Com a crescente procura por esse produto, resolvemos fazer esse post para trazer algumas curiosidades sobre o chocolate orgânico.

Chocolate orgânico é o chocolate feito com uma safra de cacau cultivada sem o uso de substâncias químicas, pesticidas e fertilizantes artificiais, ou seja, é mais saudável para a saúde do consumidor e até mesmo para a saúde do produtor, já que ele também não entrará em contato com essas substâncias durante o cultivo.

uma imagem sobre cacau orgânico

Benefícios do chocolate orgânico

Conforme mencionamos acima, esse tipo de chocolate é mais saudável (normalmente é procurado por pessoas que procuram ter uma alimentação mais balanceada ou que fazem algum tipo de dieta) por não usar pesticidas e outros produtos químicos no plantio, eliminando o risco de contaminação dos produtores (que muitas vezes não possuem toda a instrução necessária para lidar com essas substâncias e ficam expostos a elas), do próprio meio ambiente e dos consumidores.

Além disso, o chocolate feito com cacau orgânico ainda é capaz de trazer benefícios para o nosso corpo, como a neutralização de radicais livres e melhora do humor e da concentração. É um alimento rico em antioxidantes, então se ele estiver livre dessas substâncias nocivas, em quantidades corretas, ele faz bem para o nosso corpo!

uma imagem sobre chocolate com cacau orgânico

Desvantagem do chocolate orgânico

Porém, ainda é difícil encontrar uma grande variedade desses produtos pois a sua produção corresponde a apenas 0,5% da produção de chocolate no mundo inteiro. A maioria da produção do chocolate orgânico está concentrada nos países considerados produtores de “cacau fino”, como o Brasil, Madagascar, Costa Rica e Bolívia.

Essa dificuldade de aumentar a produção ocorre porque não é interessante para o produtor plantar o chocolate orgânico se ele não conseguir vender a safra por um preço elevado, ou seja, esse tipo de chocolate possui um preço final bem mais alto. Portanto, quem prefere o chocolate orgânico normalmente está mais preocupado com a qualidade do produto do que com a quantidade, muitas vezes sendo feito até de forma artesanal pelo produtor.

Contudo, não precisa se preocupar caso você ainda opte por chocolates que não carregam o selo “orgânico” na embalagem, pois há diversas fabricantes que produzem chocolate de extrema qualidade em todo o mundo por valores mais acessíveis, como é o caso da Callebaut (tradicional marca belga), então mesmo que você não esteja comprando um produto orgânico, você estará adquirindo um chocolate da melhor qualidade.