Quem viu o episódio 7 da segunda temporada do Masterchef viu o Chef Pâtissière Fabrice Le Nud ensinando os competidores a fazer o famoso e clássico Creme Pâtissière. E deve ter ficado morrendo de vontade de experimentar, não é?

Então vamos aprender um pouco mais sobre este creme e conferir uma receita incrível.

O que é o Creme Pâtissière, ou Creme de Confeiteiro?

O Creme Pâtissière é rico, com uma textura cremosa e suave, com um inconfundível aroma de baunilha.

Podemos dizer que o Creme Pâtissière é a base da confeitaria francesa. Muitos dos doces feitos por lá levam o creme e muitos outros o usam como base. Eles está presente em eclairs, bombas, sonhos, massas folhadas, bolos, tortas e muito mais.

Como faço o creme?

Se é uma recita clássica da França, nada melhor do que buscar a receita direto na fonte.

Então, para quem ficou com vontade de fazer, eis a receita da Le Cordon Bleu.

125g de açúcar
5 gemas de ovos
25g de farinha de trigo
25g de amido de milho
500ml de leite
1 fava de baunilha

Em uma panela de fundo triplo coloque o leite, as sementes da fava de baunilha, que devem ser raspadas da fava com a ponta de uma faca, e a própria fava, levando o leite à fervura. Em paralelo bata o açúcar com as gemas em uma tigela com um batedor até obter um creme claro, firme e cremoso, adicionando por fim a farinha e o amido de milho.

Assim que o leite ferver, remova as favas e adicione metade deste leite na outra mistura de açúcar, ovos, farinha e amido, e bata bem para misturar com um batedor ou fouet. Agora este primeiro creme obtido vai voltar para a panela de com a outra metade de leite, delicadamente e mexa continuamente até que o creme engrosse. Ainda mexendo deixe o creme ferver por apenas 1 minuto.

Neste ponto, despeje o creme em uma assadeira, alise e cubra com um filme plástico, tomando o cuidado de deixar o filme plástico ficar em contato com o creme para que não crie uma película no creme. Reserve o creme para que ele esfrie um pouco e então leve a geladeira até o momento de usar. Quando for usar, bata o creme na batedeira até ele ficar com uma consistência lisa e homogênea.

Se desejar acrescentar sabor ao creme também. Para o sabor de chocolate, adicione chocolate derretido e já frio quando for bater o creme para usar. O mesmo você pode fazer usando pastas saborizantes, doce-de-leite, caramelo, etc.

Crédito da receita e foto: Le Cordon Bleu e Little French Bakery