Princípios Básicos Para Fazer Cupcakes: Dicas Essenciais

Recebemos muitas dúvidas sobre fazer cupcakes e hoje vamos tentar deixar mais claro algumas dicas essenciais para ajudar quem está querendo começar a fazer cupcakes e para quem já faz e tem algumas dificuldades. Queremos também a ajuda de vocês para melhorar este post, então se surgir uma dúvida ou achar que ficou faltando falarmos de algum ponto, escreva para a gente aqui nos comentários do post que vamos ler e acrescentar.


Foto: Divulgação (KitchenAid)

As dicas essenciais para se fazer cupcakes são:

Pré-aquecer o forno
É importante não esquecer este passo que às vezes acaba passando um pouco batido na empolgação de fazer a sua receita pois ele influencia no crescimento do seu cupcake no forno, por mais maravilhosa que seja a receita que se está fazendo.

Ao pré-aquecer o forno na temperatura indicada você está criando um ambiente perfeito para que os seus cupcakes possam assar e crescer corretamente. As receitas levam em geral fermento, bicarbonato de sódio (em algumas receitas até mesmo os dois) ou clara em neve. O fermento e o bicarbonato precisam do calor para que ocorra a potencialização da reação química deles na massa, gerando gás carbônico, que gera as bolhas de ar, proporcionando volume, resultando no seu crescimento. Se você deixar estes ingredientes muito tempo na massa e não levar ao forno ou levar a um forno frio, eles irão agir lentamente e a massa não irá crescer apropriamente.

No caso das massas feitas com clara em neve, são elas que irão dar volume a massa, por isso também é preciso que o forno esteja pré-aquecido. Se ele não estiver, o ar que foi incorporado nas claras em neve vai se perdendo lentamente.

Não substituir manteiga por margarina ou óleo deliberadamente
Quem faz doce sabe que a receita é para ser seguida à risca na quantidade e nos ingredientes. No caso dos cupcakes a substituição deliberada da manteiga por margarina ou óleo pode fazer com que a massa se transforme num desastre ou até não chegue a tanto, mas no final o resultado não fique o mesmo, podendo causar até a "soltura" das forminhas do bolinho, por exemplo.

Em geral as receitas pedem manteiga e há aquelas que pedem óleo. As que pedem óleo possuem uma proporção de ingredientes secos diferente da receita feita com manteiga. É claro que existem receitas que você encontra na internet feitas com margarina, mas achamos que não fica tão gostoso quanto as feitas com manteiga ou óleo.

Assar toda a massa
A gente sabe que fazer uma massa que rende 48 cupcakes, por exemplo, é muito mais prático do que fazer 2 massas que rende 24 cada, por causa da sujeira e além de saber que será preciso esperar uma fornada de 24 para poder colocar outra de 24 no forno, quando não dá para fazer os 48 cupcakes de uma única vez. O problema mencionado acima é com relação a reação química do fermento e do bicarbonato e das claras em neve que vão perdendo o ar que lhe foi incorporado.

Aqui cabe uma outra dica importante e complementar a esta. Coloque a massa nas forminhas apenas na hora de assar, pois as forminhas, por serem de papel, absorvem a umidade da massa, não deixando a forminha bonita após assar.

Encher as forminhas de massa até 2/3 do seu volume
Colocar a quantidade correta de massa nas forminhas possibilita que você tenha no final da fornada cupcakes com o topo redondinho e fofinho. Quando se coloca menos a massa não cresce até o topo e se você enche demais, a massa cresce mais do que a altura da forminha e transborda.

Algumas receitas indicam outras quantidades de massa, como 1/2 ou 3/4, então o ideal mesmo é seguir a receita.

Para facilitar esta tarefa há até colheres medidoras para colocar a quantidade certa de massa em casa cupcake, ótimo para quem está se iniciando na arte de fazer cupcakes.

Respeitar o tempo de forno
Ao se colocar os cupcakes para assar, é preciso dar tempo ao tempo para que eles assem corretamente. Sabemos que dá aquela ansiedade tremenda de ver como eles estão crescendo e abrir a porta do forno acaba sendo praticamente inevitável, mesmo com a luzinha do forno, mas abrir o forno antes da hora é um crime para o crescimento do bolo, pois você deixa escapar o calor quando os cupcakes estão no auge do seu crescimento e eles acabam murchando.

Vamos exemplificar para vocês entenderem melhor. No inverno fechamos as portas e janelas de casa e fazemos com ela fique bem quentinha ligando um aquecedor ou a lareira, nos deixando mais confortáveis e à vontade. O mesmo acontece com os cupcakes dentro do forno. Se você abre a porta de casa, o calor tão gostosinho que está lá dentro escapa pela porta, a temperatura dentro de casa diminui e você se encolhe todo de frio. Os cupcakes têm a "mesma" reação.

Deixar os cupcakes esfriarem
Depois de tirar os cupcakes do forno é preciso deixá-los esfriar para que só então os recheie e/ou coloque a cobertura. Se você coloca a cobertura nos cupcakes ainda quentes ou mornos, a cobertura irá derreter e estragar todo o seu trabalho. O ideal é colocar os cupcakes em grades de confeiteiro para que eles esfriem mais rapidamente e por igual, ajudando inclusive a deixar a base da forminha seca. Não é bacana deixar os cupcakes esfriarem na assadeira pois a assadeira demora para perder o calor e pode até deixar os cupcakes mais secos ou, como até algumas pessoas acham, faz com que a forminha de papel se solte do bolinho.

E ai, prontas para fazer cupcakes?

Separamos aqui uma receita de cupcake para vocês começarem a se deliciar!

Receita de Cupcake Amarelinho de Baunilha (rende 24 cupcakes)
3 xícaras de farinha de trigo
2 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
2/3 xícara de manteiga, em temperatura ambiente
1 3/4 xícara de açúcar
2 ovos
1 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 1/4 xícara de leite

Pré-aqueça o forno e já coloque as forminhas de papel nas formas 12 canecos. Bata o açúcar com manteiga até formar um creme claro. Enquanto isso, em uma tigela misture a farinha peneirada, o sal e o fermento e reserve. Adicione os ovos e o extrato de baunilha no creme de manteiga e bata para misturar tudo. Neste momento acrescente a mistura de farinha alternadamente com o leite no creme de manteiga e ovo, incorporando bem os ingredientes antes de cada adição e bata por mais 1 minuto depois que todos os ingredientes estiverem juntos.

Despeje a massa nas forminhas até 2/3 do seu volume e leve para assar 20 a 25 minutos ou até que o teste do palito saia limpo.

Assim que os cupcakes estiverem prontos tire-os no forno e deixe-os esfriar em uma grade de confeiteiro.

Crédito da receita: Wilton

7 comentários:

  1. Gostei muito de todas as dicas, estou começando a testar várias receitas e com certeza levarei em conta tim tim por tim tim.
    Tenho apenas uma pergunta. Minha assadeira comporta 12 forminhas e meu forno é grande e cabem duas assadeiras de 12. Posso coloca-las juntas? Ou é preferivel ter uma com 24 cavidades?

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriela!

    Se cabem 2 assadeiras de 12 cupcakes no seu forno, você não precisa comprar uma de 24.

    ResponderExcluir
  3. oi gostei das dicas pois este mes começo a fazer cupcakes gostaria de umas dicas de coberturas se possivel bjs .

    ResponderExcluir
  4. Olá Marisa!

    Aqui no nosso blog você encontra diversas dicas e receitas e sempre estamos publicando mais novidades.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Queria saber a posso incluir na receita chocolate em pó e qual a quantidade caso eu queira de chocolate?
    E na receita pode ser margarina qualy sem sal? Ou óleo normal de soja? Se óleo qual a quantidade?

    Obgda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pâmela!

      Para incluir o chocolate em pó, substitua uma das xícaras de farinha por uma xícara de chocolate em pó.

      A substituição da manteiga pelo óleo ou margarina é uma questão delicada. Você pode até trocar a manteiga pela margarina, mas o sabor ficará outro e menos gostoso. Se você deseja fazer com óleo é preciso buscar outra receita pois esta não possibilita isso.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.