6 de agosto de 2013

Receitas do Glacê Para Renda Flexível

A grande tendência e novidade do momento são as rendas flexíveis feitas com glacê em placas rendadas de silicone.



As rendas flexíveis são super fáceis de fazer, sendo necessário alguns materiais específicos, e que dá um acabamento e uma decoração belíssima em bolos, cupcakes e doces, por toda a sua delicadeza.

Existem massas prontas do glacê para renda flexível disponível no mercado, mas também é possível fazer em casa. Selecionamos duas receitas para que você escolha qual é a sua preferida para trabalhar.

A primeira receita nos foi compartilhada pelo site da União e para fazer esta receita você irá precisar de:

4 colheres de sopa de água (ou 60ml)
1 colher de chá de CMC peneirado
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro (10g)
2 colheres de sopa de amido de milho (16g)
1 colher de chá de glacê real pronto, que deve ser preparado usando pó para merengue
10 gotas de corante em gel branco (se for renda branca)

Esta receita rende 200ml de glacê, o suficiente para fazer 12 rendas de 7cm de diâmetro.

Primeiro misture a água e o CMC peneirado até que o CMC fique transparente. Passe essa mistura por uma peneira fina para tirar qualquer grumo ou bolinha que possa ter. Adicione todos os outros ingredientes e incorpore tudo usando uma espátula ou um fouet. Está pronto o seu glacê flexível.

Aqui vale uma observação importante com relação ao uso do corante. Se você for fazer a renda branca, o uso do corante branco é indicado para que a renda não fique muito transparente. Para fazer a renda colorida, substitua o corante em gel branco pela cor que desejar usar, lembrando que a quantidade não precisa ser exatamente 10 gotas por causa da tonalidade que quiser obter.

Aplique o glacê no tapete de silicone rendado, espalhando nos vários sentidos com a ajuda de uma espátula e retire todo o excesso, deixando secar em seguida até que as bordas se soltem facilmente. Polvilhe  sua sua área de trabalho com amido de milho e vire o tapete nela, deixando a renda em contato com o amido. Segure a renda com cuidado e vá puxando o tapete de silicone.

Para conservar as rendas até a aplicação nos seus doces, coloque-as no meio de um plástico e em um recipiente fechado para que elas não ressequem.

A União ainda dá algumas dicas para a sua renda! Aromatize a água que for usar com o sabor de sua preferência para que a sua renda fique perfumada, use outras cores de corante para fazer rendas coloridas e polvilhe um pouco de corante em pó brilhante para dar um brilho na renda.

Para armazenar o que sobrou do glacê, coloque-o em um pote com tampa e que vede bem, podendo ser conservado em geladeira por até 15 dias.

Para a segunda receita que selecionamos você irá precisar de:

3 claras de ovo pasteurizada (ver a quantidade na embalagem do fabricante para obter a medida de 3 claras)
1 colher de sopa de cremor de tártaro
900g de açúcar de confeiteiro
1 pacote de gelatina incolor sem sabor dissolvida em um pouquinho de água
2 xícaras de marshmallow derretido ou preparado com pó para marshmallow

Para o preparo, existem 2 jeitos. Um que é bater todos os ingredientes de uma única vez e outro fazendo o preparo em 2 etapas.

Preparo 01: 
Coloque todos os ingredientes na tigela de uma batedeira e bata por 10 minutos até ficar bem encorpado e elástica.

Preparo 02:
Bata primeiro as claras, o cremor de tártaro e o açúcar por cerca de 10 minutos. Depois adicione então a gelatina e o marshmallow batendo por mais 5 até que a mistura fique firme, consistente e elástica.

A adição de corante pode ser feita, assim como na receita da União. Opte sempre por corante em gel, já que com apenas um pouco do produto se obtém uma cor intensa, não intervindo na consistência do glacê.

*

Atenção para a lista de compras:

- Água

Crédito das receitas: União e Cake Central.

30 comentários:

Alexandra disse...

ouvi dizer que tem que fazer do desmoldante na placa, tem que usar ele mesmo, ou a renda se desprenderá facilmente sem usa-lo?

Anônimo disse...

Bom dia! Gostaria de saber se pode ser utilizado chocolate nesses tapetes rendados.
Um bjinho doce pra vcs.

Meus Retalhos disse...

Hummm fiz a primeira receita e nao deu certo! Tentar a segunda agora....

Anônimo disse...

Nas receitas do glacê flexível, o preparo da clara pasteurizada vem explicado na embalagem?
As duas receitas precisam de um tempo de repouso?
Na 1ª receita, é usado o glacê real pronto preparado usando pó para merengue. Fiquei na dúvida: o pó para merengue não é o marshmallow? Glacê real e pó para merengue não são diferentes?
Gostaria de saber os preços da clara pasteurizada em pó, do pó para merengue e do pó para marshmallow.
O marshmallow que está disponível somente na loja física e que é usado na 2ª receita, é do tipo colorido servido em festas infantis?
Desculpe, mas alguns produtos não encontramos por aqui.
Fico no aguardo e por enquanto, obrigada.
Tania

BarraDoce.com.br disse...

Olá Alexandra!

Não é preciso usar desmoldante na placa. Por ela ser de silicone, o glacê flexível se solta facilmente.

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Não só pode como deve! O efeito fica lindo!

Porém com o chocolate não é possível fazer igual ao glacê flexível, tendo um produto maleável no final. Com o chocolate, você terá uma renda dura que pode ser usada para decorar.

Nós falamos aqui no blog sobre o uso do glacê flexível com chocolate também, dando o efeito rendado ao chocolate, confira: http://blog.barradoce.com.br/2013/08/usos-da-placa-rendada-chocolate.html

BarraDoce.com.br disse...

Olá Meus Retalhos!

Poxa que pena.

Talvez experimente fazer a primeira receita usando a batedeira para dar mais liga ao glacê.

Nos conte como foram as suas experiências!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Tânia!

Vamos esclarecer suas dúvidas uma a uma!

Clara de ovo pasteurizada:
As claras de ovo pasteurizadas são vendidas na versão em pó e na líquida, que vem em uma embalagem Tetrapak. A líquida está pronta para uso, já a em pó tem as instruções na própria embalagem de como preparar.

Tempo de repouso:
As duas receitas pedem tempo de repouso pois elas precisam secar para se soltarem da placa rendada.

Diferença entre pó de merengue e pó de marshmallow:
Cada pó tem uma finalidade diferente. Existe é claro o pó de glacê real, que está pronto para ser usado, não necessitando a adição de açúcar impalpável como pede a receita usando pó de merengue. Você pode testar usar o pó de glacê, se quiser. No caso desta receita é indicado o uso do pó de merengue.

Marshmallow: O marshmallow indicado para uso na segunda receita é o marshmallow branco seco usado em festa. Você pode preparar o seu marshmallow em casa com o uso do pó de marshmallow também, não sendo necessário esperar que ele endureça para depois derreter.

Preços de produtos:
Para consultar os preços dos produtos, assim como a sua disponibilidade em nosso estoque da loja física, pedimos que você entre em contato diretamente na loja para mais informações. Os telefones são:
(011) 5543 6652 ou 5533 3560.

Patricia Sozzi disse...

tentei a primeira receita de nao deu certo.... por favor alguem ja fez e conseguiu?????

Anônimo disse...

Ola, gostaria de saber qual e o tempo de secagem, porque a mi me tarda 6 horas?

Obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Se for secar em temperatura demora bastante. As placas de silicone da Silikomart e as azuis, disponíveis no site, podem ir ao forno. O tempo de forno é de cerca de 5 minutos na temperatura mínima ou até mesmo com a porta aberta parcialmente do forno.

Anônimo disse...

Olá bom dia.
Na 1ª receita de renda flexível o glace real "pronto" o que significa?-é para fazer o glace e usar ou usar só o pó "seco" sem preparar como se deve? Eu não entendi. Obrigada.
Sandra

BarraDoce.com.br disse...

Olá Sandra!

É preparar o glacê e então adicioná-lo como se fosse um ingrediente pronto.

Você pode usar o pó para fazer glacê ou o pó para merengue, como falamos na receita para preparar o seu glacê e então ele após pronto deve ser adicionado a mistura do glacê para renda flexível.

Marcia Vieira disse...

Boa tarde. Essa renda pide ser feita de pasta ou biscuit. E que eu trabalho com bolos fake

BLOG DO BERNARDINO disse...

OLA GALERA

SOU DE CAMPINAS E GOSTARIA DE FAZER ALGUM CURSO DE DECORAÇÃODE BOLOS INCLUINDO AS PLACAS. ALUEM SABERIA ME INDICAR ALEM DO SENAI?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Marcia!

A placa de renda pode servir para dar textura a pasta americana, porém se você quiser usar a receita de glacê flexível para criar a renda e então aplicar sobre a pasta americana do seu bolo fake também pode.

Com biscuit nós não testamos ainda, mas acreditamos que sirva apenas para dar textura.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Bernardino!

Há diversos cursos de bolos decorados interessantes para se fazer. Em São Paulo, principalmente a oferta de cursos é bem vasta e é apenas uma questão de achar um curso bom. No Senac e talvez na Anhembi Morumbi você consiga fazer alguns cursos, além é claro que ir atrás de chefs confeiteiros que dão cursos, tomando sempre o cuidado de pesquisar se as pessoas gostam do curso, se elas valem o custo-benefício etc, assim como se você fosse fazer qualquer outro curso.

Na escolha do curso, essa pesquisa vale ouro! Veja o que é ensinado, o tempo do curso, a relação horas/aula, assim por diante.

Além dos cursos é muito importante ler bastante sobre decoração de bolos, técnicas, estudar e praticar. Como diz o ditado, é errando que se aprende, por isso bote a mão na massa, literalmente falando, e pratique.

Esperamos que essas dicas te ajudem.

iluminada Lucia disse...

Boa noite gostaria de saber se vcs tem para vender essa tela e se pode passar os valores
agradeço

BarraDoce.com.br disse...

Olá Iluminada!

No início do post tem um link em "placas rendadas" que te direciona para a página em nosso site onde você encontra todos os modelos, com os seus respectivos preços.

Anônimo disse...

quero saber se o glacê real para a renda pode ser preparado sem o pó de merengue

Ana Beatriz Carvalho disse...

Prezados, fiz a primeira receita duas vezes e ela não funciona. Primeiro porque 1(uma) colher de chá de glacê real (com pó de merengue) não é suficiente para formar um glacê. Quando a gente mistura todos os ingredientes fica um grande pó. Eu tive que acrescentar mais glacê real para que o glacê flexível ficasse com aparência de glacê (coloquei umas 4 colheres de sopa de glacê real). Bom, o outro fato que não entendi na receita é se o açúcar de confeiteiro é o Glaçúcar ou se é o açúcar impalpável. NO site da união o glacê com pó de merengue leva Glaçúcar e no comentário de vocês, vocês falaram que leva açúcar impalpável. Outra coisa que não está clara na receita é a questão do tempo de forno. Vocês dizem 5 minutos. Mas este tempo não é suficente para fazer soltar a renda. Teria como entrar em mais detalhes do processo de aquecimento em forno e desmoldagem. Tentei aplicar desmoldante antes de colocar o glacê no molde, mas não deu certo também porque o glacê não gruda no silicone. Enfim, o processo não é tão fácil assim. Vou achar ótimo se vocês esclarecerem mais.

Ana Beatriz Carvalho disse...

Olá, enviei um comentário e não foi postado. Por que? Eu consegui fazer as rendas.O segredo da primeira receita é o tempo de descanso do CMC que tem que ser no mínimo de 12 h e a renda tem que ir ao forno baixo para secar. O forno tem que ser bem baixo mesmo (chama mais baixa ou temperatura em torno de 50 graus) e renda tem que ficar uns 10 minutos ou o tempo suficiente para começar a ficar opaca. Retirar do forno e esperar uns 20 minutos para desmoldar.

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Você pode experimentar usar uma receita de glacê para a receita do glacê flexível que não leve pó de merengue.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Ana Beatriz!

O feedback de quem experimenta as receitas é muito importante e por isso queremos te agradecer por nos escrever expondo suas dúvidas e as dificuldades enfrentadas no preparo dessas receitas.

O glacê flexível é bem mais consistente do que o glacê real usado para confeitar biscoitos. O glacê flexível se assemelha a consistência de uma cola densa.

Com relação a sua dúvida referente ao uso do açúcar de confeiteiro, que é o Glaçúcar, e o açúcar impalpável, que mencionamos em um comentário anterior foi referente a dúvida da leitora com relação ao uso do pó para merengue e o pó para marshmallow, já que cada receita leva um tipo. Estes dois produtos possuem composições diferentes, apesar de muito semelhantes, com fins diferentes.
Quando falamos em que na primeira receita é preciso adicionar o amido de milho é porque falta ainda uma quantidade de amido na receita que irá compor a quantidade de amido já existente na composição do pó para merengue. Desta forma, neste primeira receita como se adiciona açúcar de confeiteiro e amido de milho é sim possível falarmos em adicionar no lugar dos dois ingredientes o açúcar impalpável, que é nada mais do que açúcar de confeiteiro e amido de milho.

O tempo de forno é uma base já que nenhum forno é igual ao outro, assim como a sua regulagem. É preciso testar e ver se é necessário mais tempo ou não. O glacê só não pode ficar muito tempo no forno senão ele resseca demais, podendo até torrar.

Conforme também já respondemos em outro comentário, o uso de desmoldante é desnecessário. As placas por serem justamente de silicone não requerem o uso de nenhum produto desmoldante, até mesmo porque irá acontecer o mesmo que aconteceu com você na hora de aplicar o glacê. Com desmoldante aplicado na placa de silicone, ele irá criar uma camada isolante que impede que o glacê crie uma aderência na placa ficando impossível se aplicar, já que o glacê não gruda.

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Ana Beatriz!

Pedimos desculpas pelo atraso em publicar e responder os seus comentários.

Ficamos felizes em saber que você conseguiu se adaptar com as receitas.

Ana Beatriz Carvalho disse...

Barra Doce, agradeço muito o feedback. Eu realmente consegui fazer as rendas. Não sei porque o site da União diz que a receita rende 12 rendas. Eu tenho o molde de renda de 40 x 7 (cm) , acho que comprei na Barra Doce, e a receita rendeu 30 rendas de açúcar. Ainda sobrou glacê real na geladeira e aproveitei para decorar outros cupcakes.

Celma Fernandes disse...

Gostaria de saber o que passa no bolo com pasta americana para colocar a renda?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Celma!

Você pode usar água para aplicar a renda na pasta americana. Além de água é possível usar clara de ovo e até mesmo uma cola comestível.

Anônimo disse...

Bom dia.
Estou iniciando nas rendas de açúcar.Fiz a primeira receita, e virou um grude, pode usar a batedeira?

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Sim, pode-se usar a batedeira para misturar os ingredientes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...