Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Manteiga: Como Preparar Manteiga Caseira

Manteiga é um produto que a gente compra tanto no mercado e usamos em tantas receitas, mas que perdemos o costume de fazer em casa. Antigamente, era muito comum fazer a sua própria manteiga em casa, até porque era uma forma de aproveitar o leite, pois ele era integral, muitas vezes vindo direto de fazendas e assim continha muita nata, que é a base do creme de leite.

Se você quiser fazer a sua manteiga em casa é preciso usar o creme de leite fresco, aquele que encontramos nas geladeiras junto dos queijos frescos e iogurtes. O processo é super simples.

Foto: Divulgação (The Kitchn

Coloque o creme de leite na batedeira, no processador de alimentos ou no liquidificador (é o mais difícil de se trabalhar, mas dá para usar) e bata em velocidade média alta. Você irá observar que o seu creme de leite irá engrossar e se tornará um chantily. Continue a bater para que a gordura do leite se emulsione ainda mais e a água presente no leite comece a se separar.

O resultado que você terá após bater de 5 a 10 minutos será de uma água turva ou leite ralo (o famoso buttermilk, o “leite da manteiga”) e um creme bem denso e amarelado, que é a manteiga.

Escorra o buttermilk, reservando-o pois você pode usá-lo em diversas receitas, e mantenha a manteiga no recipiente do seu eletroportátil. Esta manteiga ainda possui um pouco de buttermilk e para ajudar a extraí-lo completamente você irá adicionar a manteiga 1/2 xícara de água bem gelada e bata por cerca de 1 a 2 minutos. A água irá ficar turva e a manteiga irá ficar ainda mais densa. Repita este processo por mais algumas vezes até que a água saia limpa (não vai sair completamente limpa, mas bem mais transparente).

Se quiser depois de algumas vezes deste processo, você pode colocar a sua manteiga em uma trouxinha de voil, apertando-a bem para extrair qualquer excesso de líquido. Vale até colocar esta trouxinha numa peneira, em cima de um bowl, e deixar um peso sobre a trouxinha, como um prato e uma lata de conserva em cima, por algum tempo.

A sua manteiga caseira dura de uma semana aproximadamente armazenada na geladeira ou até três semanas se você conseguir extrair todo o buttermilk. No freezer, a manteiga sem sal dura cerca de 5 a 6 meses, enquanto a com sal dura até 9 meses, já que o sal ajuda também na conservação.

Com a sua manteiga pronta, você pode acrescentar um pouco de sabor a ela apenas adicionando um pouco de sal ou flor de sal ou ainda adicionando uma variedade enorme de outros ingredientes, combinando sabores para criar manteigas especiais para as mais diversas ocasiões e usos, como já falamos aqui no blog no post da manteiga festiva.

E agora, com a sua manteiga caseira, por que não deixar o seu café-da-manhã com cara de hotel com um simples toque?

Primeiro, forre uma assadeira baixa ou bandeja que possa ir ao freezer com um tapete de silicone ou papel manteiga. Agora coloque a sua manteiga caseira em uma pistola de biscoitos ou de confeitar, e faça pequenas manteigas decoradas. Leve-as ao freezer por uns 30 minutos ou até que elas fiquem firmes para você soltá-las sem deformar. Guarde em um potinho na geladeira e use sua manteiga caseira e super decorativa para dar um up todos os dias em seu café-da-manhã.

Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade