Receita: Ovo de Chocolate Recheado de Cheesecake

Imagina servir um ovo com casca, clara e gema de sobremesa.

Agora imagina se a casca for de chocolate, a clara de cheesecake e a gema de creme de limão.
Delícia, né?

Esta é uma opção de sobremesa para se preparar para a Páscoa e servir com todo o charme que a data pede!


Para preparar a cheesecake que é só levar para gelar, você vai precisar de:
500g de cream cheese, em temperatura ambiente
1 1/4 de xícara de leite condensado
1/4 de xícara de suco de limão
1 colher de chá de essência de baunilha

Bata na batedeira o cream chesse até que ele fique bem cremoso e homogêneo. Em seguida acrescente o leite condensado e bata mais, tomando o cuidado de raspar as laterais da tigela com uma espátula para que todo o creme se misture. Adicione o suco de limão e a essência, batendo apenas para misturar.

Coloque em um saco de confeiteiro e recheie as cascas dos ovos. Se você quiser servir como se fosse um ovo quente em copinhos, faça cascas de ovo de galinha ou de ovos de 50g, una cascas de 2 em 2 para formar os ovos, corte/quebre o topo e recheie com o creme do cheesecake (a receita de cheesecake rende para cerca de 10 ovos de galinha). Mas se você quiser servir usando apenas uma casca de chocolate, como se fossem cumbucas, prepare cascas para ovos de 100g ou 150g e recheie com o creme (rende para cerca de 6 cascas).

Leve os ovos recheados para a geladeira por cerca de 2 a 3 horas, para que a cheesecake firme e fique geladinha, e tire uns 5 a 10 minutos antes de servir.

Para servir é bacana colocar a gema do ovo, que pode ser de creme de limão. Prepare o creme de limão com:
4 limões sicilianos, raspas e suco
200g de açúcar refinado
100g de manteiga sem sal em cubos
3 ovos inteiro e 1 gema

Coloque as raspas e o suco dos limões em uma tigela juntamente com o açúcar e a manteiga, e leve-a para banho-maria, tomando o cuidado para que o fundo da tigela não encoste na água da panela. Mexa com um batedor até que a manteiga tenha derretido completamente. Em uma outra tigela bata os ovos e a gema e em seguida junte ao creme de açúcar e limão. É preciso mexer sempre neste ponto, por cerca de 10 a 12 minutos, até que o creme tenha ficado espesso e homogêneo. Com o creme pronto, retire-o do fogo e deixe esfriar, mexendo de vez em quando.

Na hora de servir, despeje um pouco do creme de limão no centro do ovo, para fazer as vezes da gema, e deixe o restante na mesa para que as pessoas se sirvam. O que sobrar guarde em um vidro esterilizado na geladeira.

*

Atenção para a lista de compras:- Açúcar refinado
- Chocolate (disponível apenas em nossa loja física)
- Cream cheese
- Essência de baunilha
- Forma para chocolate de ovo de galinha
- Forma para chocolate para ovos de 50g, 100g ou 150g
- Limão siciliano
- Manteiga
- Ovos
Crédito da foto e receitas: love it so muchMartha Stewart e BBC