Receita do Buttercream Perfeito!

Recebemos sempre um monte de perguntas de como fazer buttercream perfeito e no canal FoodTube do Jamie Oliver no YouTube tem uma receita que promete!

A receita é fácil e a super bem humorada Jemma mostra do começo ao fim como se faz! O vídeo está em inglês, mas vamos passar o passo-a-passo abaixo dos ingredientes e macetes, porém vale a pena assistir o vídeo para ver como é feito o buttercream.


Para fazer o Perfect Buttercream da Jemma, você irá precisar de:
- 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 450g de açúcar de confeiteiro peneirado
- 2 colheres de sopa de leite
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Não assustem! Falamos que é fácil fazer o buttercream perfeito e é, mas a explicação é extensa, leva um pouco menos de 20 minutos para se fazer, então não se apavorem.
Vamos começar? Para início de conversa a Jemma já adverte sobre a manteiga, que deve estar em temperatura ambiente, bem molinha. Não adianta usar a manteiga que você acabou de tirar da geladeira. Além disso, uma observação importante referente a vários comentários de recebemos nas outras receitas de buttercream aqui no blog. Buttercream é feito com manteiga e nunca com margarina! Se você não pode comer manteiga ou não gosta do gosto, consistência ou simplesmente não quer usar manteiga, então não faça a receita, faça uma outra receita qualquer de cobertura.

Para facilitar a vida e fazer menos lambança na sua cozinha, tire a manteiga da geladeira, desembale e coloque em um pote e vede com um filme plástico, só para evitar que caia alguma coisa na manteiga. Com ela mole já em temperatura ambiente, coloque-a na tigela da batedeira e em velocidade média bata a manteiga por cerca de 2 a 3 minutos até ela ficar bem clarinha e fofa.

Desligue a batedeira e coloque metade do açúcar de confeiteiro. Volte a ligar a batedeira, tomando o cuidado de iniciar em velocidade bem baixa para que não voe o açúcar por toda a sua cozinha. Quando você achar que já está razoavelmente misturado, aumente a velocidade para média-alta e deixe bater por mais 2 a 3 minutos. Desligue novamente a batedeira e adicione o restante do açúcar, repetindo todo o processo.

Lembre-se de que o açúcar de confeiteiro precisa estar peneirado para evitar qualquer pedaço aglomerado e grãos muito grande. Se quiser pode ainda peneirar mais de uma vez por garantia.

A Jemma revela que o segredo para que o buttercream fique branquinho e bem gostoso é tempo. O buttercream precisa bater bastante tempo, senão você vai ficar simplesmente com uma manteiga com açúcar e não é isso que você quer comer em um cupcake ou bolo.

Diminua a velocidade para a mínima possível e acrescente as 2 colheres de sopa de leite. Volte a aumentar a velocidade até média-alta, batendo por mais 2 a 3 minutos. Agora, desligue a batedeira e com uma espátula raspe toda a borda da tigela para evitar que fique creme sem bater direito, misturando um pouco com a própria espátula.

Volte a ligar a batedeira em velocidade média-baixa e adicione agora o extrato de baunilha. Caso você não tenha o extrato de baunilha, use as sementes de 1/2 fava de baunilha (só lembre que vai ficar uma cobertura branca com pontinhos pretinhos por causa das sementes da baunilha) e em último do último caso use essência de baunilha de boa qualidade, apesar dela não recomendar. Por fim deixe mais 1 a 2 minutos em velocidade alta.

Outra dica que ela dá é colocar uma colher a mais de leite caso você queira um buttercream um pouco menos denso quando estiver adicionando o extrato de baunilha.

E pronto! O seu buttercream está pronto para cobrir cupcakes e bolos! Você pode guardar ele fechado em um pote hermético por 3 dias na geladeira.
*

Atenção para a lista de compras:
- Açúcar de confeiteiro
- Extrato de baunilha
- Leite
- Manteiga sem sal

Crédito da receita e do vídeo: Jemma e FoodTube

61 comentários:

  1. Olá!
    É possível colocar corante? e qual o tipo de corante?

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Andréa!

    Para tingir o buttercream use sempre corante em gel.

    ResponderExcluir
  3. O corante líquido não funciona?

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Corante líquido altera a consistência do buttercream, pois para checar em algum tom que tenha algum intensidade, mesmo que pouca, é preciso adicionar uma quantidade grande de produto. Já com o corante em gel você coloca bem pouco produto e já obtém cor.

    ResponderExcluir
  5. Oi!! Queria saber se eu usar a essência de baunilha mais comum que encontramos em supermercado altera alguma coisa do burgercream.

    ResponderExcluir
  6. Fiz tudi certinho, usando até balança para dosar os ingredientes e não dá a consistência, fica apenas uma mistura de manteiga com açúcar... Tem alguma ideia do que saiu errado?

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Pode usar sim as essências de baunilhas encontradas nos mercados. Elas são um pouco diferentes dos extratos, pois os extratos são mais concentrados e alguns possuem até sementes de baunilha.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não temos como te dizer exatamente o que pode ter dado de errado na sua receita para ela ficar uma mistura de açúcar com manteiga, como você diz.

    Uma das dicas mais importantes é usar a manteiga em temperatura ambiente, pois ela faz toda a diferença na hora de bater o creme.

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Queria saber se ele derrete, e se dá para ser usado em saco de confeitar?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Nathana!

    A consistência dela é perfeita para se trabalhar com saco de confeiteiro.

    Esta cobertura derrete com o calor sim, pois é feita com manteiga. O ideal é mantê-la em um ambiente seco e fresco para que ela não derreta.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tem como deixar o buttercream com sabores? Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Olá Paulinha Y.!

    Este post ensina alguns truques para fazer um buttercream perfeito, mas pode ser aplicado em outras receitas.

    Busque em nosso menu lateral por Buttercream e você encontrará algumas receitas.

    ResponderExcluir
  13. Oi o buttercream derrete rápido né?? Pra cobrir cupcakes e durar mais tempo é preciso deixar somente dentro da geladeira, tem algum produto que de para usar ?? Pra que aquela voltinha do cupcake dure mais tempo?

    ResponderExcluir
  14. Olá Ellen!

    O buttercream não derrete fácil, mas como ele é feito de manteiga ele é sensível a temperaturas altas.

    É uma cobertura que fica bem consistente, segurando bem a forma e não é preciso ser mantido em geladeira, porém é preciso tomar o cuidado com o calor excessivo.

    ResponderExcluir
  15. Olá, amei demais seu blog. Sou viciado e fanatico pelo programa Cake Boss, Batalha dos.Confeiteiroa e Guerra dos CupCakes; e achei em seu blog informações interessantes sobre as coberturas, mas tenho uma dúvida: Quando vc cita "Manteiga" em suas receitas, vc está falando sobre a verdadeira manteiga ou sobre a margarina (como de costume no brasil)? Att. Ramon.

    ResponderExcluir
  16. Olá Ramon!

    Em todas as receitas quando falamos manteiga é manteiga mesmo. A margarina, de preferência aquelas de tablete indicadas para forno e fogão, podem até ser usadas mas apenas na produção de bolos. Para biscoitos, doces, tortas e coberturas só funciona a manteiga mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Essa receita cobre quantos cupcakes? ?? Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Olá Renata!

    Não temos a quantidade exata de cupcakes que esta receita rende, mas acreditamos que é possível cobrir mais de 24 cupcakes.

    ResponderExcluir
  19. Vou esperinmentar essa receita me parece otima

    ResponderExcluir
  20. Se não utilizarmos baunilha ou nenhum outro aroma, o buttercream fica com bom sabor?

    ResponderExcluir
  21. Olá Silvia!

    A baunilha deixa o buttercream mais gostoso, mas acreditamos que se você não quer usar nenhuma essência ou extrato, não tem problema.

    ResponderExcluir
  22. Oi! posso usar manteiga com sal e qual a melhor marca?

    ResponderExcluir
  23. Olá Monalisa!

    O ideal é usar manteiga sem sal mesmo. Não há uma marca que seja melhor do que a outra para fazer o buttercream.

    ResponderExcluir
  24. posso cobrir o bolo com ele e depois aplicar a pasta americana

    ResponderExcluir
  25. Olâ! Fica com gosto de manteiga e com sensação de gordura na boca?

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Pode sim cobrir o bolo com uma camada bem fina de buttercream e depois cobrir com a pasta americana.

    Neste caso o ideal é passar esta camada bem fina de buttercream e levar a geladeira até que esta camada fique durinha e seca.

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Pode sim cobrir o bolo com uma camada bem fina de buttercream e depois cobrir com a pasta americana.

    Neste caso o ideal é passar esta camada bem fina de buttercream e levar a geladeira até que esta camada fique durinha e seca.

    ResponderExcluir
  28. Olá Simone!

    Não, se bem feito fica com uma textura bem aveludada e cremosa.

    ResponderExcluir
  29. tem como fazer com corante em liquido e açúcar normal , sem ser açúcar refinado. vai mudar alguma coisa no buttercream ?

    ResponderExcluir
  30. Pode fazer no liquidificador?

    ResponderExcluir
  31. Olá!

    Não dá para fazer com corante líquido e nem com açúcar normal, sem ser o de confeiteiro.

    O corante líquido muda a consistência do buttercream já que para chegar em uma cor mais forte é preciso de uma quantidade maior de produto. Com o corante em gel só é necessário bem pouco de produto para conseguir uma cor intensa.

    Com relação ao açúcar, é preciso usar açúcar de confeiteiro, que é bem mais fino, para que ele se misture bem na manteiga, dissolvendo e deixando o buttercream com uma textura bem acetinada e lisa. Se você usar o açúcar comum que é o refinado ele não irá se dissolver tão bem e por isso na hora de comer o buttercream você irá sentir uma textura arenosa na boca.

    ResponderExcluir
  32. Olá!

    Não dá para se fazer buttercream no liquidificador. O indicado mesmo é usar a batedeira.

    ResponderExcluir
  33. Olá... posso utilizar corante em pó?

    ResponderExcluir
  34. Olá, posso usar açúcar impalpável no lugar do açúcar de confeiteiro?

    ResponderExcluir
  35. Ola! Buttercream pode ser congelado?

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde, o corante em gel eu coloco ainda na batedeira ou misturo depois com o fouet?

    ResponderExcluir
  37. Olá Andrea!

    Pode usar corante em pó também, mas o acabamento fica outro e a cor não fica intensa como quando se usa corante em gel.

    ResponderExcluir
  38. Olá Niandra!

    O açúcar impalpável contém amido em sua composição, por isso não recomendamos a substituição.

    ResponderExcluir
  39. Olá!

    Não é muito recomendado congelar o buttercream.

    ResponderExcluir
  40. Olá Katherine!

    O corante em gel você pode adicionar ainda na batedeira ou depois com a ajuda de uma espátula.

    ResponderExcluir
  41. Posso enfeitar com pasta americana ou tem o problema de melar a pasta como o chantilly?

    ResponderExcluir
  42. Olá Patricia!

    Sim é possível criar alguns efeitos decorativos com buttercream em um bolo coberto com pasta americana, mas pode ocorrer o problema de melar, que é menor do que quando se usa chantilly, porém pode acontecer.

    O ideal para se decorar bolos de pasta americana é o glacê, que seca e endurece, ao contrário do buttercream e do chantilly que ainda ficam moles.

    ResponderExcluir
  43. OLA...........JA FIZ BASTANTE O CREME DE MANTEIGA....FICA FOFINHO MESMO...MAS AMEI COM BAUNILHA.... AQUI É MUITO DIFÍCIL ENCONTRAR A BAUNILHA EM FAVA.... PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  44. Olá,
    Pode ser usada margarina 80% lipídios sem sal jo lugar da manteiga?

    ResponderExcluir
  45. Olá Nefertiti!

    É possível usar no lugar das favas de baunilha as favas de Tonka (http://www.barradoce.com.br/produto/563952-tonka-74g---bombay).

    ResponderExcluir
  46. Olá Sol!

    É preciso usar a manteiga mesmo. A margarina não dá ponto e nem chega na consistência desejada.

    ResponderExcluir
  47. Olá Flavia!

    A gente não testou em buttercream, mas acreditamos que até seja possível se adicionar uma quantidade bem pequena de delipaste para que não altere muito a consistência do buttercream.

    ResponderExcluir
  48. Olá!
    Após deixar o buttercream na geladeira de um dia para o outro é preciso bater novamente antes de usá-lo?

    ResponderExcluir
  49. Olá Danielle!

    Não é preciso a princípio, mas caso ache que ele perdeu um pouco a consistência você pode experimentar com uma certa quantidade para testar.

    ResponderExcluir
  50. Olá gostaria de saber se o creme fica com um gosto ruim de manteiga pois uma vez eu fiz um e parecia que taça comendo o um monte de manteiga pura... Tavares horrível fica com um gosto bom?

    ResponderExcluir
  51. Bom dia! Vi no vídeo que ela fala de "icing sugar", seria o açúcar gelado ou de confeiteiro mesmo? Pois tem diferença. O açúcar gelado tem amido e o de confeiteiro da união já não tem...

    ResponderExcluir
  52. Ele pode ser congelado ou conservado de alguma maneira? Qual e por quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaty,

      Você pode guardar o buttercream por até 3 dias na geladeira em um pote hermético.

      Excluir
  53. Ola, coloca o leite normal?ou leite condesado?

    ResponderExcluir
  54. Fiz um butteecream e quando coloquei o corante em gel ele talhou, o queeu fiz de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gardenia!

      Será que você já tinha batido demais o buttercream ao adicionar o corante?

      Excluir
  55. bom dia! sobre o extrato ou essencia de baunilha notei que todas as receitas na internet vao, gostaria de saber qual a finalidade? se e so pelo sabor ou interfere na consistencia.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaqueline!

      A diferença entre a essência e o extrato de baunilha é que a essência promove ao doce o aroma somente e é sintético, já o extrato dá aroma e sabor. Quando se usa fava de baunilha que é a base do extrato é possível notar ainda mais intenso o seu inebriante aroma e sabor marcante.

      Excluir
  56. Olá Jesse!

    Fazendo conforme a receita e respeitando os pontos-chave ela fica deliciosa e sem gosto de manteiga.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.