Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Formas de Chocolate, quais os tipos e para que servem?

Uma dúvida muito comum sobre entre as pessoas que fazem os estão começando a fazer chocolates é sobre quais são os tipos de formas de chocolate existentes e a diferença entre elas.

Além do básico, que é o formato (trufas, tabletes, pirulitos etc), as formas podem ser feitos em diferentes tipos de materiais. E é justamente isto que gera mais dúvida.

Cada uma delas tem vantagens e desvantagens, e a melhor opção depende de cada caso e uso. Então confira abaixo as opções e escolha a que funciona melhor para o que você precisa.

 

Os tipos e materiais de formas de chocolate

São 4 tipos de formas mais comuns: acetato simples, acetato com silicone, polipropileno e policarbonato.

Formas de Chocolate em Policarbonato, a escolha dos profissionais
Chocolate Ruby RB1 Callebaut

As formas de acetato simples são as mais comuns e baratas de todas. É um tipo de plástico que tem boa flexibilidade, permitindo a torção da forma. Isto facilita no momento de desenformar o chocolate, pois permite que você pressione o bombom e torça levemente a forma para que chocolate solte.

Apesar de não serem descartáveis a durabilidade não é o seu ponto forte. Como melhores características deste tipo de forma podemos destacar o preço, grande variedade de modelos e facilidade de trabalhar.

Do mesmo material, temos também as formas de acetato com silicone, também conhecidas como formas de três partes (as mais famosas são as da BWB). Este modelo é um kit com duas formas de acetato e uma película de silicone entre elas. A grande vantagem é que fica muito fácil fazer bombons recheados e casquinhas de chocolate.

Basta você colocar chocolate na forma, posicionar a película de silicone e a outra forma. Depois de desenformar o chocolate já sairá da forma somente com a casquinha do chocolate.

Para esclarecer é importante dizer que PVC e acetato são o mesmo material, então se encontrar formas com estes nomes, são do mesmo tipo.

Já as formas de polipropileno são feitas com um tipo de plástico mais resistente, parecido com aquelas formas brancas de gelo. Este material é bem mais duro do que o PVC e permite somente uma leve torção na forma para ajudar o chocolate a desenformar.

No entanto a durabilidade é maior e proporciona um melhor acabamento ao chocolate, quando pensamos em brilho.

Depois delas, temos as forma de policarbonato. Estas são extremamente rígidas e resistentes, se bem cuidadas duram por anos.

Por serem rígidas, não permitem nenhum tipo de pressão no momento de desenformar, mas desde que o chocolate tenha sido trabalhado corretamente (cristalizado da forma correta) irá desenformar com uma leve batida na bancada.

O brilho e acabamento do bombom feito nesta forma são inigualáveis. Normalmente é o tipo de forma escolhido por quem faz chocolates profissionalmente, justamente pela durabilidade e pelo acabamento superior.

Onde comprar formas de chocolate

Agora que conhece os tipos de formas, confira em nossa loja a linha completa de modelos. Temos uma enorme variedade de opções para os mais diversos tipos de chocolate! Não importa se você quer fazer bombons, trufas, tabletes, barras, pirulitos ou o que mais imaginar, na BarraDoce você vai encontrar a forma perfeita!

Você pode comprar em nossa loja física ou em nossa loja virtual, entregamos em todo o Brasil.

Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade