Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Forma de Bolo: a Boa e Velha Forma Redonda

A escolha da forma correta para assar o seu bolo é fundamental para o sucesso da sua receita. Veja porque a forma de bolo redonda em alumínio é a ideal para você atingir este resultado!

Que delícia é sentir aquele cheirinho de bolo pronto, abrir o forno e retirar um perfeito bolo da forma! Nós adoramos, é um prazer que alegra qualquer momento!

Mas conseguir este resultado nem sempre é tão simples. Quem nunca pesquisou aquela receita ideal, super elogiada, caprichou no preparo da massa, cada detalhe seguido à risca e na hora de tirar o bolo do forno não se parece nada bom?

E isso acontece porque além da receita há outros fatores muito importantes para o sucesso do bolo, seja de qual tipo for. E um dos pontos mais importantes é escolher corretamente qual forma de bolo usar.

Existe uma variedade de formas de bolo é enorme. Aqui na BarraDoce nós temos realmente uma linha super variada, para todos os tipos de bolos e receitas.

Hoje vamos falar da mais tradicional, que é coringa e serve para praticamente qualquer bolo. Seja um bolo simples para o chá da tarde, um delicioso bolo de chocolate com cobertura de chocolate ou camadas de bolo para um fenomenal bolo de casamento, a sua forma ideal é a:

A forma para bolo, em alumínio.

Conjunto de Formas Redondas de Bolo

Sim, ela mesmo. Aquela forma de bolo mais simples de todas, é uma excelente opção para assar o bolo perfeito. E sabe por que?

Porque para que o bolo tenha a umidade e textura correta a forma deve absorver e distribuir o calor de forma uniforme. E este tipo de forma de bolo cumpre esse papel muito bem, pois o alumínio é um ótimo condutor de calor. Outro ponto é que por ter um acabamento opaco que não reflete o calor.

Além disso não é necessário nem untá-la, basta forrar o fundo com papel manteiga. Depois do bolo pronto, passe uma faquinha ou espátula para soltar a lateral e desenforme. Se estiver um utilizando um forma com fundo falso (mesma coisa que fundo removível) seu trabalho vai ser ainda mais fácil.

Depois disto, deixe o bolo esfriar sobre uma grade de resfriamento para que todo o cuidado para conseguir o bolo perfeito não vá por água abaixo.

 

Mas qual tamanho de forma você deve usar para cada bolo

Agora que você já conhece o tipo de forma de bolo ideal, falta saber qual o tamanho de forma usar. Pode parecer que não, mas faz uma grande diferença você assar o bolo em uma forma de 20,0cm ou outra de 25,0cm.

Algumas receitas indicam o tamanho da forma, sempre que isso acontecer, siga a recomendação. Mas não se preocupe se a receita não especificar, pois nestes casos você pode seguir uma regrinha que funciona em praticamente todas as receitas.

Você vai precisar calcular quantas xícaras de massa tem a receita. Isso pode ser feito considerando as seguintes quantidades para cada tipo de ingrediente da receita:

  • Cada ovo: 50ml
  • Cada xícara de secos: 125ml
  • Cada xícara de manteiga: 100ml
  • Para os líquidos considere a própria medida
  • Desconsidere as quantidades de fermento, bicarbonato, essência etc

Cada medida de xícara corresponde à 250ml.

O que você vai fazer depois disto é pegar água na quantidade de xícaras que calculou e colocar na forma de bolo que pretendo utilizar. Por exemplo, se a conta final deu 750ml de massa, são 3 xícaras.

Neste caso coloque 3 xícaras de água na forma. O ideal que é a água (e consequentemente a massa) encha 2/3 da altura. Se ficar abaixo disso você precisa de uma forma menor (ou mais baixa), se ficar acima precisa de uma forma maior (ou mais alta).

Onde encontrar e comprar formas de bolo

Aqui na BarraDoce você pode comprar formas de bolo redondas em alumínio em diversas medidas e alturas. Desde formas pequenas para mini bolos, até grandes para bolos de casamento, passando pelas tradicionais para bolos de aniversário e simples.

Além disso você ainda pode optar pelas formas de fundo falso ou fixo, de acordo com sua preferência (nós gostamos mais de usar as de fundo falso, também conhecidas como removíveis).

E lembre-se, se quiser outros tipos de formas também temos uma variedade enorme, incluindo estas duas linhas, super especiais:

  • Bolos artísticos para fazer bolos com formatos incríveis e muita facilidade (urso, carro, boneca, trem, borboleta etc)
  • Bolos simples, mas cheios de detalhes e desenhos incríveis usando as formas da Nordic Ware

Tá, mas e a receita?

Falamos tanto de bolo que com certeza você ficou com vontade de testar está forma e comer um delicioso bolo de chocolate, não é? Então confira esta receita de Devil´s Food Cake e se delicie com este maravilhoso, fofinho, molhado, recheado, gostoso cheiroso bolo de chocolate!

Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade