Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Decoração básica de bolos e cupcakes

Decorar bolos é uma atividade que exige muita prática de quem quer chegar a perfeição, mas para quem está iniciando na arte de confeitar, o ideal é que se comece pelo básico. Por isso, separamos algumas dicas, técnicas e tipos de decoração com glacê para ajudar e inspirar as pessoas que estão aprendendo a decorar bolos.

Para fazer uma decoração básica de bolo com glacê real, por exemplo, você vai precisar de alguns bicos de confeitar (vamos falar sobre eles a seguir), sacos para confeitar, um pincel pequeno e o glacê real de sua preferência.

Dicas fundamentais

Antes de começar a usar o saco de confeiteiro, confira se a abertura maior do saco está fechada para que o glacê real não escape enquanto você confeita o bolo. Você pode contar com a ajuda de um porta saco de confeiteiro para garantir que nenhum acidente aconteça.

Caso esse seja o seu primeiro bolo ou se você ainda se sentir inseguro, pratique as técnicas de confeitar em uma superfície plana e coberta com a pasta americana que você usou para cobrir o bolo. Só passe para o bolo quando você estiver seguro de que não vai errar.

uma imagem sobre decoração com bicos de confeitar

Tome cuidado ao lavar os bicos de confeitar, pois o glacê pode ficar preso dentro deles. Use o pincel para remover todo o glacê, lave em água corrente e deixe-os secar sobre uma folha de papel toalha. Para limpar o bico de confeitar, você pode usar uma escova para bicos (você encontra no nosso site).

Dependendo da técnica que você escolher para confeitar o seu bolo, pode ser que você precise modificar a consistência do glacê. Para fazer isso, basta adicionar uma ou duas colheres de chá de água no glacê, até que ele fique com a consistência ideal para a decoração que você pretende fazer.

Técnicas básicas de decoração

Escolhemos duas técnicas fáceis e bastante versáteis para você começar a confeitar: a decoração em linhas e em espirais.

Linhas

Para fazer esse tipo de decoração, que também é super usada para escrever sobre o bolo, você vai precisar de um bico Perlê, do saco de confeitar e do glacê real. A grossura da linha vai depender do tamanho do bico que você usar. Quanto maior a numeração, mais grossa será a linha.

Coloque o glacê real dentro do saco de confeitar. Segure o saco com a mão direita e apoie por baixo dele com a mão esquerda (se você for canhoto, basta inverter). Ponha o bico de confeitar em contato com a superfície e aperte o saco para que o glacê saia pelo bico.

uma imagem sobre decoração em linha bico perle

Continue pressionando o saco de confeitar, mas levante um pouco o fio formado para que surja uma linha. Pressione de forma contínua para que o glacê não quebre enquanto você termina de completar a linha.

Ponha o bico em contato com a superfície plana novamente para concluir a linha. Repita o processo quantas vezes forem necessárias para decorar o bolo. Caso sobre glacê, use o pincel para retirar o excesso. Esse tipo de decoração também fica lindo em cookies!

Espirais

Muito usado para decorar cupcakes, talvez a decoração em espiral seja a mais simples de fazer. Você vai precisar de um bico pitanga grande, do saco de confeitar e da cobertura.

No caso dos cupcakes, você pode usar outros ingredientes para fazer esse acabamento no lugar do glacê real, como a cobertura de chocolate amanteigada ou o creme de manteiga. Caso opte pelo glacê, escolha um glacê mais molinho para que a cobertura não endureça demais.

Decorações de cupcake com bico de confeitar

Encaixe o bico de pitanga no saco de confeitar e despeje o glacê ou a cobertura dentro do saco. Segure o saco de confeitar na posição vertical sobre a borda do cupcake, sem encostar o bico na superfície do bolo.

Pressione o saco para que o creme saia e, conforme ele for cobrindo a borda do cupcake, movimente o saco de confeiteiro em sentido horário até que ele cubra todo o bolinho e chegue ao centro dele. Pare de pressionar o saco e levante para formar uma pontinha.

Além dos tipos de decoração que mencionamos nesse post, aqui na BarraDoce você ainda pode encontrar alguns guias para decoração com bicos. Eles podem te ajudar a treinar outras técnicas. Os dois guias são da Wilton, um mais simples e o outro mais sofisticado, e você pode conferir os dois modelos visitando o nosso site. Agora que você aprendeu esses tipos de decoração, vamos começar a praticar?

Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade