Princípios Básicos do Naked Cake: Utensílios

Os naked cakes estão fazendo o maior sucesso no mundo dos bolos! Os naked cakes são bolos pelados, ou seja, sem cobertura, deixando toda a tentação da massa e do recheio a amostra!

Para quem não curte muito os bolos decorados com pasta americana, essa versão super despojada, tem adquirido muitos fãs.

Foto: Divulgação

A sua aparência simples já mostra que fazer um não é lá um bicho de 7 cabeças, só é preciso ter as ferramentas certas para o preparo e a montagem sejam mais fáceis.

Os formatos de bolo redondos e quadrados são os mais vistos nos naked cakes. É possível ainda ver bolos com furo no meio e desenhadas, como este daqui:

Aros cortadores grandes e cortadores redondos e quadrados para pão-de-mel são outros utensílios que ajudam a dar forma aos bolos, caso você não queria que haja borda de bolo assado no seu naked cake e até mesmo para corrigir aquele bolo cujas bordas não ficaram tão bonitas. Os naked cakes com camadas de bolo coloridas é muito comum remover as bordas para que as cores dos bolos fiquem a mostra, já que as bordas sempre ficam mais escuras.

Agora uma produto que vai fazer milagres para você, especialmente na hora de desenformar o seu bolo são os antiaderentes líquido ou em spray para untar a forma. Com eles você não precisa sem usar manteiga e farinha! E na hora de desenformar o bolo, que é para muitos o pior momento ao se fazer um bolo, ele sai super fácil da assadeira.



As grades de confeiteiro são super úteis na cozinha, pois ela é ótima para ajudar a esfriar bolos, biscoitos, cupcakes e tortas, banhar doces, confeitar com confeitos etc.


Para cortar o seu bolo em camadas você pode usar a técnica da linha e se tiver muita habilidade também dá para usar apenas uma faca grande de serra ou então se quer um corte 100% prático e perfeito, com as camadas de tamanhos exatos, os niveladores são o "must-have". Eles são super práticos e ainda possuem versão com fio de aço e versão de serrinha.

 

Além dos niveladores um acessório super bacana de usar são os aros cortadores de camadas! É só colocar o bolo dentro ou cortar o bolo com o próprio aro e em seguida passar a faca entre os intervalos do aro. Não é prático?




O transportes das camadas de bolo também dão arrepio em muita gente, já que se não tomar cuidado a camada pode quebrar ou rachar. Para isso o Cake Lifter e o Salvo Bolo são os heróis! Com eles você consegue pegar as camadas de bolo com mais facilidade e até mesmo transportar o bolo pronto até o prato em que será servido.


Na hora de rechear, ai vai a gosto do cliente! Espalhar o recheio com uma espátula é um dos jeitos mais fáceis e comuns, juntamente em conjunto com o uso dos sacos de confeiteiro. Com os sacos de confeiteiro ainda se pode brincar com os bicos, para dar um charme diferente no acabamento do recheio. Para quem quer que o recheio fique liso e rente as bordas do bolo, uma boa espátula ou um alisador de massa ajudam, ficando com essa aparência:


Foto: Divulgação

Com o seu naked cake montado chega a hora de finalizar com acabamentos simples porém que trazem um charme todo especial. Colocar bombons, frutas e até mesmo flores de verdade ou pasta americana são ótimas alternativas e, para uma leveza a mais, usar um polvilhador com açúcar de confeiteiro ou chocolate, passando por cima de todo o bolo, dá uma graça toda especial!


 Foto: Divulgação