de usar as formas de bolo para bentô cakes são:

  • Menos tempo de forno, comparado a um bolo feito em uma forma de bolo de tamanho padrão
  • Menos desperdício de massa, pois não sobra aquelas aparas de quando se usa um cortador
  • Os bolos saem com a superfície mais lisa e com muito menos farelos
  • Por ter menos farelos, fica mais fácil para cobrir o bolo, já que aumenta o rendimento da cobertura

Utensílios básicos para fazer o seu bentô cake
Utensílios básicos para fazer o seu bentô cake

Usando as formas de bolo para bentô cakes, seja de fundo fixo ou de fundo falso, é sempre bom usar um papel manteiga no fundo para facilitar ao desenformar.

Com o seu bolo já assado, seja no tabuleiro ou nas formas de bolo para bentô cakes, use um nivelador de bolo para cortar o seu bolo em 2 ou até 3 camadas.

Capriche no recheio. Se for usar um recheio diferente da cobertura a dica de ouro aqui é usar a própria cobertura para fazer um aro para limitar o recheio. Deste jeito, você consegue mais facilmente um acabamento perfeito da cobertura. Você pode colocar toda a cobertura em um saco de confeiteiro com um bico perlê grande.

Rechear os bentô cakes com aro de cobertura auxilia na aplicação da cobertura por fora do bolo
Fazer uma borda com a cobertura antes de rechear o bentô cake auxilia para um melhor acabamento na hora do aplicar a cobertura

Para cobrir o bolo o ideal é usar uma bailarina e uma espátula reta, para deixar a cobertura bem lisa e bem acabada em todos os lados do bolo.

Espatulação dos bolos para alisar a cobertura dos bentô cakes
A espátula reta é essencial para alisar a cobertura em qualquer bolo

Em seguida é o momento de decorar o bolo com os desenhos e frases, que em geral são feitas com a própria cobertura tingida de preto e os detalhes com cores alegres e vibrantes para criar constraste, sempre usando o saco de confeiteiro e bico perlê pequeno.

Uma dica muito legal que vimos no canal da Tábata Romero é de usar doce-de-leite e brigadeiro como base para tingir das cores que desejar. Além de gostoso, usar o doce-de-leite e o brigadeiro faz com que os seus desenhos e escritos não manchem a sua cobertura, garantindo uma melhor definição por mais tempo.

O ideal é você deixar os seus bentô cakes prontinhos com a cobertura para no dia da entrega você finalizar com a decoração.

Decoração dos bentô cakes com bico perlê pequeno
Riscar o bolo com um palito antes de confeitar facilita para decorar com bico de confeiteiro

O colorido do bolo também pode inserido com uso de confeitos de açúcar, granulados e sprinkles. E nas versões de bentô cake com o estilo mais clássico, o colorido pode vir na própria cobertura.

E para finalizar os bolos são posicionados centralizados em cima de quadrados de papel manteiga que servem para colocar os bolos nas embalagens como também para protegê-los.

Na embalagem ainda vale colocar um garfinho ou colher e ,se for um bolo de aniversário, uma velinha tipo palito!

Garfinhos, colheres e velas fixadas dentro das embalagens
Garfinhos, colheres e velas fixadas dentro das embalagens é perfeito para quem receber o bentô cake

No nosso perfil do Pinterest temos uma pasta de bentô cake com várias inspirações.

Crédito fotos bentô cakes com os desenho do Flork: Casa Carinho (@casacarinho)

Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade