Os painéis de pasta americana são uma técnica de decoração bem prática e útil, ideal para esconder qualquer tipo de imperfeição presente na cobertura do bolo, além de formarem um design bem moderno e arrojado.

Para fazer esse tipo de decoração, o ideal é que você utilize o cortador de faixas, pois ele consegue fazer linhas bem retas e precisas. Com isso, você pode variar na escolha das cores que vai utilizar para compor o painel do seu bolo e, caso você tenha dúvidas quanto a combinação, use um círculo cromático para te ajudar a escolher as cores do seu painel.

O círculo cromático básico é composto pelas três cores primárias (vermelho, azul e amarelo), três cores secundárias (laranja, roxo e verde), que surgem a partir da mistura entre as cores primárias, e as cores terciárias, resultantes da combinação entre uma cor primária e uma secundária, como o marrom. As cores terciárias são ilimitadas.  O círculo cromático vai te ajudar a escolher as cores do seu painel porque ele possibilita a visualização de todas as cores para que você consiga perceber quais combinações ficam mais harmônicas, ou mais destacadas, dependendo do seu objetivo. Confira um exemplo na imagem abaixo:

uma imagem sobre círculo cromático

O painel de pasta americana é aplicado sobre o bolo já coberto, então antes de começar a prepara-lo, é importante que você já tenha o bolo pronto e com a base coberta para receber o painel.

Comece peneirando um pouco de açúcar de confeiteiro na superfície de trabalho para abrir a pasta americana, utilizando um rolo para massas liso. Depois disso, utilize um rolo texturizado para marcar a pasta americana com os desenhos de sua preferência.

Defina a largura que você quer para os painéis e utilize o cortador de faixas para cortar a pasta americana de maneira precisa. Segure-o com firmeza, mantendo-o em contato com a superfície em sentido oposto ao seu.

Depois disso, corte as extremidades da pasta americana já cortada com o cortador de faixar para que ela fique bem definida. Use um pincel e cola comestível (ou água) para umedecer o painel antes de encaixa-lo na base do bolo, para que ele fixe melhor.

Posicione o painel na linha da borda inferior do bolo e quando o painel tiver perfeitamente encaixado (use o pincel para ajudar), corte o excesso com uma tesoura. Faça isso com todos os painéis cortados, até cobrir toda a lateral do bolo.

uma imagem sobre painel de pasta americana