Quem viu o episódio 7 da segunda temporada do Masterchef viu o Chef Pâtissière Fabrice Le Nud ensinando os competidores a fazer o famoso e clássico Creme Pâtissière. E deve ter ficado morrendo de vontade de experimentar, não é?
Então vamos aprender um pouco mais sobre este creme e conferir uma receita incrível.
O que é o Creme Pâtissière, ou Creme de Confeiteiro?
O Creme Pâtissière é rico, com uma textura cremosa e suave, com um inconfundível aroma de baunilha.
Podemos dizer que o Creme Pâtissière é a base da confeitaria francesa. Muitos dos doces feitos por lá levam o creme e muitos outros o usam como base. Eles está presente em eclairs, bombas, sonhos, massas folhadas, bolos, tortas e muito mais.
Como faço o creme?
Se é uma recita clássica da França, nada melhor do que buscar a receita direto na fonte.
Então, para quem ficou com vontade de fazer, eis a receita da Le Cordon Bleu.
125g de açúcar
5 gemas de ovos
25g de farinha de trigo
25g de amido de milho
500ml de leite
1 fava de baunilha
Em uma panela de fundo triplo coloque o leite, as sementes da fava de baunilha, que devem ser raspadas da fava com a ponta de uma faca, e a própria fava, levando o leite à fervura. Em paralelo bata o açúcar com as gemas em uma tigela com um batedor até obter um creme claro, firme e cremoso, adicionando por fim a farinha e o amido de milho.
Assim que o leite ferver, remova as favas e adicione metade deste leite na outra mistura de açúcar, ovos, farinha e amido, e bata bem para misturar com um batedor ou fouet. Agora este primeiro creme obtido vai voltar para a panela de com a outra metade de leite, delicadamente e mexa continuamente até que o creme engrosse. Ainda mexendo deixe o creme ferver por apenas 1 minuto.
Neste ponto, despeje o creme em uma assadeira, alise e cubra com um filme plástico, tomando o cuidado de deixar o filme plástico ficar em contato com o creme para que não crie uma película no creme. Reserve o creme para que ele esfrie um pouco e então leve a geladeira até o momento de usar. Quando for usar, bata o creme na batedeira até ele ficar com uma consistência lisa e homogênea.
Se desejar acrescentar sabor ao creme também. Para o sabor de chocolate, adicione chocolate derretido e já frio quando for bater o creme para usar. O mesmo você pode fazer usando pastas saborizantes, doce-de-leite, caramelo, etc.
Crédito da receita e foto: Le Cordon Bleu e Little French Bakery
Oi! Vcs esqueceram de citar a medida exata do amido de milho…
Grata!!
Olá Lady B.!
A medida de amido de milho está descrita na listagem dos ingredientes antes do passo.
Pode substituir por essência de baunilha ?
Olá!
Substituir a fava por essência até pode, mas o produto final fica diferente. Se você quiser substituir sem alterar muito o resultado final, use o extrato de baunilha.
Estou fazendo este creme para rechear uma torta de morangos. Parece estar perfeito!! Obrogada.
Ellen
Ola, este creme pode ser congelado?
Olá cribr!
Ele pode ser usado em preparações que serão congeladas, mas elas sozinha não pode ser congelada porém pode ser armazenada na geladeira por 2 ou 3 dias em um pote hermético.
Não achei a fava de baunilha comprei o extrato de bsunilha. Nesse caso qual a medida de extato que posso usar?
Olá Danielle!
Pode usar até uma colherzinha de café, pois é bem concentrado o extrato.
Experimente e veja se precisa de mais, mas para entrar no lugar de 1 fava esta quantidade está ótima.
Amazing,obrigado! !!!
Tá na receita 25g
Posso usar este creme para rechear copinhos de chocolate com cereja?
Olá Rita!
Pode sim! O creme de confeiteiro pode ser usado em diversas receitas. O importante é testar e aprovar a combinação de sabores e texturas.
Se precisar de mais alguma ajuda é só nos escrever.