Receitas do Glacê Para Renda Flexível

A grande tendência e novidade do momento são as rendas flexíveis feitas com glacê em placas rendadas de silicone.



As rendas flexíveis são super fáceis de fazer, sendo necessário alguns materiais específicos, e que dá um acabamento e uma decoração belíssima em bolos, cupcakes e doces, por toda a sua delicadeza.

Existem massas prontas do glacê para renda flexível disponível no mercado, mas também é possível fazer em casa. Selecionamos duas receitas para que você escolha qual é a sua preferida para trabalhar.

A primeira receita nos foi compartilhada pelo site da União e para fazer esta receita você irá precisar de:

4 colheres de sopa de água (ou 60ml)
1 colher de chá de CMC peneirado
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro (10g)
2 colheres de sopa de amido de milho (16g)
1 colher de chá de glacê real pronto, que deve ser preparado usando pó para merengue
10 gotas de corante em gel branco (se for renda branca)

Esta receita rende 200ml de glacê, o suficiente para fazer 12 rendas de 7cm de diâmetro.

Primeiro misture a água e o CMC peneirado até que o CMC fique transparente. Passe essa mistura por uma peneira fina para tirar qualquer grumo ou bolinha que possa ter. Adicione todos os outros ingredientes e incorpore tudo usando uma espátula ou um fouet. Está pronto o seu glacê flexível.

Aqui vale uma observação importante com relação ao uso do corante. Se você for fazer a renda branca, o uso do corante branco é indicado para que a renda não fique muito transparente. Para fazer a renda colorida, substitua o corante em gel branco pela cor que desejar usar, lembrando que a quantidade não precisa ser exatamente 10 gotas por causa da tonalidade que quiser obter.

Aplique o glacê no tapete de silicone rendado, espalhando nos vários sentidos com a ajuda de uma espátula e retire todo o excesso, deixando secar em seguida até que as bordas se soltem facilmente. Polvilhe  sua sua área de trabalho com amido de milho e vire o tapete nela, deixando a renda em contato com o amido. Segure a renda com cuidado e vá puxando o tapete de silicone.

Para conservar as rendas até a aplicação nos seus doces, coloque-as no meio de um plástico e em um recipiente fechado para que elas não ressequem.

A União ainda dá algumas dicas para a sua renda! Aromatize a água que for usar com o sabor de sua preferência para que a sua renda fique perfumada, use outras cores de corante para fazer rendas coloridas e polvilhe um pouco de corante em pó brilhante para dar um brilho na renda.

Para armazenar o que sobrou do glacê, coloque-o em um pote com tampa e que vede bem, podendo ser conservado em geladeira por até 15 dias.

Para a segunda receita que selecionamos você irá precisar de:

3 claras de ovo pasteurizada (ver a quantidade na embalagem do fabricante para obter a medida de 3 claras)
1 colher de sopa de cremor de tártaro
900g de açúcar de confeiteiro
1 pacote de gelatina incolor sem sabor dissolvida em um pouquinho de água
2 xícaras de marshmallow derretido ou preparado com pó para marshmallow

Para o preparo, existem 2 jeitos. Um que é bater todos os ingredientes de uma única vez e outro fazendo o preparo em 2 etapas.

Preparo 01: 
Coloque todos os ingredientes na tigela de uma batedeira e bata por 10 minutos até ficar bem encorpado e elástica.

Preparo 02:
Bata primeiro as claras, o cremor de tártaro e o açúcar por cerca de 10 minutos. Depois adicione então a gelatina e o marshmallow batendo por mais 5 até que a mistura fique firme, consistente e elástica.

A adição de corante pode ser feita, assim como na receita da União. Opte sempre por corante em gel, já que com apenas um pouco do produto se obtém uma cor intensa, não intervindo na consistência do glacê.

*

Atenção para a lista de compras:

- Água

Crédito das receitas: União e Cake Central.