Receita: Cupcake de Churros Com Cobertura de Cream Cheese e Canela

Estão chegando as festas juninas e com elas delícias e mais delícias conquistam os nossos olhos e paladares!  E o churros é um delas que neste post sofreu umas transformações e se tornou um cupcake incrível cuja receita foi compartilhada pela Sheryl, do blog Lady Behind The Curtain.


Esta receita é um ótima pedida para as festas agora no meio do ano ou para uma festa com o tema mexicano, como a Sheryl fez. Para deixar com uma cara mais junina, dá para se colocar uma bandeirinha de chocolate na cobertura ou então fazer mini churros para colocar em cima, afinal de contas, quanto mais, melhor!

Para fazer o Cupcake de Churros você irá precisar de:

3 xícaras de farinha
1 colher de sopa de fermento
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de canela em pó
1 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 3/4 de xícara de açúcar e mais 2 colheres de sopa para polvilhar
4 ovos grandes, em temperatura ambiente
2 colheres de chá de essência de baunilha
1  1/4 de xícaras de leite

Esta receita faz 28 cupcakes.

Antes de começar a prepara a receita, vamos ao tradicional pré-aquecer o forno em 180°C e já coloque as forminhas de papel na assadeira 12 canecos.

Em uma tigela misture a farinha, o fermento, o sal, a canela e reserve. Agora na tigela da batedeira, bata a manteiga com o açúcar em velocidade média-alta até que fique um creme claro e fofo. O próximo passo é adicionar os ovos, um de cada vez, deixando incorporar antes de adicionar o seguinte e tomando o cuidado de passar uma espátula nas laterais da tigela para pegar o que ainda não foi misturado, caso seja necessário.

Em seguida adicione a essência de baunilha e após uns 5 segundos, diminua a velocidade para a baixa, pois você começará a adicionar a mistura de farinha e o leite. Como sempre neste momento da receita é importante colocar a farinha e o leite intercalados e em partes, dividindo em 3 partes. Isso faz com que todos os ingredientes sejam incorporados e evitando que forme bolotinhas de massa mal batida.

Sua massa está pronta! Agora encha as forminhas até atingir 3/4 do seu volume e asse por 20 minutos. Quando os cupcakes estiverem assados, tire-os do forno e deixe-os esfriar em uma grade de confeiteiro.

A cobertura consiste em 2 etapas. Uma é a crostinha de açúcar e canela que vai cobrir todo o topo do cupcake . A outra é uma cobertura de cream cheese que quebra um pouco o doce, mas criando um contraste delicioso!

Para a Crostinha de Açúcar com Canela você vai precisar de:
4 colheres de sopa de manteiga, derretida
1/4 de xícara de açúcar
1 colher de chá de canela em pó

Numa tigelinha derreta a manteiga e em outra misture o açúcar e a canela. Quando os cupcakes estiverem frios, pincele um pouco de manteiga derretida em cima e esfregue o cupcake no açúcar com canela. Assim você cria uma crostinha.

Para fazer a Cobertura de Cream Cheese com Canela, você irá precisar de:
1/2 xícara de manteiga, em temperatura ambiente
150g de cream cheese (deixe fora da geladeira por uns 15 minutos antes de usar)
1/2 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de canela em pó
5 xícaras de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de leite (opcional)

Na mão ou na batedeira, bata a manteiga com o cream cheese até ficar um creme leve e então adicione a essência de baunilha e a canela. Agora adicione o açúcar de confeiteiro, sendo 1 xícara por vez, deixando que ele seja incorporado antes de adicionar a seguinte. Se você achar que a cobertura ficou grossa demais, adicione o leite colocando um pouquinho por vez até ficar do jeitinho que você deseja.

Coloque a cobertura em um saco de confeiteiro com o bico de sua preferência e cobra os seus cupcakes.

A cobertura de cream cheese pode ser ainda substituída conforme o gosto da freguesia. Como nós ADORAMOS churros com doce de leite aqui no Brasil, nada impede que você recheie e/ou cubra com ele. E ainda tem a opção de brigadeiro, creme de avelã, goiabada ou então sem nada mesmo, porque o Cupcake de Churros com a Crostinha de Açúcar com Canela já é uma irresistível!

And thank you so much Sheryl for sharing with us this recipe! It's a OMG recipe!

*

Atenção para a lista de compras:
- Açúcar
- Açúcar de confeiteiro
- Cream cheese
- Farinha
- Fermento
- Leite
- Manteiga sem sal
- Ovo
- Sal

Crédito da receita e da foto: Sheryl (do blog Lady Behind The Curtain)

4 comentários:

  1. Que lindo!!!! Parece, também, ser delicioso! O acúcar da "crostinha" é cristal, não é? Bjs e obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a receita e interessante também. Testei aqui em casa e ficou tudo de bom. Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana Maria!

    O açúcar refinado que a Sheryl usou tem jeito mesmo se ser um pouco mais cristalizado.

    Como o cupcake é conforme o gosto de quem faz, você pode fazer a crostinha com açúcar cristal e canela, e se achar que o açúcar cristal está muito grande ainda dá para bater no liquidificador usando a função pulsar.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.