Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Receita: Cinnamon Rolls

A receita que vamos passar neste post foi um pedido da nossa leitora/cliente Edilaine Matiuci, que é do Cinnamon Roll. O Cinnamon Roll é um pão doce enrolado com recheio de canela (cinnamon, em inglês), açúcar e uvas passas, que podem ser um opcional, geralmente ele é muito fácil de ser encontrado nas patisseries lá fora (Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França…).

Para fazer a massa dos Cinnamon Rolls, você irá precisar de:
– 1/4 de xícara de água morna
– 1 1/2 colher de chá de fermento biológico seco
– 1 xícara de leite morno
– 1/3 xícara de açúcar
– 1 ovo grande, levemente batido
– 2 colheres de chá de essência de baunilha
– 4 xícaras de farinha de trigo
– 1 1/2 colher de chá de sal
– 4 colheres de sopa de manteiga, em temperatura ambiente
E para fazer o recheio, você irá precisar de:
– 3/4 de xícara de açúcar mascavo
– 2 colheres de chá de canela em pó
– 4 colheres de sopa de manteiga, em temperatura ambiente
– 3/4 de xícara de uvas passas ou nozes ou castanhas (opcional)
Com a água morna em uma tijela, acrescente o fermento biológico em pó, mexa para que ele se dissolva complemente e reserve. Em uma outra tigela, agora usando uma grande, misture o leite morno e o açúcar, mexendo para que o açúcar se dissolva também, junte o fermento dissolvido, o ovo e a essência de baunilha e misture. Coloque 2 xícaras de farinha de trigo nesta mistura líquida e com uma colher de pau mexa muito bem por cerca de 5 minutos, para em seguida cobrir a tigela com um filme plástico e deixe a massa descansar por 15 minutos. Isso fará com que o fermento aja e a massa comece a adquirir as características de massa de pão, crescendo e criando bolhas, ficando com uma consistência mais fofa e aerada.
Após os 15 minutos, adicione a massa sal e a manteiga, mexendo com a colher de pau para eles serem incorporarem e em seguida, coloque os poucos o restante da farinha, despejando 1/4 de xícara na massa e misturando bem antes da próxima adição. Quando a massa tiver alcançado o estágio em que ela fica dura demais para usar a colher, trabalhe com as mãos, amassando bem por mais uns 3 minutos. Enfarinhe a sua área de trabalho e sove por mais uns 7 minutos a massa, até ela ficar elástica e macia. Com a massa em formato de bola, coloque-a em uma tigela limpa grande com um pouco de óleo (1 colher de sobremesa deve bastar) e rode a massa dentro da tigela para que ela fique inteira untada de óleo. Cubra a tigela com filme plástico e mantenha ela em um lugar morno, por cerca de 1 hora ou até que a massa dobre de tamanho.
Nos últimos minutinhos de descanso da massa, prepare o recheio, misturando o açúcar mascavo e a canela, acrescentando também os opcionais se quiser. DICA: Caso ache necessário peneire o açúcar mascavo para ele ficar um pouco mais solto, já que ele naturalmente cria umas pedrinhas.
Assim que a massa atingir o dobro do tamanho original, espete-a com o dedo para que ela desinfle. Enfarinhe novamente a sua área de trabalho e sove por mais 1 minuto a massa, para então cobrir ela de novo com o filme plástico, na área de trabalho mesmo, deixando descansar por mais 10 a15 minutos. Enquanto espera, unte uma assadeira bem grande, com cerca de 30x50cm. Enfarinhe mais uma vez a sua área de trabalho e abra a massa com um rolo polvilhado com um pouco de farinha, para que a massa não grude nele, abrindo em formato retangular até ficar com 25×45, aproximadamente, e deixe-a repousar por mais 2 minutos. Se ela der uma encolhida, abra de novo com o rolo. Pincele com a manteiga em temperatura ambiente toda a massa, exceto nas laterais maiores, deixando uma margem de 2cm sem passar e pincele estas margens com um pouco de água. Polvilhe por toda a área que foi passada a manteiga o recheio, espalhando igualmente. Agora com um dos lados maiores voltado para você e também bem próximo, comece a enrolar a massa, como rocambole, bem apertado, até o final, quando será necessário dar umas beliscadas em toda a lateral que fechará o rolo, para que fique bem grudada com a massa de fora.
Hora de cortar! Com uma faca bem afiada, corte na perpendicular o rolo bem na sua metade, depois cada metade você vai cortar no meio novamente, até obter 16 rolinhos. Organize os rolos na assadeira, espaçado um do outro e pincele um pouco de manteiga derretida nas bordas de cada rolinho para que eles não grudem quando assar. Cubra a assadeira com filme plástico e deixe os rolinhos descansarem mais uma vez, até eles dobrarem de tamanho, que vai levar uns 40 minutos. Nos 10 minutos finais do descanso, ligue o forno para pré-aquecer em 180°C. Tire o filme plástico e coloque a assadeira bem no meio do forno, assando por 30 minutos, até ficar os rolinhos ficarem dourados e assados.
Com cuidado e com as mãos protegidas com luvas, passe uma espátula por todas as laterais da assadeira, para soltar os rolinhos, cubra a assadeira com papel manteiga e vire, para desenformar. Solte os rolinhos e coloque-os em uma grade de confeiteiro para esfriarem um pouco.
Com os rolinhos ainda um pouco quentes você pode cobri-los de 2 formas:
polvilhe uma mistura de açúcar com canela por cima
ou
– prepare um glacê.
Para o glacê, você irá precisar de:
– 1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
– 2 1/2 colheres de sopa de leite
– 2 colheres de sopa de manteiga levemente derretida
– 1/2 colher de café de essência de baunilha
Misture bem todos os ingredientes em uma tigela e jogue delicadamente por cima dos rolinhos. Caso fique consistente demais, coloque mais um pouquinho de leite para afinar.
Agora, depois da massa descansar tanto e tantas vezes, está na sua vez de descansar comendo um Cinnamon Roll. Aproveite!
*
Atenção para a lista de compras:
– fermento biológico seco (disponível apenas na nossa loja física)
– leite
– açúcar
– ovo
– farinha de trigo
– sal
– manteiga
– uvas passas ou nozes ou castanhas (disponível apenas na nossa loja física)
– açúcar de confeiteiro (disponível apenas na nossa loja física)
rolo
Crédito da imagem e da receita: Los Angeles Times (foto) e Family Fun (receita)
Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade