Se prepare para esta bomba … Doce é claro!

Patê a choux é o nome em francês para a deliciosa e leve massa dos tentadores profiteroles, bombas e carolinas que vemos nas vitrines das patisseries e padarias aqui e mundo a fora. Apesar de parecer ser um massa difícil de ser feita, ela só precisa de um pouco de muque, pois a receita em si é simples de se fazer.

Foto: Divulgação (Martha Stewart.com)

Para preparar a sua massa você irá precisar de:
50 g de manteiga sem sal
120 ml de água
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de açúcar
75 g de farinha de trigo
3 a 4 ovos

Em uma panela derreta em fogo baixo a manteiga cortada em cubos juntamente com a água, o sal e o açúcar. Assim que a manteiga derreter deixe a mistura chegar a fervura e retire do fogo imediatamente. Adicione a farinha e mexa vigorosamente com uma colher de pau até que ela absorva todos os líquidos. Volte a panela ao fogo baixo e continue a mexer para que a farinha cozinhe e a massa fique mais seca se soltando do fundo e das laterais da panela.

Foto: Divulgação (Le Cordon Bleu)

Transfira a massa para uma tigela e reserve por uns 5 minutos, pois é preciso que a massa esfrie um pouco para que os ovos sejam adicionados. Adicione 3 ovos, sempre um a um, mexendo bastante até que o ovo se incorpore a massa a cada adição. Ao adicionar o primeiro ovo você vai achar a massa irá dar errado, porque a massa de farinha se quebra e parece que o ovo não vai se misturar, mas tenha calma e continue a mexer.

A massa estará pronta esta estiver bem lisinha e ao levantar a colher ela cai como uma gota grande. Se achar que ela precisa ficar um pouco mais lisa, bata o último ovo e adicione apenas metade, reservando a outra metade caso precise ser acrescido também.

Para assar, pré-aqueça o forno em 200°C. Coloque a sua massa em um saco de confeiteiro e prepare uma assadeira forrada com papel manteiga ou um tapete de silicone.

Para os profiteroles e carolinas você irá fazer bolinhas com cerca de 3cm de diâmetro e eles levam de 10 a 12 minutos para assar e ficarem douradinhos.

Foto: Divulgação (Natalie Eng)

Já para as bombas ou eclairs é só fazer linhas retas com o tamanho que desejar, mas por volta de 10cm é um tamanho bom e levar para assar por 10 minutos e depois aumente para 220°C e asse por mais 5 minutos.

Foto: Divulgação (Pastry Pal)

A característica da massa é que ela cresce e forma um buraco de ar no meio, perfeito para você rechear com creme de confeiteiro (ou creme pâtissière) ou qualquer outro creme que desejar. Sabia que dá até usar cremes salgados? É! Fica perfeito para servir como entradinha ou aperitivo. Experimente um creme a base de cream cheese e camarão ou caranguejo ou um patê levinho.

Além de variar os recheios você pode brincar com o formato e acabamento da massa. Selecionamos algumas ideias para te inspirar, confira:

Foto: Divulgação (Xawaash)
Foto: Divulgação (Deliciously Noted)
 
Foto: Divulgação (Joe Pastry)

Foto: Divulgação (Joe Pastry)
Foto: Divulgação (Martha Stewart)
 
Foto: Divulgação (Martha Stewart)

Foto: Divulgação (Cake-cookie-pie)

*

Atenção para a lista de compras:
– Água
Assadeira
– Açúcar
Bico de confeiteiro
Colher de pau
– Farinha de trigo
– Manteiga sem sal
– Ovos
Papel manteiga
Saco de confeiteiro
– Sal
Tapete de silicone

Crédito da receita: Le Condon Bleu