Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Como Devo Guardar Meus Chocolates?

Você sabia que uma barra de chocolate de boa qualidade, se guardada corretamente, pode durar por mais de um ano? No post de hoje, nós vamos te ensinar a guardar seus chocolates da melhor maneira possível para que eles durem o máximo de tempo sem estragar e sem perder o sabor.

A primeira informação que você precisa saber para guardar o chocolate corretamente é que ele começa a derreter quando a temperatura está na casa dos 34°C, e que não é preciso muito tempo de exposição a essa temperatura para que a barra inteira vire líquido. Portanto, é necessário ter muito cuidado com a temperatura do local onde você pretende guardar seus chocolates.

Barras de chocolate

Porém, expor o chocolate a temperaturas extremamente altas também não é a melhor maneira de guarda-lo. É comum as pessoas guardarem o chocolate no congelador da geladeira, ou até mesmo em freezers, o que danifica diversos aspectos do chocolate, como o sabor e a textura, por causa da condensação que se forma na superfície da barra, causando o “sugar bloom”, que são aqueles pontos esbranquiçados que aparecem no chocolate quando ele é armazenado no congelador.

A temperatura ideal para a armazenagem do chocolate é 18°C, mas caso você não consiga controlar precisamente, tente manter entre os 15°C e 20°C e, se for possível, mantenha o lugar climatizado em uma temperatura constante para que a textura e o sabor do chocolate não sejam alterados pelas condições do ambiente.

Uma adega de vinhos pode ser um excelente local para a armazenagem de chocolates de maneira mais profissional, pois diversos modelos possuem ajuste manual de temperatura e, com isso, você consegue manter a temperatura ideal e constante no ambiente, o que garante que os seus chocolates durem o máximo de tempo possível.

Você também pode guardar seus chocolates em armários, para conserva-los em temperatura ambiente. Lembre-se de coloca-los em potes bem fechados, para mantê-los secos e sem contato com umidade, e longe de alimentos que possuem cheiro forte para que o chocolate não absorva nenhum odor que modifique o gosto dele.

Trufas e chocolates recheados

Bombons de chocolate recheados

No caso das trufas e dos chocolates recheados, é preciso prestar mais atenção quanto à data de validade presente na embalagem do chocolate, pois a maioria desses chocolates não utiliza tantos conservantes e mistura outros ingredientes, como creme de leite ou frutas, o que diminui a validade desses chocolates quando comparados com as barras, que podem durar um ano ou mais.

Porém, você também pode utilizar essas dicas de armazenagem para manter o sabor e a maciez das trufas e dos chocolates recheados enquanto eles estiverem na validade, mesmo que não estenda esse prazo.

Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade