Efeito Matelassê

Um dos efeitos mais bonitos em bolos de casamento é o matelassê, que remete bastante a alta costura, especialmente aos artigos de couro, como as famosas bolsas da Chanel.



O efeito é bem fácil de ser feito, mas querer um pouco de paciência no processo de produção. Ele pode ser feito na pasta americana antes dela ser aplicada, como é o caso de decorações em cupcakes e alguns acabamentos em bolos, como também pode ser feita diretamente na pasta já aplicada no bolo.

O que você precisa basicamente é de uma carretilha de confeitaria e um esquadro para ficar bem certinho o seu matelassê. Existem alguns tipos de carretilha que se diferenciam pelo efeito que cada uma dá. Tem aquela que dá o efeito de picotes bem fininhos e delicados, tem aquela que dá o efeito de linha reta grossa, outra que dá uma linha reta fina e assim por diante.

Existem 2 tipos de esquadro. Um que tem ângulos de 45°/45°/90° (da esquerda) e o 30°/60°/90° (da direita). Para fazer o seu matelassê ficar com quadrinhos perfeito é preciso trabalhar com a mesma angulação nos dois sentidos.



Primeiro, estabeleça qual o tamanho do seu matelassê, se ele vai ser grande ou pequeno, marcando na base da pasta a distância do início de cada linha, de onde sairá uma linha para um lado e depois uma linha para o outro lado. Quando se faz o matelassê na pasta americana já aplicada no bolo, é previso tomar o cuidado para que a distância desses pontos termine perfeitamente.

Coloque o esquadro na marcação de um ponto, deixando o ângulo de 90° em contato com a base, riscando a linha com a carretilha. Se o bolo for redondo, por exemplo, e o matelassê for nas laterais, faça um molde do esquadro com uma cartolina para que você tenha flexibilidade, facilitando na hora de passar a carretilha. Feitas todas as linhas para um lado é a hora de começar a fazer as linhas para o outro lado, repetindo o processo usando o esquadro ou o molde com o mesmo ângulo.
Crédito das imagens: Le Lettre Gourmande (bolo) e Wilton.