Confira está super receita de trufa de chocolate. Um doce simples, tradicional e delicioso em duas versões: coberta de cacau ou recheada, com casquinha de chocolate.

As trufas de chocolate são mundialmente conhecidas e apreciadas. E não poderia ser diferente, afinal é um doce simples, bonito e muito saboroso. Vamos conhecer um pouco mais sobre esta delícia, então?

Os tipos de trufas

A receita original da trufa é uma massa feita com chocolate, creme de leite e rum coberta por cacau. E é por causa desta receita que ganhou este nome, já que a aparência se assemelha muito ao famoso fungo túbere conhecido como trufa e muito apreciado na culinária.

Este tipo de trufa é o mais tradicional de todos e o que mais agrada aos puristas. E é uma delícia mesmo, porque você sente todo o sabor da massa de trufa. No entanto ela tem uma durabilidade curta e o transporte e armazenagem não são tão simples.

Por isso, é muito comum vermos esta mesma receita banhada em uma fina camada de chocolate. Convenhamos, não dá para ficar ruim…

Há ainda uma outra variante que é muito utilizada por quem faz para vender, conhecida como trufa recheada. Esta versão é feita de forma um pouco diferente, mais parecido com um bombom recheado, pois é feita na forma de chocolate. Os recheios são diversos, como de maracujá, coco, morango, brigadeiro e muitos outros. Este tipo é o ideal para venda porque a produção é mais rápida e oferece uma variedade de sabores.

Separamos receitas para as três versões. Escolha a sua e faça este doce delicioso, perfeito para servir em casa como sobremesa ou acompanhamento do café, assim como para vender e complementar sua renda!

 

Receita de trufa Tradicional

Trufas de Chocolate Originais Cobertas de Cacau

As tradicionais trufas de chocolate. Massa de trufa coberta com cacau

Ingredientes

  • 1 xícara de creme de leite sem soro
  • 200g de chocolate meio amargo (recomendamos o uso de chocolate nobre, Callebaut ou Sicao)
  • 1 colher de sopa de rum
  • Cacau em pó

Modo de preparo

Derreta do chocolate em banho maria, adicione o creme de leite e mistura até incorporar totalmente. Depois adicione o rum e misture. Coloque em um recipiente, tampe (pode ser com filme plástico) e leve à geladeira por pelo menos 6 horas.

O passo seguinte e dar forma às trufas. Este doce não é uma bolinha perfeita, pelo contrário, por ser levemente deformada é que lembra a trufa real. Com o auxílio de duas colheres dê o formato arredondado para a massa, mas pode deixar as imperfeições exatamente como ficarem, de forma natural.

Por fim, passe as trufas no cacau em pó. Simples, tradicional e deliciosa.

 

Receita de trufa banhada em chocolate

Trufas banhadas em chocolate

Você pode simplesmente banhar a trufa em chocolate ou adicionar confeitos de sua preferência

Neste tipo de trufa você irá fazer exatamente o mesmo procedimento descrito anteriormente, até a modelagem da massa com as colheres.

O passo seguinte, no entanto, será banhar as bolinhas em chocolate. Assim, além dos ingredientes da receita original, você precisará de mais 300g de chocolate. Você pode utilizar o amargo ou ao leite, lembrando que se utilizar o ao leite a trufa ficará mais doce.

Derreta este chocolate em banho maria e quando estiver frio banhe as trufas com o auxílio de um garfo para banhar. Deixe escorrer o excesso e então coloque sobre o papel manteiga para que a casquinha seque e endureça. Se preferir pode deixa-las em grades de confeiteiro para secar e escorrer o excesso do chocolate.

Depois polvilhe o cacau e sua trufa banhada em chocolate está pronta! Se preferir, você pode também passar a trufa, depois de banhada, em granulados, castanhas e pistaches picados ou outros confeitos de sua preferência.

Receita de trufa recheada

No caso das já famosas trufas recheadas o processo é um pouco diferente. Você pode utilizar a mesma massa de trufa, mas é muito comum o uso de outros recheios. O que recomendamos é sempre utilizar a mesma base, com creme de leite. Você pode fazer trufas de maracujá, de limão, de brigadeiro… enfim, use sua imaginação e experimente!

Seja qual for o recheio, quando estiver com ele pronto para o uso, será a hora de fazer as casquinhas de chocolate.

Recomendamos o uso das formas de silicone para chocolate da BWB. Elas são aquelas em três partes: duas formas de acetato com uma película de silicone entre elas. Seu trabalho será muito mais fácil, pois com elas você faz a casaquinha de chocolate de uma vez, com muita facilidade e sempre igual.

Coloque o chocolate na forma até a marca indicada, posicione a película de silicone a outra parte da forma. Leve à geladeira por cerca de 15 minutos e então retire a segunda forma e o silicone.

A sua casquinha já estará pronta para receber o recheio, seja a massa de trufa tradicional ou outro que tenha escolhido. Coloque o recheio e então coloque mais um pouco de chocolate derretido para tampar a trufa. Retorne à geladeira para que o chocolate endureça. Logo em seguida desenforme as trufas.

Super fácil, não é?

Onde comprar formas de trufas

Em nossa loja virtual você encontra para comprar muitos modelos de formas da BWB, incluindo algumas opções de formas de trufas recheadas, com tamanhos variados. Temos ainda uma grande variedade de modelos para bombons que você também pode utilizar para criar trufas em formatos diferentes e destacar ainda mais o seu produto.