Princípios Básicos do Naked Cake: Utensílios

Os naked cakes estão fazendo o maior sucesso no mundo dos bolos! Os naked cakes são bolos pelados, ou seja, sem cobertura, deixando toda a tentação da massa e do recheio a amostra!

Para quem não curte muito os bolos decorados com pasta americana, essa versão super despojada, tem adquirido muitos fãs.

Foto: Divulgação

A sua aparência simples já mostra que fazer um não é lá um bicho de 7 cabeças, só é preciso ter as ferramentas certas para o preparo e a montagem sejam mais fáceis.

Os formatos de bolo redondos e quadrados são os mais vistos nos naked cakes. É possível ainda ver bolos com furo no meio e desenhadas, como este daqui:

Aros cortadores grandes e cortadores redondos e quadrados para pão-de-mel são outros utensílios que ajudam a dar forma aos bolos, caso você não queria que haja borda de bolo assado no seu naked cake e até mesmo para corrigir aquele bolo cujas bordas não ficaram tão bonitas. Os naked cakes com camadas de bolo coloridas é muito comum remover as bordas para que as cores dos bolos fiquem a mostra, já que as bordas sempre ficam mais escuras.

Agora uma produto que vai fazer milagres para você, especialmente na hora de desenformar o seu bolo são os antiaderentes líquido ou em spray para untar a forma. Com eles você não precisa sem usar manteiga e farinha! E na hora de desenformar o bolo, que é para muitos o pior momento ao se fazer um bolo, ele sai super fácil da assadeira.



As grades de confeiteiro são super úteis na cozinha, pois ela é ótima para ajudar a esfriar bolos, biscoitos, cupcakes e tortas, banhar doces, confeitar com confeitos etc.


Para cortar o seu bolo em camadas você pode usar a técnica da linha e se tiver muita habilidade também dá para usar apenas uma faca grande de serra ou então se quer um corte 100% prático e perfeito, com as camadas de tamanhos exatos, os niveladores são o "must-have". Eles são super práticos e ainda possuem versão com fio de aço e versão de serrinha.

 

Além dos niveladores um acessório super bacana de usar são os aros cortadores de camadas! É só colocar o bolo dentro ou cortar o bolo com o próprio aro e em seguida passar a faca entre os intervalos do aro. Não é prático?




O transportes das camadas de bolo também dão arrepio em muita gente, já que se não tomar cuidado a camada pode quebrar ou rachar. Para isso o Cake Lifter e o Salvo Bolo são os heróis! Com eles você consegue pegar as camadas de bolo com mais facilidade e até mesmo transportar o bolo pronto até o prato em que será servido.


Na hora de rechear, ai vai a gosto do cliente! Espalhar o recheio com uma espátula é um dos jeitos mais fáceis e comuns, juntamente em conjunto com o uso dos sacos de confeiteiro. Com os sacos de confeiteiro ainda se pode brincar com os bicos, para dar um charme diferente no acabamento do recheio. Para quem quer que o recheio fique liso e rente as bordas do bolo, uma boa espátula ou um alisador de massa ajudam, ficando com essa aparência:


Foto: Divulgação

Com o seu naked cake montado chega a hora de finalizar com acabamentos simples porém que trazem um charme todo especial. Colocar bombons, frutas e até mesmo flores de verdade ou pasta americana são ótimas alternativas e, para uma leveza a mais, usar um polvilhador com açúcar de confeiteiro ou chocolate, passando por cima de todo o bolo, dá uma graça toda especial!


 Foto: Divulgação

8 comentários:

  1. Olá! amei seu site. Desculpe fazer essa pergunta aqui, mas vc pode me dar uma dica de uma cobertura de cupcake mais resistente possível ao calor. A festa de 1 ano do meu filho é em dezembro e onde moro é muito quente. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá Deborah!

    A cobertura de cupcake mais resistente que tem é a de pasta americana, porém apesar de ficar bonito não agrada muito o paladar da maioria das pessoas.

    O ganache e o brigadeiro são duas opções bem interessantes para serem usadas, mas por causa do calor excessivo tente pensar em uma decoração sem o uso de bico de confeiteiro, um pouco mais rústica.

    Veja o vídeo deste post aqui:http://blog.barradoce.com.br/2012/11/decorando-cupcake-like-pro.html

    Você pode adaptar a última forma de colocar cobertura, com menos cobertura e por fim passando em cima de chocolate ralado ou granulado, por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu gostaria de tirar uma dúvida em relação ao naked cake, por favor... assim como os bolos de andar, cobertos com pasta americana, os naked cakes com dois ou mais andares também devem ter algum tipo de sustentação, como colunas ou palitos?
    Muito obrigada, abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Flávia!

    O ideal é que tenha sim algum tipo de sustentação com palitos ou colunas.

    ResponderExcluir
  5. Qual a melhor forma de transportar um bolo desses? caixa, vasilha, etc..

    ResponderExcluir
  6. Olá Jalany!

    Depende do tamanho do bolo. Se ele for pequeno dá para transportar em uma caixa, mas se for grande a caixa vai ser usada apenas para evitar que caia (eventualmente) alguma fruta ou açúcar do bolo no carro.
    É preciso sempre que estes bolos estejam em cima de tabuleiros rígidos como os de madeira.

    ResponderExcluir
  7. Tenho um bolo naked cake para fazer, mais estou com medo do transporte, do bolo desabar. O bolo e de andares. Você tem alguma dica de transporte, sustentação do bolo? Difícil achar curso onde eu moro. Na Internet e tudo muito vago, explicações básicas. Você tem receitas de massa? O cliente pediu recheio de abacaxi.

    ResponderExcluir
  8. Olá Priscilla!

    Para o naked cake a dica é usar o mesmo princípio dos bolos de andar decorados com pasta americana, usando colunas plásticas e bases em cada andar.

    Conforme a finalização do bolo, o ideal pode ser concluir no local da festa, pois em caso de bolos com frutas arranjadas ao redor, por exemplo, elas podem cair no transporte.

    Deixe o bolo bem acomodado em uma caixa e dê preferência em colocá-lo no chão do carro ou no porta-malas, tomando o cuidado de calçar bem, para que o bolo não deslize.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.