Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Princípios Básicos para Fazer Cupcakes: Dicas Essenciais

Cupcakes nunca saem de moda! E para você fazer o cupcake perfeito vamos passar algumas dicas imperdíveis, confira!

1. Pré-aqueça o forno

É importante não esquecer este passo, que às vezes acaba passando um pouco batido na empolgação de fazer a sua receita.. Sem isso, o  cupcake não vai crescer direito, mesmo que você use a melhor das receitas.

Ao pré-aquecer o forno na temperatura indicada você está criando um ambiente perfeito para que os seus cupcakes possam assar e crescer corretamente.

As receitas levam em geral fermento, bicarbonato de sódio (em algumas receitas até mesmo os dois) ou clara em neve. O fermento e o bicarbonato precisam do calor para que ocorra a potencialização da reação química deles na massa, gerando gás carbônico (que gera as bolhas de ar) e proporcionando volume e crescimento da massa.

Se você deixar estes ingredientes muito tempo na massa e não levar ao forno ou levar a um forno frio, eles irão agir lentamente e a massa não irá crescer apropriadamente.

No caso das massas feitas com clara em neve, se o forno não estiver pré-aquecido, o ar que foi incorporado nas claras em neve vai se perdendo lentamente.

Para ter certeza da temperatura de seu forno, utilize um termômetro de forno.

2. Não substitua manteiga por margarina ou óleo deliberadamente

Quem nunca ouviu alguém dizendo que a receita de doces é uma ciência exata? Então, a receita é para ser seguida à risca na quantidade e nos ingredientes.

No caso dos cupcakes a substituição deliberada da manteiga por margarina ou óleo pode fazer com que a massa se transforme num desastre.

Este é um dos principais motivos para o cupcake se soltar da forminha de papel.

As que pedem óleo possuem uma proporção de ingredientes secos diferente das receitas feita com manteiga, por isso a substituição normalmente não pode ser feita.

Ah, e nós não recomendamos o uso de margarina. Preferimos as receitas com manteiga ou óleo mesmo!

3. Asse toda a massa de uma vez

Quando precisamos fazer muitos cupcakes, parece muito mais fácil fazer a massa toda de uma vez e depois ir assando aos poucos, pelo limite do tamanho do forno ou quantidade de assadeiras.

O problema é que isso pode acabar com os cupcakes.

O problema é similar à questão do forno pré-aquecido. A massa que fica esperando para ir ao forno vai, aos poucos, perdendo o crescimento proporcionado pelo fermento, bircarbonato ou claras em neve.

No final, o cupcake não vai crescer como deveria!

Aqui cabe uma outra dica importante e complementar a esta. Coloque a massa nas forminhas apenas na hora de assar. Normalmente as forminhas são de papel e absorvem a umidade da massa, fazendo com o que o aspecto visual fique prejudicado no final.

4. Encha as forminhas até 2/3 do seu volume

Colocar a quantidade correta de massa nas forminhas possibilita que você tenha no final da fornada cupcakes com o topo redondinho e fofinho.

Quando se coloca pouca massa o cupcake não cresce até o topo e se você enche demais a massa cresce mais do que a altura da forminha e transborda.

Note que esta é uma medida que funciona para a grande maioria das receitas. Se a que você estiver utilizando indicar outra quantidade, respeite esta medida.

Para facilitar esta tarefa você pode usar colheres medidoras para colocar a quantidade certa de massa em casa cupcake, ótimo para quem está iniciando na arte de fazer cupcakes.

5. Respeite o tempo de forno

Ao colocar os cupcakes para assar, é preciso dar tempo ao tempo para que eles assem corretamente.

Sabemos que dá aquela ansiedade tremenda de ver como eles estão crescendo, mas abrir o forno antes da hora é um crime para o crescimento do bolo, pois você deixa escapar o calor quando os cupcakes estão no auge do seu crescimento.

Resultado: eles acabam murchando.

Vamos exemplificar para vocês entenderem melhor. No inverno fechamos as portas e janelas de casa e fazemos com ela fique bem quentinha ligando um aquecedor ou a lareira, nos deixando mais confortáveis e à vontade.

O mesmo acontece com os cupcakes dentro do forno. Se você abre a porta de casa, o calor tão gostosinho que está lá dentro escapa pela porta, a temperatura dentro de casa diminui e você se encolhe todo de frio. Os cupcakes têm a “mesma” reação.

6. Deixe os cupcakes esfriarem

Depois de tirar os cupcakes do forno é preciso deixá-los esfriar para que só então colocar o recheio a a cobertura.

Se você coloca a cobertura nos cupcakes ainda quentes ou mornos, a cobertura irá derreter e estragar todo o seu trabalho.

O ideal é colocar os cupcakes em grades de confeiteiro para que eles esfriem mais rapidamente e por igual, ajudando inclusive a deixar a base da forminha seca.

Não é bom deixar os cupcakes esfriarem na assadeira, pois a assadeira demora para perder o calor e pode até deixar os cupcakes mais secos.

Estas são as principais dicas que temos para a base de cupcakes, mas temos vários outros posts com outros pontos, não deixe de conferir:

Princípios Básicos: Utensílios para Cobertura de Cupcakes
Princípios Básicos para Fazer Cupcakes: Congelar Cupcakes
Princípios Básicos para Fazer Cupcakes: Recheando Cupcakes
Princípios Básicos para Fazer Cupcakes: Coberturas
Princípios Básicos para Fazer Cupcakes: Utensílios
Princípios Básicos para Fazer Cupcakes: Ingredientes

E ai, prontos para fazer cupcakes?

Separamos aqui uma receita que gostamos bastante!

Receita de Cupcake Amarelinho de Baunilha 

Rendimento: 24 unidades
Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo
2 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
2/3 xícara de manteiga, em temperatura ambiente
1 3/4 xícara de açúcar
2 ovos
1 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 1/4 xícara de leite

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno e já coloque as forminhas de papel lisas ou decoradas na assadeira.

Com um fouet, bata o açúcar com manteiga até formar um creme claro.

Enquanto isso, em uma tigela misture a farinha peneirada, o sal e o fermento e reserve.

Adicione os ovos e o extrato de baunilha no creme de manteiga e bata para misturar tudo.

Neste momento acrescente a mistura de farinha alternadamente com o leite no creme de manteiga e ovo, incorporando bem os ingredientes antes de cada adição e bata por mais 1 minuto depois que todos os ingredientes estiverem juntos.

Despeje a massa nas forminhas até 2/3 do seu volume e leve para assar por 20 a 25 minutos.

Assim que os cupcakes estiverem prontos, tire do forno e deixe esfriar em uma grade de confeiteiro.

Crédito da receita: Wilton

Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade