Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Princípios Básicos para Fazer Cupcakes: Coberturas

Cupcakes saídos do forno! E agora, que cobertura usar? São tantas as opções de coberturas que montamos um guia de princípios básicos de quais coberturas podem ser usadas para cobrir os seus cupcakes.

Apesar de serem usadas normalmente as coberturas mais tradicionais, o uso de bico de confeiteiro, corantes e confeitos transformam os cupcakes em obras de arte.

Vamos falar das coberturas mais usadas?

GLACÊ

O glacê é feito basicamente de claras de ovos, açúcar de confeiteiro e suco de limão. Há variações de receitas que falam para usar ao invés de claras o uso de claras pasteurizadas ou clara em pó, ao invés de açúcar de confeiteiro o uso do açúcar impalpável, que pode ser feito em casa misturando amido de milho (maizena) com açúcar de confeiteiro, e complementando o suco de limão por ácido cítrico ou substituindo. Veja algumas ideias e receitas de glacê aqui.

BUTTERCREAM

buttercream tem como ingrediente principal a manteiga, como o próprio nome já diz, que batida com açúcar de confeiteiro e essência, geralmente de baunilha, formam uma cobertura bem cremosa. Veja a receita básica de buttercream e aqui você vê mais algumas outras receitas e ideias de buttercream.

Sugar Free Buttercream

GANACHE

O ganache geralmente feito com chocolate meio-amargo, creme de leite, açúcar de confeiteiro e uma pitada de sal, a cobertura tem uma aparência brilhante e ela é fácil de usar por ter uma consistência mais líquida que endurece após trabalhada. Veja algumas receitas de ganache e ideias aqui.

PASTA AMERICANA

A pasta americanaassim como em bolos é usada para decorar cupcakes. Os ingredientes básicos são a gelatina, açúcar impalpável (ou a mistura de açúcar de confeiteiro e amido de milho), água, glucose de milho e gordura hidrogenada (ou manteiga). Ela também é encontrada pronta para uso. Quer ideias de decoração com pasta americana? Então, veja aqui.

 

FONDANT

O fondant é uma cobertura líquida e se assemelha ao glacê pela consistência e opacidade. É feita de açúcar de confeiteiro, leite (ou uma mistura de água e glucose de milho) e manteiga.

CREAM CHEESE

As coberturas de cream cheese são inusitadas, mas muito gostosas. Batido com açúcar de confeiteiro, o cream cheese fica uma cobertura bem cremosa. Confira outras receitas de cobertura e recheios de cream cheese aqui.
Cream cheese frosting

BRIGADEIRO

O brigadeiro é a nossa tradicional receita de leite condensado com chocolate é excelente também para cobertura de cupcakes. Do tradicional ao gourmet, você vê mais receitas e ideias de uso do brigadeiro aqui.

MERENGUE

As claras batidas em neve com uma calda de açúcar compõe o merengue e fazem uma massa leve e delicada, que pode ser levada ao forno para dourar levemente. Este efeito é obtido também, sem precisar levar ao forno, com o uso de maçarico.

 

MARSHMALLOW

Existem diversas receitas de marshmallow, mas basicamente são feitas com água e açúcar que acompanhados de gelatina incolor, claras, essência de baunilha, cremor tartar e glucose de milho, se transformar nesta cobertura fofa e branquinha. Para receitas e ideias de como usar o marshmallow, veja aqui.
IMG_4107 copy

 

Os corantes são indispensáveis para criar a infinita gama de cores que deixam os cupcakes bem coloridos e podem ser usados em absolutamente todas as coberturas. Já as essências, exceto a de baunilha, possuem um uso um pouco mais restrito para que os sabores não briguem, porém podem ser acrescentados em várias receitas de cobertura para ressaltar e/ou complementar o sabor.
Crédito das imagens: Maisie Fantaisie (Glacê), Domestifluff (Buttercream), Shylah´s Recipes(Ganache), Simply Creative Cakes (Pasta americana), Wilton (Fondant), Kates Kitchen (Cream Cheese), Ana Maria Brogui (Brigadeiro), Martha Stewart (Merengue) e Lisa Michele (Marshmallow).
Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade