Uma das perguntas que mais recebemos é: vocês tem uma boa receita de buttercream? Felizmente, nós temos. Quer dizer, na verdade pegamos emprestada lá do canal FoodTube.

Confira o vídeo (em inglês) e logo depois as explicações traduzidas.

Para fazer o Perfect Buttercream da Jemma, você irá precisar de:

– 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
– 450g de açúcar de confeiteiro peneirado
– 2 colheres de sopa de leite

– 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
A explicação de como fazer é um pouco longa, mas é simples! Você deve levar uns 20 minutos para fazer!
Vamos começar? Para início de conversa a Jemma já adverte sobre a manteiga, que deve estar em temperatura ambiente, bem molinha. Não adianta usar a manteiga que você acabou de tirar da geladeira.

Com uma batedeira, bata em velocidade média por cerca de 2 a 3 minutos até a manteiga ficar bem clarinha e fofa.

Desligue a batedeira e coloque metade do açúcar de confeiteiro. Volte a ligar a batedeira, tomando o cuidado de iniciar em velocidade bem baixa para que não o açúcar não voe por toda a sua cozinha.

Quando estiver razoavelmente misturado, aumente a velocidade para média-alta e bata por mais 2 ou 3 minutos. Com a batedeira desligada adicione o resto do açúcar e bata novamente.

Lembre-se de que o açúcar de confeiteiro precisa estar peneirado.

A Jemma revela que o segredo para que o buttercream fique branquinho e bem gostoso é tempo.

O buttercream precisa bater bastante tempo, senão você vai ficar simplesmente com uma manteiga com açúcar e não é isso que queremos. Queremos o buttercream perfeito!

Diminua a velocidade para a mínima possível e acrescente as 2 colheres de sopa de leite. Volte a aumentar a velocidade até média-alta, batendo por mais 2 a 3 minutos.

Agora, desligue a batedeira e com uma espátula raspe toda a borda da tigela para evitar que fique creme sem bater direito, misturando um pouco com a própria espátula.

Volte a ligar a batedeira em velocidade média-baixa e adicione agora o extrato de baunilha. Se preferir usar a fava de baunilha, coloque as sementes de 1/2 fava de baunilha.

Por fim deixe bater por mais 1 ou 2 minutos em velocidade alta.

Outra dica é colocar uma colher a mais de leite quando estiver adicionando o extrato de baunilha, caso você queira um buttercream um pouco menos denso q

E pronto! O seu buttercream está pronto para cobrir cupcakes e bolos! Você pode guardar ele fechado em um pote hermético por até 3 dias na geladeira.

*

Atenção para a lista de compras:
– Açúcar de confeiteiro
Extrato de baunilha
– Leite
– Manteiga sem sal

Crédito da receita e do vídeo: Jemma e FoodTube