A glucose de milho é um ingrediente muito utilizado como adoçante, mas serve principalmente para transformar a textura dos alimentos aumentando a viscosidade, cremosidade e maciez, ao mesmo tempo em que dominui a formação de cristais de açúcar em receitas como sorvetes, marshmallows, pirulitos e massas, por exemplo.

É feita a partir do amido de milho e possui a consistência de xarope, doce e pegajoso.
Na indústria alimentícia e na confeitaria é normal ocorrer a substituição de parte do açúcar pela glucose de milho e, no caso do sorvete, essa substituição pode chegar até 30%. Isso acontece porque a glucose de milho tem um poder edulcorante inferior ao açúcar normal, aumentando o tempo de conservação dos alimentos.
Como a glucose de milho é muito pegajosa, o ideal é molhar bem as mãos antes de manuseá-la no recipiente. Isso fará com que ela grude menos em sua mão, facilitando o trabalho. Umedeça  também o recipiente que irá utilizar e mexa o menos possível na glucose, pois é isso que a deixa ainda mais grudenta.

A quantidade de glucose de milho usada no preparo desses alimentos depende da receita que você vai fazer, mas costuma ser pouco. Por exemplo, receitas de marshmallows costumam indicar em torno de uma colher de sopa enquanto em receitas de tortas se utiliza uma colher de chá. Como a quantidade usada por receita geralmente é pequena, um pote de glucose de milho acaba rendendo bastante.

Xarope de Glucose de Milho 500g Mix
É um ingrediente barato e e você encontra para comprar aqui na BarraDoce, em potes de 150g e 500g da Mix ou de 1kg da Arcolor.
Agora que você conhece mais sobre este ingrediente, você pode começar a utiliza-lo nas suas receitas! Escolha já uma receita e teste, você vai se impressionar com o resultado final do prato!