Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Cinema e Cozinha: Receita de Cannoli

Cinema é tudo de bom e se você já parou para prestar atenção de verdade nos filmes que assiste, deve ter notado que grande parte deles sempre mostra algum prato, principalmente pratos doces.

Pensando nisso, decidimos usar alguns filmes como inspiração para que você possa fazer pratos dignos de Hollywood e para o post de hoje, nós escolhemos um dos maiores clássicos da sétima arte para você se deliciar: O Poderoso Chefão.

O Poderoso Chefão, filme de 1972 dirigido por Francis Ford Coppola, acompanha a família Corleone, atuantes na máfia que buscam estabelecer uma supremacia em sua região. A disputa com outras famílias da cidade torna-se perigosa quando um atentado quase tira a vida de Vito Corleone, chefe da família. Os filhos e amigos de Don Vito, então, se unem para proteger o legado dos Corleone.

uma imagem sobre o poderoso chefão

Como a família Corleone é de origem italiana, é claro que pratos típicos da Itália fazem parte do filme. Um desses pratos é o cannoli, receita original da região da Sicília feita com massa frita e recheio de mascarpone ou creme de ricota, que ilustra uma das cenas mais clássicas desse filme. Quem é fã da trilogia, sem dúvidas, se lembrará desse momento do primeiro filme e, para quem ainda não assistiu, é mais um motivo para ver. Aprenda a fazer os cannoli da família Corleone!

Ingredientes da massa

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de açúcar

Sal

2 colheres de manteiga sem sal

1 gema

½ taça de vinho branco seco

uma imagem sobre doce italiano cannoli

Ingredientes do recheio

2 xícaras de ricota cremosa

¾ de xícara de açúcar de confeiteiro

1 colher de chá de canela em pó

¼ de xícara de nata

1 limão

Modo de preparo

  • Massa: misture a farinha de trigo, o açúcar e o sal em uma tigela. Amasse a manteiga com os dedos junto com esses ingredientes, até obter uma farofa. Adicione a gema e o vinho branco, misturando com as mãos, até formar uma massa lisa. Envolva a massa em papel filme e leve à geladeira.
  • Recheio: em uma tigela, bata a ricota com um batedor de claras (fouet) para que ela fique mais cremosa. Acrescente o açúcar de confeiteiro e a canela em pó. Em outra tigela, bata a nata até obter um ponto de chantilly. Incorpore o chantilly à ricota, adicione as raspas de limão e armazene na geladeira durante 30 minutos.

uma imagem sobre sobremesa cannoli

Montagem do doce

Abra a massa com um rolo em uma superfície lisa e enfarinhada até ela ficar bem fina.

Use um molde redondo com mais ou menos 8cm de diâmetro para cortar a massa nesse formato.

Passe um pouco de gema nas bordas e enrole cada círculo em um cilindro especial para cannoli. Frite a massa aos poucos, por cerca de 2 minutos em óleo quente, até ela ficar dourada.

Escorra em papel toalha e retire o cilindro cuidadosamente de dentro da massa.

Use um saco de confeiteiro para rechear a massa, preenchendo os rolinhos com o creme feito. Polvilhe com açúcar e sirva! Seu cannoli à la Corleone estará pronto para ser saboreado.

 

*Receita retirada do livro Doces de Cinema, da Chefe Isadora Becker

Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade