Tutorial: Como Rechear Bolos

Com o bolo assado e cortado já em camadas (como mostramos neste post aqui), chega a hora de rechear! Os recheios enriquecem os bolos com mais uma ou mais camadas de sabor e textura, deixando-os ainda mais irresistíveis!


Se você busca um bolo em que o recheio escorra pelas laterais para fazer qualquer um ficar babando de vontade de experimentar uma fatia, então se joga e recheie o seu bolo livremente!

Mas se você procura um bolo em que o recheio fique limitado apenas na própria área da massa então lá vão algumas dicas de como rechear o seu bolo!


Os itens indispensáveis para se rechear um bolo são: espátula, bico de confeiteiro e saco de confeiteiro.


A espátula é uma ferramenta essencial ao se rechear bolos. Comece colocando uma boa quantidade de recheio no centro do bolo e vá virando-o (de novo, o uso dos suportes giratórios ou bailarinas são de grande ajuda), espalhando o recheio de dentro para fora em movimentos ondulares. Para nivelar o recheio, continue girando o bolo e mantenha a espátula parada, raspando o recheio delicadamente, igualando-o. É importante ressaltar que, usando apenas a espátula o acabamento do recheio, visualizando o bolo lateralmente, pode ser que não fique esteticamente 100% perfeito ou liso. Se você ainda for cobrir o bolo você pode ainda remover excessos ou consertar falhas.

O uso do bico de confeiteiro é ideal para quando se quer um acabamento mais perfeito ou quando se for rechear com alguma receita mais líquida e se quer evitar que este recheio escorra pelas laterais. No caso de usar um recheio mais líquido, como uma geleia ou um creme por exemplo, primeiro é importante fazer todo o contorno do bolo com um recheio mais cremoso ou pastoso, pois devido a consistência eles seguram o recheio mais líquido dentro da área do bolo. Feito isso é só espalhar a geleia ou o creme e colocar a próxima camada de bolo.



Já se o seu bolo for recheado inteiro com um recheio mais cremoso ou pastoso você pode optar por espalhar o recheio com uma espátula ou continuar usando o saco de confeiteiro com o bico para rechear, fazendo um zigzag em bolos quadrados ou retangulares, ou um espiral em bolos redondos indo de fora para dentro.

A escolha do tipo do bico também deve ser levada em consideração conforme a altura/quantidade de recheio que deseja e o tipo de acabamento. Para um acabamento liso e alto ou de bolinhas, opte pelos perles grandes. Para ficar com efeitos, use bicos pitanga. E finalmente para criar camadas finas os bicos serra grande são ideais, além de serem perfeitos para cobrir quando se vai alisar com uma espátula.

Foto: Divulgação (100 Layer Cake)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.