O post de hoje é de Páscoa, mas vamos trabalhar com os ingredientes de um jeito um pouco diferente. Esta sugestão nos foi enviada pela Otávia Sommavilla, que promete adoçar a Páscoa até mesmo daqueles que não são muito fãs de chocolate.
A técnica principal deste ovo que vamos ensinar é a Pastilhagem. A pastilhagem é uma massa feita com açúcar que fica bem dura, diferentemente da pasta americana, que também é de açúcar, mas possui uma flexibilidade maior.
Para fazer a massa da pastilhagem, você irá precisar de:
– 1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor
– 1/2 xícara de água filtrada
– 500g de açúcar impalpável, mais o quanto baste
Em uma panela pequena ou em um pote refratário pequeno, coloque a água e a gelatina em pó, deixando hidratar e mexendo de vez em quando. Em banho maria, derreta a gelatina sem deixar que esquente muito a mistura. Em uma tigela grande, despeje o açúcar impalpável peneirado e por cima coloque a gelatina aquecida, mexendo bem e adicionando mais açúcar impalpável até que a massa fique macia e firme, mas que se solte da mão. Na própria tigela, amasse bem a massa, pois quanto melhor amassada, mais macia e melhor fica de se trabalhar com ela. Enquanto você prepara o próximo passado, deixe a massa coberta para que ela não resseque.
Usando uma forma de ovo de 150g, polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro a parte côncava da forma (ou seja, a parte de fora do ovo) e a sua área de trabalho.
Nela abra a massa com um rolo até que ela fique com 4mm de espessura. Posicionando o rolo no meio da massa, dobre ela na metade cobrindo o rolo e deixando as pontas dele para fora. Segurando nas pontas do rolo, levante a massa e abra ela sobre a forma, desdobrando. Em seguida, sorte todo o excesso com cuidado, deixando apenas a casca do ovo.
Repita todo o processo para fazer a outra casca. Deixe a massa secar sobre a forma por cerca de 24 horas. Para desenformar, levante a casca com uma faca pequena ou uma esteca, tirando a casca e colocando com a cavidade virada para baixo sobre uma assadeira forrada de papel manteiga deixando-a secar por mais 24 horas.
Prepare uma receita de glacê real e já coloque em saco de confeiteiro. Coloque cerca de 50g de balas e confeitos no ovo, passe o glacê real em toda a borda e cole com a outra metade.
Deixe o ovo secar por mais 6 horas para que o glacê deixe as cascas bem coladas. Por fim, é só decorar com enfeites feitos com pasta americana.
Se você preferir há a pasta de pastilhagem pronta para usar, sendo necessário apenas amassar para que ela se torne bem macia.
Atenção para a lista de compras:
– Açúcar impalpável (disponível apenas na nossa loja física)
Oi querida,sigo seu blog e adoro tudo que posta nele,muito legal mesmo…amei esse post do ovo de pastilhagem,lembro de comer quando era pequena,porem tinha ate esquecido dele rsss
Tenho uma duvida,essa e a mesma massa para cobrir aqueles docinhos finos,geralmente recheados,ou com frutas,cremes? sera que nao da pra colorir esta mesmo e fazer as flores de foram com essa massa?
Aguardo respostas…
Ah,outra coisa,vcs enviam produtos para os EUA?E como eu faria o pagamento?Beijinhos
Olá Shapalmas,
Que bom! Ficamos muito felizes!
Na massa de pastilhagem você pode colocar corante sem problemas. É só adicionar de pouco a pouco na massa ,no final do preparo, para adquirir a cor desejada. A vantagem que nós vemos de fazer as flores de pasta americana é ela não carece de tanto tempo para endurecer como a da pastilhagem, mas também dá para fazer e depois colar com o glacê real.
Para cobrir docinhos finos é usado um outro tipo de glacê que é composto de clara, limão e açúcar de confeiteiro.
Infelizmente não despachamos para fora do Brasil.
Adoro os trabalhos da Otavia… ela arrasa!!!!!
Adorei essa dica!
Estava pensando em fazer ovos de páscoa para vender esse ano, mas com a correria do cursinho pré-vestibular tive que adiar essa idéia :/
Grande beijo
http://prendadagarota.blogspot.com