Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Como utilizar o emulsificante na cozinha?

Antes de te mostrarmos como você pode usar o emulsificante na cozinha, vamos explicar do que ele é feito para que você entenda o motivo do seu uso em pratos bem distintos um do outro.

O emulsificante é um aditivo alimentar usado para manter uma dispersão uniforme de líquidos que não se misturam, como água e óleo, por exemplo, atuando como um estabilizante desses ingredientes que costumam se repelir.

Por esse motivo, o emulsificante é bastante usado em receitas de bolos, pães e massas salgadas, como a dos salgadinhos e empadões, conferindo maciez a esses alimentos e deixando-os com uma textura bastante uniforme.

Uma imagem sobre bolo com emulsificante

Além disso, ele também é muito utilizado na produção de sorvete, pois o emulsificante também é capaz de desacelerar o processo de derretimento do sorvete, o que deixa o doce com uma textura mais macia.

Sendo assim, você pode usar o emulsificante para fazer diversas receitas, como bolos, tortas, pães, massas salgadas e sorvete. Cada uma dessas receitas possui uma quantidade específica de emulsificante que deve ser incorporado à massa durante o preparo, então preste atenção a esse detalhe para que você consiga obter o resultado esperado ao usar esse ingrediente.

Uma imagem sobre pão com emulsificante

Para adicionar o emulsificante ao preparo das receitas que possuem massa, você deve usar a medida de uma colher de sobremesa de emulsificante para cada 300g de farinha. No caso da receita do sorvete, por exemplo, a medida é um pouco diferente. Indica-se o uso de 8 a 10g de emulsificante por litro de sorvete pronto.

É importante lembrar que o emulsificante precisa ser usado em temperatura ambiente, então guarde-o na geladeira para evitar que ele fique exposto ao sol e ao calor (isso danifica o produto), mas tire-o antes de começar a preparar o prato.

Uma imagem sobre empadão com emulsificante

O emulsificante é um ingrediente bastante acessível em termos de preço e por isso vale muito a pena ter em casa para quando você for preparar essas receitas!

Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade