Receita do Buttercream Perfeito!

Recebemos sempre um monte de perguntas de como fazer buttercream perfeito e no canal FoodTube do Jamie Oliver no YouTube tem uma receita que promete!

A receita é fácil e a super bem humorada Jemma mostra do começo ao fim como se faz! O vídeo está em inglês, mas vamos passar o passo-a-passo abaixo dos ingredientes e macetes, porém vale a pena assistir o vídeo para ver como é feito o buttercream.


Para fazer o Perfect Buttercream da Jemma, você irá precisar de:
- 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 450g de açúcar de confeiteiro peneirado
- 2 colheres de sopa de leite
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Não assustem! Falamos que é fácil fazer o buttercream perfeito e é, mas a explicação é extensa, leva um pouco menos de 20 minutos para se fazer, então não se apavorem.
Vamos começar? Para início de conversa a Jemma já adverte sobre a manteiga, que deve estar em temperatura ambiente, bem molinha. Não adianta usar a manteiga que você acabou de tirar da geladeira. Além disso, uma observação importante referente a vários comentários de recebemos nas outras receitas de buttercream aqui no blog. Buttercream é feito com manteiga e nunca com margarina! Se você não pode comer manteiga ou não gosta do gosto, consistência ou simplesmente não quer usar manteiga, então não faça a receita, faça uma outra receita qualquer de cobertura.

Para facilitar a vida e fazer menos lambança na sua cozinha, tire a manteiga da geladeira, desembale e coloque em um pote e vede com um filme plástico, só para evitar que caia alguma coisa na manteiga. Com ela mole já em temperatura ambiente, coloque-a na tigela da batedeira e em velocidade média bata a manteiga por cerca de 2 a 3 minutos até ela ficar bem clarinha e fofa.

Desligue a batedeira e coloque metade do açúcar de confeiteiro. Volte a ligar a batedeira, tomando o cuidado de iniciar em velocidade bem baixa para que não voe o açúcar por toda a sua cozinha. Quando você achar que já está razoavelmente misturado, aumente a velocidade para média-alta e deixe bater por mais 2 a 3 minutos. Desligue novamente a batedeira e adicione o restante do açúcar, repetindo todo o processo.

Lembre-se de que o açúcar de confeiteiro precisa estar peneirado para evitar qualquer pedaço aglomerado e grãos muito grande. Se quiser pode ainda peneirar mais de uma vez por garantia.

A Jemma revela que o segredo para que o buttercream fique branquinho e bem gostoso é tempo. O buttercream precisa bater bastante tempo, senão você vai ficar simplesmente com uma manteiga com açúcar e não é isso que você quer comer em um cupcake ou bolo.

Diminua a velocidade para a mínima possível e acrescente as 2 colheres de sopa de leite. Volte a aumentar a velocidade até média-alta, batendo por mais 2 a 3 minutos. Agora, desligue a batedeira e com uma espátula raspe toda a borda da tigela para evitar que fique creme sem bater direito, misturando um pouco com a própria espátula.

Volte a ligar a batedeira em velocidade média-baixa e adicione agora o extrato de baunilha. Caso você não tenha o extrato de baunilha, use as sementes de 1/2 fava de baunilha (só lembre que vai ficar uma cobertura branca com pontinhos pretinhos por causa das sementes da baunilha) e em último do último caso use essência de baunilha de boa qualidade, apesar dela não recomendar. Por fim deixe mais 1 a 2 minutos em velocidade alta.

Outra dica que ela dá é colocar uma colher a mais de leite caso você queira um buttercream um pouco menos denso quando estiver adicionando o extrato de baunilha.

E pronto! O seu buttercream está pronto para cobrir cupcakes e bolos! Você pode guardar ele fechado em um pote hermético por 3 dias na geladeira.
*

Atenção para a lista de compras:
- Açúcar de confeiteiro
- Extrato de baunilha
- Leite
- Manteiga sem sal

Crédito da receita e do vídeo: Jemma e FoodTube