Princípios Básicos: Como Usar a Placa Rendada

As placas rendadas de silicone estão fazendo o maior sucesso entre as confeiteiras e boleiras, pois com elas é possível criar lindas rendas com o uso de receitas especiais de glacê. Além do glacê as placas rendadas podem ser usadas para fazer efeitos super bonitos em pasta americana e até mesmo em chocolate, como se fosse uma placa de textura.


O uso do glacê flexível é super fácil. Com o glacê pronto, coloque umas 2 colheres de sopa de glacê sobre a placa e espalhe por toda a placa com o auxílio de uma espátula. O ideal é espalhar o glacê em todos os sentidos para garantir a cobertura total do desenho e ao mesmo tempo evitar a formação do bolhas de ar.



Com todo o desenho da placa rendada coberta de glacê, é necessário retirar todo o excesso. O que tem que ficar na placa é exatamente o desenho em baixo relevo da renda. Para que se consiga remover a renda da placa, ela precisa secar. Esse processo pode ser feito em temperatura ambiente ou então no forno, em 180°C, deixando o forno levemente aberto, por apenas alguns minutos, cerca de 5 minutos. Você irá notar que a renda pode ser removida da placa quando ela estiver se soltando das bordas.


O aconselhável é virar a placa com a renda para baixo em uma superfície polvilhada de amido de milho. O processo de soltar a renda da placa deve ser feito segurando a renda embaixo e puxando a placa com cuidado e aos poucos, segurando a renda em baixo.

Agora com a renda fora da placa, você pode usar uma tesoura fina para cortar a renda como quiser. É possível ainda usar canaletas para flores ou até mesmo uma quina para modelar a sua renda, pois a renda secará mais, ficando dura e podendo ser aplicada na decoração do seu doce. Na pasta americana você irá aderir as rendas como se estivesse trabalhando com decorações de pasta americana, pincelando água e colando as partes.



Se você quiser fazer um fundo para a sua renda com o glacê flexível, primeiro aplique o glacê para ter a renda vazada. Tendo a placa rendada pronta para secar, veja o ponto em que o glacê está seco ao toque e passe por todo a renda uma flanela levemente úmida. Ela não pode estar molhada para que você não molhe a renda. Esse processo ajuda a limpar qualquer restinho de glacê excedente que possa ter na placa, deixando-a pronta para aplicar a segunda camada de glacê. Essa segunda camada pode ser tanto da mesma cor que a primeira, caso queria apenas um relevo, ou de outra cor para além do relevo obter um contraste. Essa segunda camada vai cobrir toda a placa, como se você estivesse aplicando chocolate em uma folha de transfer, alisando o glacê, sem deixar a renda aparecer, e por fim tirando uma fina faixa nas bordas para se ter como puxar a placa depois do glacê seco.

Crédito das imagens: Silikomart

2 comentários:

  1. Tem alguma receita de glace flexivle?

    ResponderExcluir
  2. Olá Mah!

    Iremos colocar em breve algumas receitas aqui no blog.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.