Princípios Básicos :: Usando Stencil na Decoração - Bolos

Os stencils são acessórios bem interessantes para se usar na decoração de muitos doces e até em bebidas! Conforme o tamanho do stencil ele é adequado para decorações diferentes, além de serem vários as coberturas ou ingredientes que podem ser usados em cada tipo de aplicação.

Neste post vamos falar apenas do uso na decoração em bolos.

Começando por um bolo simples, daqueles que a gente faz para comer junto com o chá-da-tarde, o stencil é um jeito super versátil e rápido de decorar. Polvilhando com um pouco de açúcar de confeiteiro, canela com açúcar ou chocolate em pó em um bolo com um stencil em cima é possível criar lindos desenhos em segundos. Para polvilhar, você pode usar uma peneira ou o Sugar Shaker, da Wilton, que tem uma tela bem fina.

Foto: Divulgação (feteafete.com)


Agora com um bolo coberto com alguma cobertura também dá para brincar os efeitos dos stencils. Em um bolo coberto com buttercream, por exemplo, fica um máximo você abusar de açúcares coloridos e até confeitos para dar mais charme e alegria ao seu bolo.



Foto: Divulgação

Em outro jeito de usar o stencil, que pode ser em bolo coberto com buttercream ou pasta americana, é fixar o stencil na área onde se quer aplicar o desenho e por cima passar uma camada de cobertura, que pode ser buttercream no bolo coberto de buttercream ou glacê no bolo coberto de pasta americana. Com ambas coberturas a técnica é espalhar a cobertura que ficará no desenho usando uma espátula, retirando o stencil em seguida com cuidado. 

Foto: Divulgação (cutebugdesigns.com)

Nestes bolos também se pode usar sprays, como o Color Mist da Wilton, aplicando gentilmente o spray sobre o stencil aplicado no bolo.

Estas técnicas são muito versáteis e podem ser aplicadas em cupcakes e tortas. 

Crédito das imagens: Fête à Fête, Wilton e Cute Bug Designs