Chocolate: Da Árvore Para A Sua Boca

O chocolate é um ingrediente coringa na confeitaria e amado pela grande maioria das pessoas. Porém apesar desta adoração, muitas pessoas não conhecem direito o que é um chocolate de qualidade e nem como é feito. 


A produção do chocolate se inicia nas terras tropicais da América, África e Ásia onde se obtêm o melhor clima e solo para a plantação do cacau. O fruto do cacau demora até 6 meses para ficar pronto para a colheita, quando então os frutos são abertos manualmente e as sementes extraídas com a polpa. As sementes passam por um processo de fermentação que leva cerca de uma semana, quando são cobertas por folhagem até atingirem a maturação, e em seguida são deixadas ao sol por mais uns 5 dias para secarem, só então são encaminhadas das fazendas para as cooperativas para serem embaladas e enviadas para as fábricas, passando antes por pesagem e controle de qualidade.

Foto: Divulgação (Rainforest Cruises)

Quando as sementes de cacau são enviadas para as fábricas é que se inicia produção do chocolate em si, que é constituída de diversas etapas básicas.

Primeiro as sementes passaram por uma peneira para que todas as impurezas (pedras, sujeiras, folhas, etc) sejam eliminadas e em seguida são secas novamente, desta vez em um forno. Depois eles passam por um triturador que transforma as sementes nos nibs, que são pedaços pequenos de cacau.

Os nibs então são torrados e moídos, virando um pó, que aquecido derrete e se transforma no licor de cacau. O licor de cacau é constituído pela manteiga de cacau e os sólidos do cacau, e para que ocorra essa separação o licor passa por um processo de prensagem. A partir deste ponto se obtém as duas matérias primas que podem ser comercializadas separadamente. Os sólidos do cacau é em geral comercializado no que a indústria chama de torta de cacau, que é quando os sólidos são moldados e esfriados, formando uma grande barra. A torta de cacau ao ser moída dá origem ao cacau em pó 100%, com a sua cor bem escuro e sabor forte, que gera diversos de outros subprodutos.


Para a produção dos chocolates amargo e meio amargo são combinados em diferentes proporções o licor de cacau, a manteiga de cacau, açúcar e baunilha. O chocolate ao leite leva ainda, além destes 4 ingrediente, o leite em pó e o chocolate branco é feito com manteiga de cacau, açúcar e leite em pó.

Os chocolates chamados classificados como blend são aqueles que possuem uma combinação de chocolate meio amargo e ao leite, dando origem a um chocolate um pouco mais suave do que o meio amargo, mas com um sabor mais rico de cacau do que o ao leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.